Faça uma faxina em seu computador

Steve Bass – PC World/EUA

 

Algumas pequenas tarefas semanais – ou mesmo mensais – não deixarão seu computador livre de problemas, mas farão com que ele funcione melhor e mais rápido. Livrar-se dos arquivos temporários é uma delas. Em Meu computador, clique com o botão direito do mouse no Disco local (c:). Escolha Propriedades e clique em Limpeza de disco. Verifique se os itens Arquivos temporários e Lixeira estão marcados e clique OK.

Em seguida, repita o processo, mas agora, depois de clicar em Limpeza de disco, escolha a aba Mais opções e clique em Limpar no painel Restauração do sistema. O Windows removerá, assim, os pontos de restauração antigos, que você não precisa mais, liberando espaço em disco.

A propósito, se você escolher a aba Ferramentas da janela Propriedades, encontrará os atalhos para desfragmentar e fazer uma verificação de erros no disco. Para saber como tornar estes processos automáticos, clique aqui.

Livre-se dos arquivos duplicados e dos DMPs

Enquanto estiver varrendo seu sistema, faça uma pesquisa rápida de todos os arquivos .dmp que possuir. Muitas vezes, o Windows cria automaticamente, após cada falha no sistema, um arquivo com o registro do ocorrido. O s arquivos DMP são relatórios de erros e muitos deles são imensos, de até 500 MB. Existem programas disponíveis para ler e interpretar esses relatórios, mas raramente há algo significativo neles.

Nas pesquisas, um bom aliado é o Agent Ransack, software gratuito que se integra ao menu de buscas do Windows. Com ele, você pode pesquisar apenas arquivos muito grandes, por exemplo, digitando 500000 no campo tamanho de arquivo.

Há também bons ¬utilitários capazes de identificar e eliminar arquivos duplicados. A versão gratuita do DoubleKiller, com interface de fácil navegação, limita as pesquisas a arquivos de até 2 GB, o que não atrapalha em quase nada.

Já o CloneSpy é uma ferramenta poderosa, porém com uma interface complicada. Ele permite a ordenação dos arquivos por diversos critérios, localizando, por exemplo,  arquivos com nomes ou de tamanhos iguais. Por fazer comparações mais detalhadas, o CloneSpy é um pouco mais lento que o DoubleKiller.

Por último, o Duplicate File Finder é o mais fácil de usar e ainda tem a prática função de inclusão de filtros nas buscas.

 

 Novo Mural de Recados Clique Aqui!!!

 Clique em Comentários e deixe seu recado!!! Ajuda!!!

2 comentários sobre “Faça uma faxina em seu computador

  1. Obrigada pela visita……volte sempre,…… a casa é sua e……obrigada pelas palavras…===> Risa Sousa <===

Deixe um comentário