Cuidados ao usar o Gmail. Um bom começo é zelar pela privacidade dele

(http://idgnow.com.br/internet/2014/07/03/cuidado-ao-usar-o-gmail-ou-qualquer-outro-servico-de-e-mail)

Lincoln Spector, PCWorld / EUA

A resposta para a pergunta "Gmail é seguro?" poderia certamente ser "depende". Confira, nesse artigo, medidas práticas para evitar os riscos mais comuns.

Autor da Foto
gmail GMail Gmail

Um leitor perguntou se o Gmail é "seguro". Essa é uma pergunta muito ampla, então responderei de forma ampla. Nada no mundo é 100% seguro, e isso vale em dobro para qualquer coisa que vive na nuvem. Se você usa o Gmail, há o risco do seu e-mail ser lido por mais alguém além da pessoa que você enviou a mensagem. Ou a sua conta pode simplesmente ser sequestrada.

Isso pode acontecer com qualquer serviço de web mail. Sendo ele o Gmail, Outlook, ou o serviço de e-mail do seu provedor de Internet. Vou concentrar a minha resposta aqui no Gmail, mas o conselho basicamente se aplica a qualquer serviço.

Comecemos pela privacidade e segurança

E-mail é, por natureza, um livro aberto. A sua mensagem atravessa múltiplos servidores entre o seu PC e o do seu destinatário. Em todas as possibilidades, ninguém irá lê-lo. Mas você tem que presumir que alguém pode fazê-lo.

O Gmail criptografa o seu e-mail usando um protocolo SSL entre o seu computador e a rede do Google. Mas se o destinatário não estiver usando o Gmail, a jornada da mensagem do Google até o destinatário não estará protegida. A gigante das buscas está desenvolvendo uma extensão para o Chrome que resolverá essa questão.

Há potenciais falhas na fórmula de segurança do e-mail também. A empresa de Mountain View tem as suas próprias razões para ler as suas mensagens. E, como provou o Heartbleed, o SSL não é perfeito.

Proteção contra crackers.

Contas são sequestradas o tempo todo e você precisa tomar alguns cuidados. Primeiro, utilize uma senha forte. Ela deve ser longa, complexa, e impossível de ser adivinhada, mas fácil de ser lembrada. E você não deve usá-la para nenhum outro serviço, apenas para o seu e-mail. Se você ainda não estiver utilizando uma, arranje um gerenciador de senhas.

Em segundo lugar, configure uma verificação de dois fatores. Com essa ferramenta habilitada, caso alguém tente logar na sua conta em um PC não autorizado, o Google enviará uma mensagem de texto com um código para o seu celular. Você – ou quem quem que esteja se passando por você – terá que digitar esse código para acessar a conta. Se o farsante não tiver em posse do seu celular, ele não poderá acessar a conta.

Veja como blindar seu Gmail:

1. Clique no ícone que parece uma engrenagem próximo ao topo direito da janela. Selecione a opção "Configurações";

2. Selecione a aba "Contas e importação". Dentro da opção "Alterar configurações da conta", clique no link "Outras configurações da Conta do Google";

3. O Gmail irá abrir uma nova da página. Nela, selecione a aba "Segurança" e dentro do bloco "Senha", clique na opção "Configuração" ao lado de "Verificação em duas etapas" para ativar o recurso.

4. Siga as instruções indicadas. Ao final, clique no botão "enviar" e aguarde pela mensagem de texto com o código.

5. Quando chegar, digite o código no campo apropriado. Se você estiver fazendo isso no seu próprio computador, deixe o campo "confiar nesse computador" selecionado.

Claro que você deve desmarcar esta opção em um computador público.

O que nos leva a outro ponto importante: quando você acessar o seu e-mail em um computador que não seja o seu, certifique-se sempre de dar logoff quando terminar. Você nunca sabe quem sentará na cadeira em que você estava depois que você sair.

Fonte: http://idgnow.com.br/internet/2014/07/03/cuidado-ao-usar-o-gmail-ou-qualquer-outro-servico-de-e-mail//pagina-impressao

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s