TUTORIAL: FUNCIONALIDADES DO MONITOR DE RECURSOS NO WINDOWS

Apesar de muito eficiente, o gerenciador de tarefas do Windows não provê todas as informações necessárias para que as vezes possamos descobrir melhor qual é o problema que afeta o seu Windows. Para isso, nesse tutorial mostraremos as funcionalidades do monitor de recursos no Windows.

Caso você utilize o Windows 8, para acessar o monitor de recursos é bem simples. Vá na aba Desempenho do gerenciador de tarefas e selecione “Abrir monitor de recursos”.

funcionalidades do monitor de recursos - imagem 2

Já no Windows 7, você pode utilizar a barra de pesquisas e digitar “Monitor de recursos”, um atalho para o programa será mostrado.

UMA VISÃO GERAL DO MONITOR DE RECURSOS

Saiba as funcionalidades do monitor de recursos

Abaixo, listaremos o que cada uma das abas do monitor de recuros do windows oferece ao usuário:

Saiba as funcionalidades do monitor de recursos - imagem 4

  1. A primeira provê uma visão geral dos processos que estão abertos em cada uma das categorias
  2. Na aba CPU, se pode ver quantas threads um determinado processo utiliza no momento, se lê está em execução ou não e por aí vai.
  3. A aba memória mostra a quantidade de memória reservada para um aplicativo, o quanto esse aplicativo utiliza no momento e o quanto ela pode ser compartilhada com outros aplicativos e quais não podem ser usadas por outros aplicativos.
  4. Já aba disco é bem simples, mostra a leitura e a gravação de seus processos no seu HD em b/s.
  5. Por fim, a aba rede mostra as conexões, quais endereços os estão conectados, a quantidade de bytes enviadas e recebidas por cada processo.

Funcionalidades do monitor de recursos no Windows: Exemplos de uso para o monitor de recursos

Caso você venha a esperar algo de outro mundo, deixe isso pra lá. O monitor de recursos faz literalmente o que o nome diz, monitora. Não é por isso que ele não tenha uma ou outra funcionalidade que pode se tornar muito útil em casos específicos.

Não sabe que processo é esse que está no seu computador? Tem receio que seja um vírus? Você pode procurar online.

Clique com o botão direito em cima do processo desejado e selecione “Pesquisar online”. Uma janela no seu buscador de preferência lhe indicará sites que podem lhe ajudar a descobrir do que se trata o executável ou arquivo.

funcionalidades do monitor de recursos

Pesquise online sobre o que se trata o aplicativo em questão.

O Monitor de recursos pode também filtrar processos. Digamos que um aplicativo tá usando próximo de 100% o seu HD e você não sabe bem ao certo o porquê. Vá ao monitor de recursos, clique na caixa que fica ao lado do nome do executável e ele será filtrado.

funcionalidades do monitor de recursos - imagem 5

Processo do navegador Firefox filtrado no monitor de recursos do Windows 8

Essa filtragem será aplicada para todos as abas do monitor de recursos. Caso esteja em outra basta navegar para a aba disco e ver a informação necessária.

O monitor de recursos é uma ótima ferramenta para você entender melhor o que ocorrer por detrás dos panos em seu computador. Esperamos que com essa visão geral sobre as funções do monitor de recursos no Windows você possa melhor aproveitá-lo para encontrar possíveis erros ou problemas que venha a enfrentar com seu computador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s