4 dicas para dominar os apps “modernos” do Windows 8

Muita gente torce o nariz, mas basta dar uma chance para os novos apps do Windows 8 para ver seu potencial. Veja como tirar melhor proveito deles.

Por Alex Castle, PCWorld EUA

Está na hora de começar a respeitar os apps “modernos” feitos sob medida para o Windows 8. É verdade que alguns dos apps na Windows Store são inferiores aos seus equivalentes no desktop, mas muitos outros tiram proveito da tela cheia da “Interface Moderna” (antigamente conhecida como “Metro”) para oferecer uma experiência que é ao mesmo tempo diferente e melhor.

Com uma mente aberta e um pouco de atenção, sua Tela Iniciar pode ser um recurso inestimável. Veja a seguir quatro dicas para tirar o máximo dos apps modernos.

1. Escolha os melhores

Quer um bom motivo para usar a Tela Iniciar? Comece escolhendo bons apps:

Flipboard: esta “revista personalizada” cobre assuntos do seu interesse, com um belíssimo design. É uma figurinha fácil nas listas de melhores apps para tablets há algum tempo, e recentemente chegou à Windows Store.

Facebook: dispensa apresentações.

Wikipedia: à primeira vista lembra a Wikipedia em um site, mas o design e atenção aos detalhes tornam as longas horas que você irá perder lendo sobre os mais variados assuntos mais divertidas do que nunca.

MetroApps_Wikipedia-580px
Wikipedia

Netflix: não faltam formas de assistir conteúdo do Netflix, mas este app é a forma mais fácil, e atraente, de fazer isso em um PC ou tablet com Windows.

Toolbox: uma verdadeira caixa de ferramentas com utilitários como uma calculadora, um relógio, previsão do tempo, conversão de unidades, gravador de voz e até um mini navegador integrado. E você pode combinar até seis ferramentas ao mesmo tempo na tela.

2. Monte um painel com Blocos Dinâmicos

Uma vantagem dos apps modernos sobre os tradicionais são os “blocos dinâmicos”, que mostram informações diretamente na tela iniciar sem que você sequer precise abrir o app. Estes cinco apps ilustram bem este conceito.

Alarm Clock HD: a falta de um relógio na Tela Iniciar não faz sentido, mas dezenas de desenvolvedores se voluntariaram para resolver este problema. Entre as inúmeras opções gratuitas, gostamos do Alarm Clock HD, que tem um belo visual e oferece vários pequenos recursos adicionais.

Bing Finanças: permite acompanhar a cotação de ações, moedas e commodities, traz notícias sobre o mercado financeiro e também tem ferramentas úteis, como calculadoras de empréstimo e financiamento de veículos, um simuladores de poupança e planejador de aposentadoria.

Twitter: fique por dentro do que acontece em seu círculo social com o cliente oficial do Twitter para o Windows 8.

Lista: há inúmeros competidores nesta categoria, mas este app gratuito faz um ótimo trabalho em mostrar uma simples lista de tarefas em um bloco dinâmico.

MetroApps_NexGen-580px

NextGen Reader: notícias concentradas em um só lugar

NextGen Reader: essencial para quem precisa acompanhar múltiplas fontes de notícias ao mesmo tempo.

3. Personalize a Tela Iniciar

Para tirar o máximo dos apps modernos você precisa de uma Tela Iniciar bem organizada, com os blocos que mais usa exatamente onde você precisa. Você também precisa de uma forma fácil de navegar até um determinado app.

Comece dominando os controles básicos dos blocos dinâmicos. Clique, segure e arraste um bloco para mudar sua posição. Conforme você move os blocos, verá que o Windows tenta automaticamente mantê-los agrupados em colunas. Se você quiser começar um novo grupo ou colocar um bloco sozinho em uma coluna, arraste-o para o espaço entre duas colunas. Uma barra vertical acinzentada irá surgir na tela, indicando que uma nova coluna será criada.

MetroApps_Coluna-580px
Arraste um ou mais blocos para o espaço entre dois grupos para criar uma nova coluna

Por padrão a Tela Iniciar não inclui rótulos, mas você pode nomear cada grupo de blocos. Para isso, dê um clique com o botão direito em um bloco, ou em um espaço vazio, e então clique no botão Personalizar. Isto irá mostrar os campos para os rótulos de cada grupo de blocos.

MetroApps_Grupo-580px
Clique com o botão direito sobre um bloco para nomear os grupos

Quando você clica com o botão direito do mouse em um bloco, tem a opção de redimensioná-lo, em tamanhos que variam do diminutoPequeno ao imenso Grande. Você pode deixar todos os blocos de um grupo com o mesmo tamanho, mas misturar blocos maiores e menores torna mais fácil navegar pela Tela Iniciar de relance. Note que os apps com Live Tiles com muita informação são as que mais se beneficiam do tamanho grande.

4. Crie Blocos para seus aplicativos desktop

No Windows 8.1 os desenvolvedores podem criar Blocos Dinâmicos para qualquer tipo de app, moderno ou desktop, mas poucos programas para o desktop tiram proveito deste recurso. O resultado é uma Tela Iniciar cheia de ícones feios e sem graça que você não pode redimensionar.

Mas há um meio de embelezar os atalhos para seu software legado. É um app gratuito chamado OblyTile. Ao rodá-lo você verá vários campos que permitem criar Blocos Dinâmicos de vários tamanhos para qualquer aplicativo, pasta ou site.

MetroApps_OblyTile-435px
A interface do OblyTile pode parecer "poluída", mas o programa é fácil de usar

Digite o caminho para o aplicativo, ou endereço do site, que o Bloco irá abrir no campo Program Path, e adicione uma imagem que será mostrada no bloco. Você pode indicar uma imagem diferente para cada tamanho de bloco, ou enviar uma imagem só e deixar o OblyTile “se virar” para redimensioná-la. Com tudo preenchido basta clicar em Create Tile e seu novo Bloco Dinâmico será mostrado na Tela Iniciar.

O OblyTile também permite fazer o oposto, colocar um atalho para um app moderno no desktop. Basta clicar no botão que se parece com o logotipo do Windows, no canto superior direito da tela. Você verá uma lista com todos os apps da Windows Store que estão instalados em seu sistema, e basta um clique para criar um atalho no desktop ou barra de tarefas.

Bem-vindo à era moderna

Sabemos que a nova interface do Windows 8 pode ser um choque. Mas se você respirar fundo e der uma chance à ela, pode descobrir que ela torna mais fácil interagir com seu software de formas que os usuários do Windows 7 e Windows XP nunca imaginariam.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s