Ferramenta gratuita auxilia na migração do Windows XP

(http://cio.com.br/tecnologia/2014/03/06/ferramenta-gratuita-auxilia-na-migracao-do-windows-xp)
Gregg Keizer, Computerworld/EUA

PCmover Express pode mover arquivos, configurações e até alguns aplicativos do usuário para uma máquina com o Windows 7, 8 ou 8.1

Reagindo a críticas de consumidores que alegam que migrar do Windows XP para uma versão mais recente do Windows é “impossível”, a Microsoft está distribuindo uma ferramenta gratuita para facilitar a tarefa. O PCmover Express for Windows XP é um dos muitos utilitários produzidos pela Laplink, uma empresa de Bellevue, Washington, que tem escritórios próximos aos da Microsoft. De acordo com a Laplink, esta versão do PCmover Express foi criada especialmente para esta ação.

O Windows XP irá receber suas últimas atualizações de segurança em 8 de Abril. Depois disso os usuários terão um futuro incerto, já que sem a expectativa de futuras atualizações espera-se que os criminosos aproveitem para realizar ataques a máquinas indefesas.

Segundo a Microsoft, a oferta é mais uma forma de auxiliar os consumidores a abandonar o Windows XP.

“À medida em que o fim do suporte ao Windows XP, em 9 de Abril, se aproxima, continuamos focados em garantir que nossos consumidores estejam cientes disto e em ajudá-los a migrar para um sistema operacional mais moderno, como o Windows 8.1”, disse Brandon LeBlanc, um gerente de comunicação de marketing da Microsoft, em um post no blog da empresa na última segunda-feira.

Mais especificamente, a iniciativa é uma resposta à intensa crítica dos consumidores à Microsoft depois que LeBlanc propôs, há cerca de um mês, que os usuários ajudem uns aos outros a migrar do Windows XP ou os auxiliem a escolher um novo PC com o Windows 8.1.

Os usuários apontaram que o que a Microsoft chama de “upgrade” exige o backup dos dados armazenados no disco rígido antes de formatá-lo para o novo sistema, e então a restauração de dados e configurações, além da reinstalação de todos os aplicativos.

“Há um enorme problema com a sugestão da Microsoft. Ela tornou impossível fazer um upgrade do Windows XP para o Windows 8 ou 8.1”, disse um usuário identificado como nephilim em um comentário no post original de LeBlanc. “Simplesmente não consigo fazer o upgrade de ninguém, incluindo eu mesmo, para o Windows 8. É impossível”.

O PCmover Express transfere arquivos e configurações do usuário de um PC com o Windows XP para um com o Windows 7, 8 ou 8.1. Ele também pode migrar até três aplicativos, incluindo o Office, segundo a Laplink, para a nova máquina. Para migrar mais aplicativos é necessário adquirir uma licença do PCmover Professional, que transfere um número ilimitado de aplicativos, além dos arquivos e configurações. Mas há ressalvas: “Programas Antivírus e Anti-Spyware não serão migrados para o novo PC”, avisa a Laplink.

LeBlanc também avisa que a partir de 8 de março os consumidores rodando o Windows XP começarão a ver uma mensagem na tela lembrando do iminente fim do suporte ao sistema. “A notificação irá aparecer no oitavo dia de cada mês, a não ser que desabilitada pelo usuário”.

xp_fimsuporte_alerta-400px.jpg
Mensagem irá alertar os usuários sobre o fim do suporte ao Windows XP

Um especialista não ficou impressionado com a oferta gratuita do PCmover Express. “Pode ser uma boa estratégia a curto prazo”, disse Gene Grabowski, um Vice-Presidente Executivo na Levick, uma empresa de Washington D.C. que é especializada em crises em relações públicas e reputação corporativa. “Mas a Microsoft deveria ter feito o investimento para criar sua própria ferramenta. O fato de que não fez me diz que, estrategicamente, ela não tinha um plano. E isso é uma mensagem ruim para os consumidores”.

Uma versão em inglês do PCmover Express estará disponível para download no site da Microsoft nesta semana. Versões em Francês, Alemão, Italiano, Japonês e Espanhol estarão disponíveis ainda neste mês, disse LeBlanc, enquanto que versões em Português Brasileiro, Chinês, Coreano e Russo chegarão “mais tarde”.

Para migrar arquivos, configurações e aplicativos com o PCmover, os usuários precisarão de um cabo USB bidirecional ou um dispositivo de armazenamento externo, como um pendrive ou HD externo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s