Saiba porque reiniciar o computador pode solucionar muitos problemas

Por Flávio Croffi

Qualquer pessoa que tenha encontrado problemas em computadores (seja na internet, dispositivos eletrônicos ou em modens) se depara com a pergunta: você já tentou reiniciar?

Pois é, reiniciar o computador geralmente soluciona uma vasta lista de problemas que ocorrem com a máquina. Mas o que será que faz isso acontecer?

Saiba porque reiniciar o computador pode solucionar muitos problemas

Porque reiniciar o computador soluciona problemas?

Muitas vezes quando você usa o computador e um “grande problema” surge, a famosa tela azuldo Windows aparece. Geralmente, essa tela está relacionada a problemas em drives de algum hardware ou problemas na peça em si. Quando o sistema operacional percebe que não vai conseguir solucionar o problema, a tela de travamento aparece, o computador para e o sistema é reiniciado – posteriormente trazendo a solução.

Ao longo do tempo, o Windows passou a lidar melhor com isso. No Windows XP, por exemplo, quando um drive gráfico trava, o sistema também para. Já nas versões mais novas do sistema, os gráficos voltam a ficar sem resolução e, momentos depois, voltam a funcionar normalmente. Isso acontece porque, nos bastidores, o Windows reinicia os drivers afetados e, quando for iniciado novamente, não encontrará o mesmo problema.

Exemplos de problemas solucionados com reinicialização do computador

Saiba porque reiniciar o computador pode solucionar muitos problemas

Abaixo listamos três exemplos típicos que podem ser facilmente solucionados:

Windows lento: Se o sistema fica muito lento, pode ser que um software esteja usando 99% da CPU para rodar. Um usuário mais avançado procura qual programa está fazendo isso no gerenciador de tarefas para finalmente finalizá-lo. Já um usuário normal pode simplesmente reiniciar o computador para solucionar o problema.

Programas utilizando muita memória: Alguns programas passam a consumir bastante memória depois de um tempo de uso, como acontecia com o Firefox no passado. Photoshop ou programas antivírus, além de instalações, podem causar o mesmo problema. Nada que uma reinicialização não resolva.

Problemas com o modem ou a internet: Se há algum problema com a conexão, pode ser mal funcionamento de algum software no roteador ou modem. Reiniciar o roteador ou o computador soluciona erros de drives.

A reinicialização, portanto, funciona como uma renovação para o sistema. Vale lembrar que este não é um problema específico de Windows, mas sim de computadores em geral. O conselho funciona para dispositivos móveis, roteadores e outros tipos de eletrônicos.

Fonte: http://www.baboo.com.br/tutorial/saiba-porque-reiniciar-o-computador-pode-solucionar-muitos-problemas/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s