Veja como conseguir um endereço de e-mail descartável

Truque é útil se você precisa se registrar em um site ou promoção, mas tem medo de ter seu endereço real inundado por spam. Só tenha cuidado com a (falta de) privacidade!

http://pcworld.uol.com.br/dicas/2013/07/12/veja-como-conseguir-um-endereco-de-e-mail-descartavel/

Por Rick Broida, PCWorld EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil
12/07/2013

Seu endereço de e-mail é como o endereço da sua casa. Nunca o divulgue, a não ser que absolutamente necessário.

Portanto, se você estiver se registrando online para receber um brinde, participar de um sorteio ou acessar um site que suspeita que lhe inundará de propaganda e spam, faz sentido ter à mão um endereço de e-mail “descartável”. Algo que você possa acessar para confirmar um cadastro ou coisa do tipo, mas que de outra forma não interfira com sua caixa de entrada.

O MailDrop é um dos serviços que lhe dá um endereço descartável. Você pode usá-lo no lugar de seu e-mail de verdade, e acessar o site apenas para ler uma eventual mensagem quando necessário.

Funciona assim: imagine que você quer se registrar para um sorteio no mercadinho da esquina. Escolha um prefixo para o endereço (por exemplo, sorteiomercado) e adicione o sufixo @maildrop.cc. Use o resultado (no caso sorteiomercado@maildrop.cc) no lugar de seu e-mail de verdade ao se registrar. Quando quiser ler as mensagens enviadas para este endereço, basta visitar www.maildrop.cc, digitar o prefixo no campo no canto superior direito da tela e clicar no botão “Go!”. Lá estarão todas as mensagens recebidas.

Você poderá lê-las ou excluí-las, mas não é possível responder a elas. E não é necessário “criar” o endereço de e-mail antes de usá-lo, nem fazer nenhum cadastro no site do MailDrop. Os endereços no MailDrop nunca expiram, mas cada caixa postal pode armazenar apenas 10 mensagens.

Mas note que esta é essencialmente uma caixa de entrada “pública”. Qualquer um que saiba o prefixo que você usou poderá acessar as mensagens armazenadas nela. Uma forma de ter um pouquinho mais de privacidade é tentar imaginar um endereço único, por exemplo, combinando letras e números de formas aleatórias como em “8DNh8KhT” ou “9Xf5x2MG”. Assim você diminui as chances de que outras pessoas tentem usá-los e eventualmente leiam suas mensagens. De qualquer forma, nunca use o MailDrop para nada que exija segurança ou privacidade, já que o próprio FAQ do serviço alerta que ambos não existem.

maildrop_inbox-600px.jpg
Uma caixa de entrada do MailDrop

Pode parecer loucura usar algo tão “aberto”, mas para coisas simples como receber um e-mail de confirmação e nada mais, um serviço como esse faz bastante sentido. É gratuito, e não poderia ser mais simples.

Se você precisa de algo um pouco mais sofisticado uma boa opção é o TrashMail, também gratuito. Você precisará criar um cadastro (com usuário e senha), mas terá acesso a um gerenciador onde poderá criar e administrar seus endereços descartáveis. As mensagens enviadas para eles serão repassadas para um endereço de e-mail “de verdade” à sua escolha.

É possível definir parâmetros como quantas mensagens serão repassadas, o domínio ao qual o novo endereço irá pertencer (como @trashmail.net, @rcpt.at, @kurzepost.de, etc), ou quanto tempo de vida ele terá. Você quer um endereço que irá redirecionar até 5 mensagens e que funcionará por apenas uma semana? Fácil. Quer um que nunca perca a validade e redirecione um número ilimitado de mensagens? Idem.

E como o acesso ao gerenciador é protegido por usuário e senha e as mensagens são encaminhadas a um endereço real, também protegido com usuário e senha, o TrashMail oferece um nível de segurança muito superior ao do MailDrop. Ainda assim, repetimos o aviso: não use um endereço descartável para coisas importantes ou que exijam privacidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s