Cinco dicas para tirar o máximo da bateria de seu notebook

(http://pcworld.uol.com.br/noticias/2013/06/20/cinco-dicas-para-tirar-o-maximo-da-bateria-de-seu-notebook)
Paul Mah, PCWorld EUA
Não podemos fazer milagres, mas estes truques simples podem ajudá-lo a conseguir mais alguns preciosos minutos de uso de seu portátil quando ele estiver longe da tomada.

Você adora seu notebook. Ele lhe permite trabalhar onde quer que esteja, seja um saguão de aeroporto, café ou seu escritório doméstico, e é a chave para sua vantagem competitiva.

Isso até a bateria se esgotar. Bem na hora em que você está fazendo os ajustes finais em uma apresentação no PowerPoint, no aeroporto, prestes a decolar e sem uma única tomada à vista. Nessa hora o amor vira ódio e você começa a se perguntar porque comprou essa “tranqueira”.

Leia também
Tudo o que você precisa saber sobre as baterias de seus gadgets

Mas é possível evitar um acesso de raiva e amenizar o problema: siga estas cinco dicas para maximizar a autonomia de bateria de seu portátil.

1. Recarregue sempre que possível

Uma forma de garantir que seu notebook estará sempre pronto para a ação é plugá-lo a uma tomada sempre que possível. Manter a bateria sempre carregada aumenta as chances de que você terá carga suficiente para completar seu trabalho. Compre um carregador extra, para que você possa ter um em casa e outro sempre à mão no trabalho ou na mala para viagem.

Um mito comum sobre notebooks é que deixá-los plugados continuamente à tomada irá sobrecarregar e reduzir a vida útil da bateria. Isso não é verdade. As baterias modernas interrompem a carga assim que atingem a capacidade máxima, então não há riscos. E elas sofrem um desgaste maior quando chegam a zero e são recarregadas ao máximo do que quando sofrem uma recarga parcial (digamos, de 40% para 100%), portanto recargas frequentes podem até prolongar sua vida útil.

2. Ajuste o brilho da tela

As telas modernas com iluminação LED são uma grande evolução em relação às telas com iluminação CCFL (fluorescente) usadas no passado, tanto em qualidade de imagem quanto em eficiência no consumo de energia. Ainda assim, elas representam uma parte significativa do consumo de energia do sistema. Portanto, reduzir o brilho da tela irá produzir um aumento notável na autonomia da bateria. Também tome cuidado na escolha de seu local de trabalho: uma tela com brilho baixo será mais confortável em um café com iluminação suave do que em uma sala com lâmpadas fortes.

5dicasbateria_poweroptions-360px.jpg
Você pode ajustar o brilho da tela nas Opções de Energia, no Painel de Controle

Outra forma de reduzir o consumo da tela é ajustar o controle automático de iluminação no Windows. Abra o Painel de Controle, clique em Hardware & Sons / Opções de Energia e clique em Alterar configurações do plano em frente ao plano de energia ativo. Escolha um limite de 1 a 3 minutos nas opções Esmaecer vídeo e Desligar vídeo na coluna bateria. Você também pode clicar em Configurações de energia avançadas para ajustar qual será o nível de brilho da tela quando ele for reduzido.

3. Fique de olho nos aplicativos

Aplicativos que estejam fazendo uso desproporcional do processador podem ser responsáveis por esgotar a bateria antes do tempo. Utilitários desnecessários rodando em segundo plano, ou um aplicativo que está “travado”, também podem causar o problema. Navegadores são especialmente propensos ao último caso, devido aos múltiplos plug-ins, extensões e mecanismos para processamento de páginas e scripts que são usados neles.

Processadores modernos são capazes de reduzir automaticamente sua frequência de operação para diminuir o consumo de energia, mas só são capazes de fazer isso quando estão total ou parcialmente ociosos. Se você não lidar com estes apps fora de controle eles podem não só drenar a bateria, mas também deixar todo o sistema mais lento. Uma pista de que algum app “saiu da linha” é a ventoinha do computador acelerando quando a máquina deveria estar ociosa.

5dicasbateria_taskmanager-360px.jpg
Use o Gerenciador de Tarefas para identificar
aplicativos que estão exigindo demais do sistema

Resolver o problema é fácil. Tecle Ctrl+Alt+Del, abra o Gerenciador de Tarefas e use-o para identificar e fechar aplicativos e processos que estejam ocupando uma parcela muito alta do processador (na coluna CPU). Se você não conseguir fechar o programa normalmente, force seu encerramento clicando no nome do processo no Gerenciador de Tarefas e clicando no botão Encerrar Processo. Se nada disso funcionar, reinicie o sistema.

4. Desative apps “pesados” que rodam em segundo plano

Aplicativos que fazem uso intenso do processador ou da rede devem ficar fechados enquanto a máquina estiver fora da tomada. Entre eles software P2P como o BitTorrent e aplicativos de computação distribuída como o Folding@Home. Também evite fazer downloads grandes e atualizações de aplicativos e de sistema, já que isso exige o tanto o uso da interface de rede quanto do disco rígido, o que irá custar preciosos minutos de autonomia da bateria.

5. Desabilite dispositivos desnecessários

Você também pode tentar desabilitar portas e dispositivos desnecessários para conseguir alguns minutos extras de sua bateria, embora essa opção não seja possível em todos os notebooks. Comece desativando modems 3G e interfaces Wi-Fi e Bluetooth que não estejam sendo usados. Muitos notebooks tem chaves ou atalhos de teclado para isso, ou ícones na bandeja do sistema (no canto inferior direito da tela, perto do relógio)

O drive óptico é outro item que consome energia rapidamente, então não deixe um disco no drive e evite usá-lo a não ser que realmente necessário. Desconecte periféricos como HDs externos e até mesmo pendrives. Se seu notebook tem um leitor de cartões de memória, remova os cartões. Afinal, eles precisam de energia para funcionar.

Por fim muitos notebooks atuais tem teclados iluminados. Eles são ótimos quando você está usando a máquina em um ambiente escuro, mas é possível economizar energia desativando este recurso quando a máquina estiver operando na bateria. Consulte o manual de sua máquina para saber como fazer isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s