Faça o botão de força desligar seu PC

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2013/06/04/faca-o-botao-de-forca-desligar-seu-pc)
Rick Broida, PCWorld EUA
Parece óbvio, não? “O botão de força desliga o PC”. Mas em alguns casos é necessário um ajuste na configuração para que isso aconteça.

Alguns dias atrás mostramos como criar blocos na Tela Iniciar do Windows 8 para facilitar a tarefa de desligar ou reiniciar o PC. E um leitor perguntou, com razão: “Pra quê tudo isso? Não é mais fácil apertar o botão de força?”.

A resposta é… depende. Em muitos computadores modernos, especialmente notebooks, apertar o botão de força não desliga a máquina, mas a coloca em hibernação. Isso é algo útil, já que ela leva menos tempo para “acordar” do que para iniciar do zero, e permite que você continue seu trabalho exatamente do ponto onde parou, sem ter de reabrir todos os aplicativos e documentos que estava usando.

Mas a hibernação ainda consome um pouco de energia, então pode nem sempre ser a melhor opção. Especialmente para usuários de notebooks que estão preocupados com a autonomia de suas baterias. E vamos ser francos, também há a questão do hábito: muitos usuários estão acostumados a desligar seus PCs no fim do dia. É um ato que representa o “fim do expediente”, como fechar a porta do escritório antes de ir pra casa.

Mas há uma forma de usar o botão de força para desligar de vez o PC, basta um ajuste nas configurações do sistema. Veja como fazer isso no Windows 8 (ou Windows 7. Nesse caso, clique em Iniciar / Configurações / Painel de Controle e siga a partir do passo 4).

1. Tecle Windows+D (ou clique no bloco representando o Desktop) para ir ao Desktop.

2. Tecle Windows+C para abrir a barra de “charms” e clique em Configurações

3. Clique em Painel de Controle.

4. No campo de busca no canto superior direito da janela digite energia e clique em Alterar o funcionamento dos botões de energia.

5. Você deve ver dois menus ao lado da opção Quando eu pressionar o botão de energia:. Um é para quando o computador estiver funcionando na bateria, outro para quando estiver plugado à tomada. Escolha a opção Desligarem ambos (em um PC Desktop você verá só um menu).

win8desligar_menu-360px.jpg
Neste menu você controla o que acontece quando o botão de força é pressionado

6. Clique em Salvar alterações e pronto.

A mesma tela também permite mudar o comportamento do botão Sleep (ou "Hibernar", se seu PC tiver um) e o que acontece quanto a tampa do notebook é fechada. Talvez você prefira configurar a tampa para desligar a máquina, e deixar o botão para hibernação. A escolha é sua.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s