Use o KeyRocket para dominar os atalhos de teclado do GMail

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2013/05/09/use-o-keyrocket-para-dominar-os-atalhos-de-teclado-do-gmail)
Erez Zukerman, PCWorld EUA
Extensão para o Chrome acompanha seu uso do GMail e sugere comandos equivalentes no teclado a cada vez que você faz algo com o mouse.

Engenheiros amam atalhos de teclado. É por isso que, como a maioria dos produtos da Google, o GMail lhe permite fazer quase tudo com o pressionar de uma ou mais teclas, esteja você compondo uma mensagem (tecle c, de “compose”) ou voltando para a lista de e-mails (tecle u, de “up”). Estes atalhos são um dos melhores recursos do Gmail, e permitem que você componha, arquive, encaminhe e responda a mensagens, alterne entre marcadores, faça buscas e mais, sem ter de tocar no mouse.

Mas eles também são difíceis de memorizar. Depois de habilitar os atalhos de teclado na tela de configurações do GMail (clique na engrenagem no canto superior direito da página, em Configurações e marque a opção Atalhos de teclado ativados) você pode teclar ? para ver uma janela semi-transparente listando todos os atalhos. Mas para algumas pessoas, olhar para uma longa lista de atalhos não é a melhor forma de aprender. E os desenvolvedores da Veodin acreditam que tem uma solução.

keyrocket_inbox-300px.png
KeyRocket sugere um atalho de teclado sempre que você faz algo usando o mouse

A KeyRocket for GMail é uma extensão gratuita para o Chrome que roda em segundo plano e monitora seus movimentos no GMail. Assim que você faz alguma coisa como clicar em uma caixinha para selecionar uma mensagem, surge uma notificação discreta avisando que você poderia ter digitado X para fazer a mesma coisa. Quando você clica no botão Reply o KeyRocket informa que você poderia ter digitado R. Como as mensagens são contextuais, são muito mais úteis que uma folha de referência. Você aprende aos poucos, e apenas sobre aqueles recursos que realmente usa.

Mas o KeyRocket não é perfeito: idealmente ele deveria notar que já aprendi um atalho e saber que só estou usando o mouse ocasionalmente para algo equivalente. Ele não deveria ficar me avisando constantemente sobre o atalho # (para apagar uma mensagem) sempre que clico no botão da lixeira, deveria assumir que aprendi depois de eu usar o atalho algumas vezes, e aí encerrar os avisos.

keyrocket_unread-300px.png
Sugestões são contextuais, o que facilita o aprendizado

Além da extensão para o GMail, a Veodin também comercializa uma versão mais genérica do programa, capaz de ensinar atalhos do Windows (XP, Vista, 7 e 8), Microsoft Office (2003, 2007, 2010 e 2013) e Microsoft Visual Studio, além de permitir a criação de seus próprios atalhos estes programas. Esta versão custa US$ 29,90 por usuário, para uso pessoal. Também há uma versão "premium" com desconto or volume para empresas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s