Mais rápido, melhor, mais poderoso: veja como deixar seu PC em forma!

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2013/02/06/mais-rapido-melhor-mais-poderoso-veja-como-deixar-seu-pc-em-forma)
Marco Chiapetta, PCWorld EUA
Mostramos de forma fácil como ficar mais seguro, livrar seu PC do “lixo” acumulado, aumentar o desempenho e recuperar espaço em disco.

Tentar manter seu PC rodando da melhor forma possível às vezes parece uma tarefa impossível. O Windows parece ter uma propensão a “inchar” e acumular programas e serviços que podem deixar seu PC lento ou – em casos mais severos – torná-lo praticamente inútil. E ao longo do tempo é praticamente impossível evitar a entrada de apps e arquivos indesejáveis no PC, não importa o quão cuidadoso você seja. Simplesmente há “buracos” demais por onde o lixo pode entrar.

Mas com uma manutenção regular e um pouco de esforço é possível manter um sistema Windows relativamente limpo e no ápice de seu desempenho. Algumas das coisas que iremos mencionar aqui podem parecer óbvias para os aficionados por PCs, mas serão dicas úteis para os usuários casuais. No mínimo, elas irão ajudá-lo a manter seu sistema limpo, atualizado e melhor protegido contra ameaças em potencial.

Atualize, atualize, atualize de novo!

Manter o software atualizado ajuda a fechar furos de segurança e garantir o melhor desempenho. Vulnerabilidades no Windows e nos aplicativos mais populares são bastante comuns. Para reduzir a chance de que elas sejam exploradas por malfeitores, é importante manter o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados.

Se você ainda não configurou o Windows para se atualizar automaticamente, pode fazer isso abrindo o item Windows Update no Painel de Controle. Clique na opção Alterar Configurações e selecione o item Instalar atualizações automaticamente no menu sob Atualizações importantes. Se você prefere instalar atualizações manualmente, lembre-se de fazer isso ao menos uma vez por semana. A Microsoft tende a lançar atualizações às terças-feiras, nas chamadas “Patch Tuesdays”, mas se uma vulnerabilidade severa for encontrada e corrigida rapidamente, a atualização pode ser lançada a qualquer momento.

arrumarpc_windowsupdate-360px.jpg
Ative as atualizações automáticas no Windows Update para ficar mais protegido

Também é importante manter seu software antivírus e antimalware atualizado. Costumamos dizer que um antivírus desatualizado é pior do que nenhum, já que passa uma falsa sensação de segurança. Os desenvolvedores de malware costumam ficar um passo à frente dos “mocinhos”, então é importante manter suas defesas sempre em dia.

Aplicativos antivírus e antimalware devem se atualizar diariamente (ou às vezes uma vez a cada hora), mas se um problema ocorreu (ou se o sistema já está infectado) as atualizações automáticas podem estar desabilitadas. Verifique frequentemente o status de seus aplicativos de segurança para se certificar de que eles estão funcionando corretamente.

Muitos outros aplicativos e plug-ins, como o Microsoft Office ou o Adobe Flash, podem estar sujeitos a vulnerabilidades. Mantenha também estes apps sempre atualizados. Geralmente há uma opção para buscar por atualizações próxima ao menu Help ou Ajuda.

Desinstale aplicativos indesejados

Mesmo que você seja extremamente cuidado com os sites que visita e aplicativos que instala, programas indesejados irão inevitavelmente entrar em seu sistema, seja através de falhas no sistema ou em aplicativos, indiferença do usuário ou um “OK” acidental em uma caixa de diálogo.

Remover estes programas irá liberar recursos do sistema, e não estamos falando apenas de espaço em disco. Qualquer programa que seja iniciado junto com o Windows, ou com um outro programa usado frequentemente, como os plugins de seu navegador, consome memória e recursos de CPU. Se livrar destes programas irá liberar estes recursos para outros usos, o que no final das contas melhora a resposta e o desempenho do PC.

Há várias formas de remover programas indesejados. A mais simples é abrir o item Programas e Recursos no Painel de Controle, clicar com o botão direito sobre o nome do programa e escolher a opção Desinstalar. Isso pode ser um processo demorado se você pretende excluir vários programas de uma só vez, e alguns deles, especialmente os maliciosos, podem não constar na lista de programas instalados. Uma ferramenta mais poderosa para remoção de programas, como o PC Decrapifier, pode ajudar neste caso.

arrumarpc_decrapifier-360px.jpg
PC Decrapifier ajuda a remover programas indesejados instalados no PC

Usá-lo não poderia ser mais fácil. Abra o aplicativo e siga as instruções na tela. O utilitário irá acompanhá-lo passo a passo, identificando e explicando o que cada um dos programas instalados faz, e então lhe dá a opção de fazer uma remoção “em massa” com apenas alguns cliques.

Livre-se do lixo

Há inumeros utilitários para livrar um PC do “lixo” – dados e aplicativos inúteis acumulados ao longo do tempo – mas há três em particular que consideramos essenciais: o já mencionado PC Decrapifier, o CCleaner e oMalwarebytes Anti-Malware.

Mas há um quarto programa bastante útil, o Limpeza de Disco, que é um componente do Windows. Ele é mais voltado para eliminação de arquivos temporários que se acumulam com o uso da máquina, mas ainda assim é uma boa forma de recuperar espaço em disco, e pode ser especialmente útil em máquinas com SSDs de baixa capacidade, onde cada gigabyte é valioso.

arrumarpc_limpezadisco-360px.jpg
O Limpeza de Disco ajuda a se livrar de arquivos temporários

Para usá-lo clique com o botão direito do mouse sobre o ícone que representa seu HD no Windows Explorer, escolha Propriedades no menu e clique no botão Limpeza de Disco na aba Geral. Depois que a ferramenta estimar quanto espaço será liberado (não se empolgue, às vezes ela exagera no cálculo) clique no botão Limpar Arquivos do Sistema e aguarde alguns segundos. A janela será atualizada e uma aba chamada Mais Opções irá surgir no topo.

Clique nesta aba e, se seu PC anda se comportando bem, clique no botão Limpar dentro do painel Restauração do Sistema e Cópias de Sombra. Isto pode eliminar bastante espaço. Mas não exclua estes itens se seu sistema tem se comportado de forma estranha, já que podem ser necessários para retornar a um ponto de restauração antigo e consertar as coisas. De volta à aba Limpeza de Disco, você verá várias opções sob o item Arquivos a serem excluídos. Normalmente é seguro marcar todas elas. Daí é só clicar em OK e esperar o utilitário terminar o serviço.

Como complemento ao Limpeza de Disco recomendamos o CCleaner. O primeiro só remove “lixo” do Windows e pastas temporárias associadas, enquanto o CCleaner também varre vários outros aplicativos populares. Depois de instalar e rodar o programa, clique na aba Cleaner, marque os tipos de dados temporários que deseja remover e então clique no botão Run Cleaner para jogar fora o lixo.

Depois de se livrar do lixo acumulado no sistema, é uma boa idéia fazer uma varredura de malware para se livrar de cookies de rastreamento e software potencialmente malicioso. Para isso baixe e instale o Malwarebytes Anti-Malware – a versão gratuita é suficiente – e faça uma varredura completa do sistema. Na primeira vez em que o programa for executado ele irá pedir a atualização das definições de malware. Aceite e siga as instruções na tela para completar a varredura completa. Talvez você fique surpreso com a quantidade de coisas que o programa poderá encontrar em sua máquina, mesmo que seja bem-mantida e pareça estar se comportando normalmente.

Desabilite programas na inicialização

O CCleaner também é útil para impedir que programas sejam iniciados junto com o Windows e que plugins sejam carregados junto com o seu navegador, o que é uma das formas mais fáceis e rápidas de melhorar o desempenho geral de um PC, especialmente uma máquina mais antiga e menos poderosa. A Microsoft tem ferramentas que fazem a mesma coisa, como o MSCONFIG e a aba Inicialização no Gerenciador de Tarefas do Windows 8, mas em nosa opinião o CCleaner torna as coisas muito mais fáceis.

Para fazer isso abra o CCleaner e clique na aba Ferramentas no painel à esquerda. Na tela seguinte clique no botão Startup, e você verá várias abas para o Windows e os navegadores que você tem instalados. A aba Windows lista os programas que são carregados junto com o sistema operacional, enquanto as abas dos navegadores listam plugins, extensões e complementos que são carregados com o navegador correspondente.

arrumarpc_ccleaner_startup-360px.jpg
O CCleaner ajuda a impedir que programas sejam carregados junto com o Windows

Se você não sabe quais itens podem ser desabilitados ou excluídos com segurança, faça uma busca pelo nome do arquivo no Google e descubra se ele é realmente necessário. As chances são de que a maioria deles pode ser desabilitada automaticamente, com exceção de aplicativos de segurança ou que precisam realizar tarefas agendadas periodicamente.

Otimize e desfragmente

Depois de atualizar seu sistema e remover arquivos desnecessários e malware, é sempre uma boa idéia executar o desfragmentador de disco para minimizar a fragmentação de arquivos e melhorar o desempenho aparente do HD.

Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do disco no Gerenciador de Arquivos e selecione o item Propriedades no menu. Clique na aba Ferramentas e no botão Desfragmentar agora (no Windows 7) ouOtimizar (no Windows 8) para abrir o utilitário de desfragmentação integrado ao Windows. A partir daí basta selecionar o disco rígido e iniciar o processo.

arrumarpc_otimizardisco-360px.jpg
O Desfragmentador de Disco dá o toque final. Mas não o use em um SSD!

Note que você nunca deve fazer uma desfragmentação em uma unidade de estado sólido (SSD). Eles são imunes a este problema, e o processo pode na verdade acabar encurtando a vida útil da unidade. A maioria dos SSDs modernos tem suporte a um recurso chamado TRIM ou um sistema de "coleta de lixo" que otimiza automaticamente o espaço disponível sempre que o sistema está ocioso, sem necessidade de intervenção do usuário. Depois de expurgar uma boa quantidade de arquivos de um SSD, é uma boa idéia reiniciar o computador e simplesmente deixá-lo “parado” para um tempo enquanto o SSD se reorganiza.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s