Dica: Ferramentas essenciais para fazer a montagem ou manutenção de seu PC

(http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2012/12/05/dica-ferramentas-essenciais-para-fazer-a-montagem-ou-manutencao-de-seu-pc)

Loyd Case, PCWorld EUA

Você até pode montar um PC usando só uma chave Phillips, mas com algumas ferramentas extras irá economizar tempo e evitar (muita) frustração

Você pode até pensar que para montar um PC basta encaixar as peças: insira a peça A no soquete B, conecte à peça C e está pronto. Os componentes são relativamente padronizados, então desde que você se certifique de que as peças são compatíveis umas com as outras completar a montagem não deve exigir mais do que uma chave Philips Nº 2 e uma hora de seu tempo.

Mas as coisas nunca são tão simples assim.

Embora você possa montar um PC usando apenas a chave Philips, o tempo necessário e os obstáculos que você irá encontrar podem levar a frustração desnecessária. Mas com as ferramentas certas você pode eliminar horas do processo, e transformar aquele projeto de construção ou upgrade de um PC em uma experiência verdadeiramente agradável.

A seguir compartilho com vocês as ferramentas que uso, porque, e como elas tornam a montagem do PC muito mais fácil.

Chaves

Se você monta (ou atualiza) um ou dois PCs num ano, um par de chaves Philips deve ser o suficiente. As que uso tem hastes longas, algo necessário para apertar os parafusos oculos atrás de dissipadores e outros locais de difícil acesso. Você vai precisar de uma chave Nº 2 e uma Nº 1. A maioria dos parafusos usados na montagem de PCs é Nº 2, mas alguns são um pouco menores.

Mas pense em expandir sua caixa de ferramentas para estar preparado para qualquer necessidade. Tenho uma chave de haste longa e lâmina pequena (fenda), que é útil para desplugar conectores VGA ou DVI de placas de vídeo e monitores. E um kit de chaves bem pequenas “de relojoeiro”, para lidar com notebooks.

ferramentas_chaves-360px.jpg
Um kit de chaves já quebra um bom galho

Se você faz da montagem de PCs uma profissão, talvez valha a pena investir em uma parafusadeira elétrica. O crucial nesse caso é escolher um modelo com velocidade e torque ajustáveis. Comece com ambos no mínimo, e você nunca correrá o risco de danificar a cabeça de um parafuso. Pontas magnetizadas evitam que você derrube parafusos dentro do gabinete, e pontas intercambiáveis dão mais versatilidade. Extensores também são úteis, já que o próprio design da maioria das parafusadeiras torna difícil seu uso nos cantos mais apertados do gabinete de um PC.

Hemostato

Às vezes você precisa de uma ferramenta para agarrar firmemente um item ou componente pequeno. Ou então de uma “terceira mão” para segurar algo no lugar enquanto faz um ajuste. Nessas horas um hemostato, ou pinça hemostática, é perfeito. Com ele fica fácil agarrar a ponta de um conector pequeno (como o conector do botão de força do gabinete) e guiá-lo até os pinos correspondentes na placa-mãe, ou pegar um parafuso que tenha caído em um canto do gabinete que é difícil de alcançar.

ferramentas_hemostato-360px.jpg
Hemostatos são bons para "pinçar" componentes e conectores pequenos

Eles geralmente são vistos como equipamento cirúrgico (o nome “hemostato” vem da sua principal função, fechar uma veia para impedir um sangramento), mas é possível encontrar modelos baratos e bons o suficiente em lojas de modelismo ou online. Tenho dois, um pequeno e um grande, que uso alternadamente de acordo com a situação.

Lanterna LED

O interior da maioria dos gabinetes de PCs é preto, geralmente um preto fosco. Mesmo que você esteja trabalhando em uma sala bem iluminada, a falta de contraste dentro do gabinete torna difícil ver onde vão todos os conectores, chaves e fios. Para iluminar o interior do gabinete, você pode usar uma lanterna LED com grampo. Elas produzem luz branca com intensidade suficiente, não consomem muita energia e podem ser posicionadas no gabinete do jeito que eu quiser.

ferramentas_lanterna-360px.jpg
Use uma lanterna LED para iluminar o gabinete

O modelo da foto é uma Clamplight da Blackfire, que custa cerca de US$ 20 nos EUA. Mas você também pode usar uma luminária de mesa com um “pescoço” ajustável. O ideal é um modelo que produza um feixe de luz mais concentrado.

Chave de soquete

São úteis para prender e remover os espaçadores de latão que são inseridos no gabinete, aos quais a placa-mãe é parafusada. E também para prender ou soltar as porcas ao lado dos conectores DVI ou VGA em uma placa de vídeo (onde o cabo é parafusado).

ferramentas_soquetes-360px.jpg
Chaves de soquete ajudam a instalar os espaçadores no gabinete

Alicates de bico e de corte

Às vezes você só precisa de algo básico, como um bom par de alicates de corte e de bico. Note que as pequenas “lâminas” de corte integradas a muitos alicates de bico não são úteis, já que não tem alcance para cortar um fio em um local apertado. Não que eu use o alicate de corte para cortar fios: na verdade ele é muito útil para cortas as amarras plásticas usadas para organizar fios.

ferramentas_alicates-360px.jpg
Alicates de corte (esquerda) e de bico (direita) são sempre úteis

Você vai precisar de versões bem pequenas destas ferramentas. Em vez de uma loja de ferragem, procure em lojas de modelismo.

Mantenha tudo limpo

Um PC funcionando por um longo tempo provavelmente acumulará poeira. E esta poeira, depositada sobre lâminas das ventoinhas, dissipadores e outras partes internas eventualmente resulta em aumento de temperatura dentro do gabinete. E quanto mais quente seu PC, menos eficiente ele é, podendo chegar ao ponto de se tornar instável, desligando ou “rebootando” de forma aparentemente inexplicável.

ferramentas_ar-360px.jpg
Ar-comprimido ajuda a se livrar da poeira

Os bons gabinetes de PC tem filtros para impedir a entrada de poeira, mas mesmo eles podem sofrer com o acúmulo, o que reduz o fluxo de ar e aumenta a temperatura. É por isso que a cada dois meses eu abro meus computadores e limpo eles por dentro usando uma lata de ar comprimido. Só fique de olho no que está comprando e evite produtos contendo CFCs e HCFCs (que prejudicam o meio ambiente) ou gás propelente inflamável.

Nunca use um secador de cabelos ou aspirador de pó para “soprar” ou “sugar” a poeira de dentro do PC. A carga estática gerada pelo motor destes aparelhos pode danificar componentes sensíveis, como os pentes de memória ou mesmo o processador.

Camera

Uma câmera, seja uma compacta ou mesmo seu smartphone, é muito útil durante a montagem ou manutenção do seu PC. O objetivo não é documentar seu trabalho para a posteridade, mas sim usar as fotos como uma referência para saber como as coisas estavam em cada passo do processo, como a posição de uma chave ou a forma como um cabo é encaixado. Ou seja, tire uma foto antes de desmontar algo para ter melhores chances de remontar tudo do jeito certo mais tarde.

ferramentas_smartphones-360px.jpg
Seu smartphone tem uma câmera, use-a!

Amarrando tudo

É sembre bom agrupar e amarrar os cabos dentro do gabinete do PC. Assim ele não só fica com um visual mais organizado, como você também facilita a circulação do ar. Uma dica: não use amarras plásticas. O problema com elas é que se mais tarde você precisar trocar algum cabou ou instalar algo novo terá de cortar a amarra, o que é um incômodo e pode representar um risco se a tesoura ou alicate “escapar” e acertar um fio.

ferramentas_amarras-360px.jpg
Há várias opções para amarrar cabos dentro e fora do gabinete

Em vez disso, você pode usar arame plastificado, encontrado em lojas de jardinagem. Geralmente as embalagens já incluem um cortador, então é só medir, cortar e amarrar, tendo o cuidado de deixar o arame o mais curto possível.

Se você precisa de algo um pouco mais robusto pode usar tiras de velcro, encontradas em lojas de utilidades domésticas. E elas são incrivelmente úteis para outras coisas, como organizar feixes de cabos de rede, os cabos de força atrás do rack na sala de estar, etc. As possibilidades são infinitas.

Termômetro infravermelho

Já usei termômetros infravermelhos para medir as temperaturas de fontes de alimentação, placas de vídeo e o interior do gabinete de PCs. É uma ferramenta realmente maravilhosa: basta apontá-la para o local que quer medir (use o “laser” como guia) e ler o resultado na tela.

ferramentas_termometro-360px.jpg

Use o termômetro para identificar componentes que estão superaquecendo ou refrigeração deficiente

Com isso fica fácil saber se o gabinete está acumulando ar quente em algum ponto, e adicionar uma ventoinha ou reposicionar um feixe de cabos para amenizar o problema. Os preços desta ferramenta vem despencando, e hoje não é difícil achar modelos por cerca de R$ 100.

Dock SATA externa

Estes acessórios estão disponíveis em vários padrões de conexão (USB, FireWire, eSATA), e alguns são capazes de abrigar mais de um HD. Eu uso um modelo USB 3.0 para um só HD, que me atende bem. São úteis para copiar grandes quantidades de dados de um HD antigo para um novo (sem ter de instalar o HD antigo no gabinete) ou para backups rápidos em um HD externo.

ferramentas_dock-360px.jpg
Uma dock SATA externa é muito útil na hora de transferir grandes quantidades de arquivos

De olho no consumo

Os PCs estão cada vez mais eficientes, mas ter um simples medidor de consumo de energia à mão é algo útil. Por exemplo, graças a um destes aparelhos eu notei que uma de minhas máquinas estava subitamente consumindo mais energia do que o normal. O problema estava na ventoinha da fonte, cheia de poeira que impedia a boa circulação de ar e a refrigeração correta do componente. Uma fonte “quente” é menos eficiente e consome mais energia. Minha preocupação não era com a conta de luz, mas com a temperatura, que poderia danificar a fonte.

ferramentas_killawatt-360px.jpg
Medidores como este ajudam a identificar o consumo de energia

Um medidor de consumo também é útil com outros aparelhos e eletrônicos. Quando remodelei minha cozinha acabei com duas geladeiras “extras”, e pretendia colocar apenas uma dela na garagem. Testei cada uma delas com um Watts Up Pro, e fiquei com a que era mais eficiente. O modelo que uso, que tem uma porta USB, permite coletar dados sobre o consumo ao longo do tempo e analisá-los mais tarde.

Usar as ferramentas corretas irá ajudá-lo a economizar tempo e evitar frustrações. Mas não é só isso: com as ferramentas certas o risco de danificar um componente diminui, e isso pode representar uma bela economia. Palavra de quem já cometeu muitos erros por causa de ferramentas erradas.

Antes de começar, olhe para a pilha de peças em sua mesa e pense em quais ferramentas serão necessárias para fazer o trabalho de forma correta e eficiente. Sua recompensa será um PC funcionando logo na primeira tentativa, em tempo recorde.

Um comentário sobre “Dica: Ferramentas essenciais para fazer a montagem ou manutenção de seu PC

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s