Aprenda a “resetar” a senha do Windows

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2012/11/27/aprenda-a-resetar-a-senha-do-windows)
Lincoln Spector, PCWorld EUA
Acontece com todo mundo: você precisa acessar arquivos em um PC, mas se esqueceu da senha do Windows. Veja como apagá-la para conseguir entrar.

Frequentemente leitores me escrevem perguntando como conseguir acesso a um PC que está protegido por uma senha do Windows da qual eles não se lembram. Normalmente você não deveria ser capaz de fazer isso, mas às vezes é a única opção.

Sim, a técnica que vou descrever pode ser usada para fins, digamos, “não éticos”. Mas tenha duas coisas em mente: em primeiro lugar ela não revela a senha, apenas a remove. Ou seja, se alguém acessar seu PC desta forma você saberá logo no boot seguinte. E em segundo lugar, a senha do Windows não protege lá muita coisa.

Para remover uma senha você precisará do Offline NT Password & Registry Editor, um programa gratuito que será usado para “dar boot” no PC. Você pode baixar a versão “CD” ou “USB”, dependendo de onde quer gravá-lo (em um CD ou pendrive). De qualquer forma, você precisará de um segundo computador para isso.

A versão “CD” vem em um arquivo .ISO dentro de um arquivo .ZIP. Se o PC que você usou para baixar o programa roda o Windows 7, basta dar um duplo-clique no arquivo .ISO para abrir o utilitário Windows Disc Image Burner, que se encarrega de gravar o conteúdo do arquivo em um CD. Se isso não funcionar (ou se você usa outra versão do Windows) experimente um software de gravação alternativo, como o excelente ImgBurn (que é gratuito).

Se você prefere usar um pendrive para “dar boot” no PC, baixe a versão “USB”. Ela também vem em um arquivo .ZIP com vários outros arquivos dentro. As instruções de “instalação” estão no arquivo readme.txt dentro do .ZIP. Um aviso importante: se seu PC contém arquivo criptografados no formato EFS, a remoção da senha do Windows pelo método aqui descrito irá deixar estes arquivos ilegíveis.

senhawindows_01-360px.jpg
Offline NT Password & Registry Editor: interface pode meter medo, mas o uso é simples

O Offline NT Password & Registry Editor não tem uma interface bonitinha. Ela é baseada em comandos e texto, é feia e mete medo. Mas na verdade não é tão difícil: a cada passo da tarefa você verá algumas opções, e deve escolher uma delas digitando o número ou letra correspondentes. Ou então, em caso de dúvida, tecle Enter para selecionar a opção padrão (indicada entre colchetes).

O que importa: quando você chegar à opção User Edit Menu, selecione o item 1: “Clear (blank) user password”. E quando o programa disser “About to write file(s) back! Do it? [n]:” tecle Y. Depois de terminar, remova o CD ou pendrive do computador e reinicie-o. O Windows deve carregar normalmente e ir direto para o desktop, sem pedir uma senha.

Eu experimentei também um outro programa do qual muitas pessoas gostam, chamado Ophcrack. Ele também é “bootável”, tem uma interface muito mais amigável e lhe diz qual a senha do Windows, em vez de apagá-la. Mas só funciona com senhas curtas e simples, então não acho que valha a pena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s