Google lança versão 4.2 do Android. Conheça os recursos

(http://idgnow.uol.com.br/mobilidade/2012/10/29/google-lanca-versao-4-2-do-android-conheca-os-recursos)

Rafael Rigues

Sistema agora permite fazer fotos em 360º, tem novo teclado virtual, um assistente mais inteligente, recursos multiusuário e facilita compartilhamento de conteúdo com TVs

Além do smartphone Nexus 4 e do tablet Nexus 10, a Google anunciou nesta segunda-feira uma nova versão do sistema operacional Android, a 4.2. Ainda com o codinome "Jelly Bean", ela é uma "iteração" da versão anterior, em vez de algo completamente novo. Ainda assim, traz alguns recursos bastante interessantes. Conheça cinco deles.

Fotos em 360º

No Android 4.2 a interface da câmera foi simplificada: todos os controles sumiram, substituídos por um menu circular que surge quando o usuário toca a tela, o que facilita a fotografia com uma só mão. O Android já suporta fotos panorâmicas nativamente desde a versão 4 (Ice Cream Sandwich), mas agora a Google deu um passo além com as "Photo Spheres" que combinam, no próprio aparelho, múltiplas fotos em uma imagem de 360 graus, como uma cena do Google Street View.

.

Gesture Typing

Este recurso é similar ao popular teclado "Swype": para digitar basta deslizar os dedos sobre a tela, de uma letra para outra. O software se encarrega de prever a próxima letra, adiciona espaços automaticamente e apresenta sugestões de próximas palavras, economizando tempo na digitação. Segundo a Google o dicionário para o recurso "Voice Typing" também foi aprimorado, resultando na transcrição mais precisa de texto ditado pelos usuários.

Tablets multiusuário

Tablets com o Android 4.2 ganham um recurso que vai facilitar o compartilhamento de um único aparelho entre múltiplos membros de uma família: múltiplos usuários. Com ele, cada pessoa tem uma "conta" no tablet, com seus próprios aplicativos e configurações, sem interferir no ambiente das outras pessoas. E segundo a Google, a troca entre usuários é instantânea.

android_42_multiuser-360px.jpg
Cada usuário tem seus próprios apps e configurações

Compartilhamento via Wi-Fi

Ficou mais fácil compartilhar conteúdo do smartphone ou tablet em uma TV de alta-definição. O Android 4.2 tem suporte nativo à tecnologia Miracast, que permite a transmissão de fotos e vídeos entre dois aparelhos compatíveis sem a necessidade de cabos.

android_42_miracast-360px.jpg
Com Miracast, ficou mais fácil compartilhar conteúdo do tablet ou smartphone na TV

Google Now!

O assistente pessoal da Google ficou mais esperto. Agora ele é capaz de rastrear confirmações de vôo ou de reservas em hotéis, recebidas por e-mail, e mostrar informações relevantes em "cartões" na sua tela, como alertas de que um vôo atrasou ou o caminho até o hotel, depois que você pousar. Ele também monitora e-mails sobre compras feitas online, procurando por números de rastreamento para lhe mostrar onde está sua encomenda, e quando ela irá chegar.

Atualização?

O Android 4.2 vem pré-instalado no novo smartphone Nexus 4, no tablet Nexus 10 e será distribuído em breve aos tablets Nexus 7. As atualizações para outros aparelhos, como sempre, ficam a cargo de cronogramas decididos por seus fabricantes e operadoras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s