Seu equipamento é compatível com o Windows 8?

(http://pcworld.uol.com.br/noticias/2012/10/22/seu-equipamento-e-compativel-com-o-windows-8)
Tom Spring, PCWorld EUA*
Sua impressora ou placa de vídeo pode precisar de novos drivers para funcionar com o sistema. Mas antes certifique-se de que elas não estão na lista negra de equipamentos incompatíveis.

Migrar para um novo sistema operacional é mais ou menos como se preparar para um primeiro encontro. Como ela é? Será que vamos nos dar bem? Somos compatíveis? E essa última pergunta é uma que milhares de usuários de PCs deverão fazer em 26 de Outubro, quando pensarem em atualizar suas máquinas para o Windows 8.

A boa notícia: ao contrário do doloroso processo de upgrade pelo qual muitos usuários passaram ao migrar do Windows XP para o Windows Vista, a mudança do Windows 7 para o 8 deve ser muito mais fácil. Ao menos é o que a Microsoft promete. O Windows 8 é compatível com todo o hardware desenvolvido para o Windows 7, diz Kevin Turner, COO da Microsoft. E fabricantes de PCs e de dispositivos, como a Canon, Epson e HP, nos dizem que vem trabalhando em conjunto com a Microsoft para se certificar de que seus aparelhos “simplesmente funcionem” quando plugados.

“O Windows 8 será lançado com suporte a mais de 450 produtos de impressão da Hewlett-Packard”, diz um porta-voz da HP. Os drivers serão integrados ao sistema e, se você não conseguir encontrar o correto para sua impressora, o Windows Update poderá ajudá-lo procurando online. Além disso, a HP irá oferecer um utilitário chamado Printer Install Wizard para quem precisar de mais ajuda.

Ainda assim, o Windows 8 apresenta alguns desafios únicos. Será que seu tablet conseguirá conversar sem problemas com a impressora laser do escritório? Será que os recursos avançados de sua webcam se perderão na atualização por falta de um driver?

win8compat_lab-360px.jpg
Impressoras sob teste em um laboratório de compatibilidade da Microsoft

Analisando o panorama da compatibilidade com o Windows 8

A PCworld analisou detalhadamente os relatórios de compatibilidade e incompatibilidade de hardware com a versão “Release Preview” do Windows 8. Passamos um pente fino no banco de dados do “Microsoft Compatibility Center for Windows 8 Release Preview” em busca de problemas com impressoras, scanners, placas de som, webcams e mouses. E o que encontramos foi encorajador.

Dos milhares de produtos listados lá, só um punhado deles estão marcados como incompatíveis (veja a lista abaixo). O centro de compatibilidade usa dados obtidos através de pesquisas próprias, mas também leva em conta o feedback dos usuários do Windows 8 Release Preview.

win8compat_lista-360px.jpg
Lista de produtos reconhecidamente incompatíveis com o Windows 8

As más notícias…

Em contraste às versões anteriores do sistema, o Windows 8 tem uma interface gráfica dramaticamente diferente que provavelmente irá exigir atualizações de drivers caso você queira que seus periféricos se integrem de forma transparente com o sistema. Vou dar uma exemplo: a Epson atualizou o software de sua impressora nx430, originalmente projetada para o Windows 7. No Windows 8, o utilitário tem um visual muito mais elegante e está preparado para as telas sensíveis ao toque. Mas se um fabricante não oferecer um driver otimizado para o Windows 8, a Microsoft irá prover uma “interface genérica” para controle do aparelho, possivelmente com funções reduzidas.

win8compat_epsonprint-360px.jpg
Central de impressão da Epson no Windows 7 (à esquerda) e no Windows 8 (à direita)

Michael Cherry, um analista da empresa independente Directions on Microsoft, aponta que você provavelmente não terá problemas de compatibilidade na atualização com aparelhos de grandes fabricantes como a Epson e HP. Mas os produzidos por pequenos fabricantes tem um risco muito maior de problemas, diz Cherry. “Se você não ganhou dinheiro com seu produto quando o Windows 7 saiu, que incentivo tem para investir o tempo e dinheiro necessários para escrever um novo driver compatível com o Windows 8?”

“Se os fabricantes de periféricos estão prontos para o Windows 8? Iremos descobrir em breve”, diz Cherry. Embora esteja impressionado com o Windows 8, o analista tem sua própria história de incompatibilidade para contar: ele está rodando o Windows 8 em um tablet da Samsung e reclama que sua multifuncional HP perdeu alguns recursos avançados, como a capacidade de mostrar os níveis da tinta e fazer impressão em duplex.

Conselhos ao atualizar seu desktop ou notebook para o Windows 8

Se você está pensando em migrar para o Windows 8, deverá rodar o Assistente de Atualização para o Windows 8 (que estará disponível no site da Microsoft quando o sistema for lançado) para determinar quais componentes de seu hardware podem não funcionar com o novo sistema. As listas de hardware incompatível podem variar, mas um item invariavelmente aparecerá como necessitando de uma atualização: o software para reprodução de DVDs. Isso porque a Microsoft removeu do sistema operacional a capacidade de tocar DVDs (embora continue a embarcar o Windows Media Player). Para isso você terá de instalar um player de terceiros, pago ou gratuito. Nossa recomendação é o VLC Media Player, que é gratuito.

win8compat_compatibilidade-360px.jpg
Assistente determina a compatibilidade de seu hardware, e software, com o Windows 8

Na verdade essa é mais uma questão de usabilidade do que um problema de compatibilidade. Mas é definitivamente um incômodo.

Entusiastas, você foram avisados!

Usuários de PCs desktop provavelmente terão menos problemas na atualização para o Windows 8 do que usuários de notebooks. Isso porque os fabricantes de notebooks tendem exercer um controle maior sobre o lançamento de drivers para suas máquinas. Drivers de vídeo podem ser particularmente problemáticos: mesmo notebooks de gerações recentes com GPUs modernas podem estar usando drivers antigos.

Considere a situação de um usuário do Windows 8 Preview Release que tem um notebook Dell equipado com uma GPU Radeon HD 7600M, um modelo bem recente. De acordo com um post deste usuário num site de suporte da Microsoft, o Windows 8 não carrega o driver da Radeon corretamente, e não há um driver atualizado no site de suporte da Dell.

É possível que tais drivers apareçam até 26 de Outubro, mas também é possível que ocorram atrasos. Mesmo que você compre um notebook capaz de rodar o Windows 8 e que venha com um cupom para um upgrade com desconto, pode ser mais interessante não fazer a atualização até que você possa confirmar que todos os drivers necessários estão disponíveis.

A Microsoft insiste que os drives atuais para o Windows 7 funcionam no Windows 8. Ainda assim, ao fazer isso o usuário verá uma mensagem dizendo que o software não foi assinado digitalmente para o Windows 8 e o funcionamento não é garantido. Nosso conselho? Não aposte nas alegações de retrocompatibilidade da Microsoft.

A migração do Windows 7 para o 8 será mais suave do que a que muitos usuários experimentaram durante a era do Vista. Mas nenhuma atualização de sistema operacional é isenta de problemas para todos os usuários.

* O editor sênior da PCWorld EUA, Loyd Case, colaborou neste artigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s