Aprenda a fazer a manutenção de seu notebook

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2012/08/08/aprenda-a-fazer-a-manutencao-de-seu-notebook)
Eric Geier, PCWorld EUA
Siga estas dicas simples para manter seu portátil “em forma” por anos a fio

Mantenha uma moto em boas condições e ela irá durar mais e serví-lo melhor. O mesmo pode ser dito sobre os computadores, especialmente os notebooks, que sofrem muito desgaste durante viagens e o uso diário. Para mantê-lo com aparência de novo e funcionando bem por muito tempo você precisa limpar o chassis e fazer uma manutenção preventiva periódica. Neste guia mostraremos como fazer a limpeza, apertar parafusos, avaliar a bateria e organizar o sistema operacional e o disco rígido para melhorar o desempenho.

Limpando o exterior, a tela e o teclado

A cada três meses limpe a poeira, marcas de dedo, partículas de poeira e outros detritos que se acumulam em seu notebook no dia-a-dia. Concentre-se na parte externa do gabinete, na tela, no teclado e trackpad, portas e saídas de ventilação.

Você vai precisar de um pano que não solte fiapos (nada de toalhas de papel), como um paninho de microfibra, uma lata de ar comprimido e uma solução de limpeza. Você pode comprar uma solução pronta em lojas de eletrônicos, mas é mais barato fazer a sua própria: faça uma mistura meio-a-meio de água destilada (preferível) ou filtrada e vinagre branco.

cuidados_pano.jpg
Use um pano de microfibra para aplicar uma solução de limpeza no gabinete

Antes de começar, alguns avisos: nunca use produtos químicos fortes como água sanitária ou mesmo produtos comuns de limpeza em seu notebook (na verdade, em nenhum eletrônico), já que eles podem danificar o acabamento do gabinete ou o revestimento da tela LCD. Também não borrife sua solução de limpeza diretamente sobre o notebook: em vez disso borrife-a no pano, e passe o pano no gabinete. Também nunca chacoalhe uma lata de ar comprimido, já que há o risco de uma explosão que pode causar ferimentos graves. Por fim, desligue seu notebook e remova a bateria (se possível) antes de começar.

Para os melhores resultados, comece borrifando ar comprimido nas portas, saídas de ventilaçao, entre as teclas e outros lugares onde poeira e partículas podem se acumular. É mais fácil removê-las quando estão secas. Mantenha a lata sempre em pé enquanto borrifa.

Agora aplique a solução de limpeza. Comece pelo LCD e o trackpad, já que são as áreas mais sensíveis do chassis. Umedeça levemente o pano com sua solução de limpeza e passe-o gentilmente sobre a tela e o trackpad. No restante do gabinete você pode umedecer o pano um pouco mais e fazer um pouco mais de esforço, mas tenha cuidado para não deixar líquido escorrer para dentro do gabinete. Estamos falando de um pano úmido, não encharcado! E evite molhar os adesivos com números de série, informações do fabricante ou o selo de garantia do Windows, para mantê-los legíveis. Você nunca sabe quando irá precisar deles para acionar o suporte técnico ou reinstalar o Windows.

ar_comprimido-360px.jpg
Ar comprimido ajuda a limpar entre as teclas, bem como conectores e saídas de ventilação

Se algumas das teclas estão “agarrando” você pode tentar removê-las e limpá-las para que funcionem bem novamente. Insira a ponta de uma pequena chave de fenda sob a tecla, usando-a cuidadosamente como uma alavanca para levantar e desencaixar a tecla. Vá com calma para não danificar o mecanismo, e se notar resistência pare: pode ser que as teclas não sejam removíveis. Mas atenção: o mecanismo das teclas de um notebook émuito delicado, e pode ser difícil colocá-las de volta no lugar se você não tiver mão firme e paciência. Recomendamos só removê-las se for realmente necessário.

Para limpar as teclas removidas, enxague-as com a solução de limpeza, e certifique-se de que elas estejam completamente limpas antes de recolocá-las. Para limpar a superfície sob as teclas, ou a parte debaixo delas, use um palito de dente ou objeto similar para raspar qualquer resíduo acumulado. Se há teclas faltando, ou muitas delas estão agarrando ou danificadas, considere fazer a troca do teclado inteiro. É possível encontrar as peças em sites de leilões, e guias em sites especializados em reparos como o iFixIt.com.

teclado_notebook-360px.jpg
Se o teclado está nesse estado, a troca completa pode ser uma boa idéia

Agora que seu notebook está limpo, espere até que esteja completamente seco. Depois é só recolocar quaisquer peças que tenham sido removidas, reinstalar a bateria e ligá-lo.

Aperte os parafusos

É uma boa idéia verificar periodicamente se os parafusos que mantém seu notebook inteiro estão firmes, especialmente os que ficam na dobradiça da tela. Pegue uma chave Philips pequena, coloque o notebook “de barriga pra cima” em uma mesa e verifique metodicamente se cada parafuso está firme.

Os parafusos que seguram a dobradiça da tela geralmente ficam sob a dobradiça, expostos na parte de baixo do notebook. Se você notou que a dobradiça está “bamba” ao abrir a tela, experimente apertar os parafusos. Se ainda assim ela não ficar firme, podem haver parafusos extras na parte de cima da dobradiça, geralmente ocultos sob uma cobertura, ou dentro do gabinete. Se a dobradiça estiver gasta ou quebrada, não é difícil achar uma substituta online (experimente os sites de leilão). Mas a troca irá exigir que você desmonte boa parte de sua máquina, então pode ser melhor pedir que um técnico de sua confiança faça a troca.

Troque a bateria

Baterias de notebooks tendem a perder a capacidade de carga com o tempo, e devem ser substituídas a cada dois ou três anos. Se você notou que a bateria de seu portátil não dura mais tanto quanto antes, experimente encomendar uma nova. Tente primeiro com o fabricante, e depois online. Os preços podem variar dramaticamente, dependendo do modelo do notebook, sua idade e a capacidade da bateria.

bateria_notebook-360px.jpg
A bateria típica de um notebook deve ser trocada a cada dois ou três anos

Ao comprar uma bateria, compare a capacidade (medida em mAh, milliampere-hora) dela com a da bateria atual. O número indica o quando de carga a bateria pode armazenar, e quanto maior, melhor será a autonomia. Uma bateria de 7800 mAh, por exemplo, irá manter seu notebook funcionando por um período de tempo 77% maior que uma bateria de 4400 mAh. Muitos fabricantes oferecem “baterias extendidas” para suas máquinas (especialmente nos modelos voltados para empresas), que podem ser uma boa opção.

Faça uma limpeza no sistema

Além da limpeza no hardware, você também deve cuidar do software de seu notebook. Estas são algumas tarefas básicas que você deve fazer a cada um ou dois meses.

Esvazie a lixeira e livre-se dos arquivos temporários: Rode o utilitário de limpeza de disco que vem com o Windows. Clique em Iniciar / Todos os Programas / Acessórios / Ferramentas do Sistema / Limpeza de Disco. Se achar que ele não é o suficiente, use um utilitário como o CCleaner para uma limpeza mais “pesada”.

limpeza_disco-360px.jpg
O "Limpeza de Disco" ajuda a recuperar espaço no HD

Impeça que programas sejam carregados sem necessidade: muitos programas se configuram para que sejam carregados automaticamente sempre que o Windows é necessário. Isso adiciona tempo ao processo de inicialização da máquina (o tempo entre você apertar o botão de força e ela estar pronta para o uso) e afeta o desempenho, já que você tem mais programas rodando em segundo plano, ocupando memória e ciclos do processador. Por padrão, o único programa que realmente deve rodar na inicialização do sistema é o seu antivírus.

Você pode usar um utilitário integrado ao Windows para analisar quais programas estão sendo carregados e impedir que isso aconteça. Clique no Botão Iniciar, digite msconfig na caixa de pesquisa no rodapé do menu e tecleEnter. Na janela que surge clique na aba Inicialização de Programas e desmarque os programas que você não quer que seja abertos automaticamente. Clique em Aplicar e OK quando tiver terminado.

Verifique o disco em busca de erros e corrija-os: erros de disco e setores inválidos podem causar lentidão no acesso às informações e comportamentos estranhos, mas a ferramenta de verificação de disco inclusa com o Windows pode ajudá-lo a encontrar e reparar problemas. Clique em Iniciar / Computador, com o botão direito do mouse sobre o HD e selecione o item Propriedades no menu. Clique na aba Ferramentas e em Verificação de erros clique em Verificar agora. Na janela que vai surgir marque as duas opções e clique em Iniciar.

Desfragmente o HD: instalar e remover programas e arquivos pode causar fragmentação em seu HD ao longo do tempo. A desfragmentação, que rearranja os arquivos para que o acesso a eles sejam mais rápido, pode melhorar o desempenho do computador. O Windows tem um utilitário que faz o serviço: clique no Botão Iniciar e em Todos os Programas / Acessórios / Ferramentas do Sistema / Desfragmentador de disco. Selecione seu HD na lista e clique em Desfragmentar disco. Mas atenção: NUNCA use o desfragmentador de disco em um notebook equipado com um disco de estado sólido (SSD). Além de absolutamente desnecessário nesses casos, o programa pode acabar causando danos ao disco.

Certifique-se de que você tem um anti-vírus instalado e atualizado: abra seu anti-vírus, veja se a assinatura dele não expirou (no caso de uma versão paga), se está atualizado e se está realizando varreduras periódicas na máquina. Se você está procurando um anti-vírus, temos duas listas com opções pagas e gratuitas.

Faça uma busca por malware com outra ferramenta: nenhum antivírus pode detectar, sozinho, todos os vírus e malware no mercado. Então é recomendável fazer de vez em quando uma varredura usando uma outra ferramenta, para ter uma “segunda opinião”. Use uma ferramenta como o Malwarebytes Anti-Malware ou SuperAntiSpyware, que não irá interferir com seu software de segurança atual.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s