Faça o diagnóstico da “tela azul” do Windows com o BlueScreenView

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2012/08/01/faca-o-diagnostico-da-201ctela-azul201d-do-windows-com-o-bluescreenview)
Liane Cassavoy, PCWorld EUA
Utilitário gratuito analisa informações coletadas durante panes do sistema e ajuda a apontar a provável causa do problema

O Windows evoluiu muito ao longo dos anos, mas ainda não é perfeito. Basta perguntar a qualquer um que tenha experimentado a infame “tela azul da morte” recentemente. Procurar a causa deste problema – uma parada súbita e irrecuperável do sistema (também chamada “crash”), geralmente quando você está bem no meio de uma tarefa importante – pode ser uma experiência frustrante. Mas você pode conseguir uma boa pista se tiver em mãos uma cópia de um utilitário gratuito chamado BlueScreenView.

Ele foi criado para analisar arquivos “minidump”, que contém uma cópia do conteúdo da memória do sistema no momento em que a tela azul apareceu. Estes arquivos são criados automaticamente pelo Windows, e salvos no HD. O BlueScreenView mostra uma lista deles, identificados com a hora em que o problema ocorreu, o que torna a identificação mais fácil.

O restante dos dados é um pouco mais difícil de decifrar, especialmente se você não tem muita experiência técnica. Termos como “Bug Check String” e “Bug Check Code” podem parecer estranhos, mas há informações muito mais úteis como “Caused by Driver”, que indica qual driver de sistema causou a tela azul, além de detalhes do arquivo relacionado e o nome do desenvolvedor. Com isso, fica fácil notar padrões que podem indicar a causa real do problema.

bluescreenview_lista-360px.jpg
Utilitário lista todos os dados coletados quando uma "tela azul" ocorre

Analisei quatro “crashes” recentes do sistema em meu PC com o Windows 7 e rapidamente notei que todos foram causados por um driver de vídeo. Bastou fazer uma busca no Google pelo nome dele e encontrei todas as informações de que precisava para corrigir o problema.

O BlueScreenView não corrige sozinho os problemas que causam uma tela azul, mas não foi feito para isso. Ele é uma ferramenta de diagnóstico, projetada para lhe dar informações sobre a causa e permitir que você elabore uma estatégia para a solução. Quando seu PC começa a se comportar de forma estranha, ele é um bom primeiro passo rumo à recuperação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s