Os principais cuidados com hardware na montagem de um PC

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2012/07/09/os-principais-cuidados-na-montagem-de-um-pc)
Marco Chiappetta, PCWorld EUA, e Rafael Rigues, PCWorld Brasil
Montar seu próprio PC pode ser recompensador, mas há problemas comuns que podem causar muita frustração. Siga nosso guia e aprenda a evitá-los antes que aconteçam!

Montar um PC pode ser uma tarefa recompensadora: você escolhe os componentes de acordo com seu orçamento e necessidade, de marcas nas quais você confia, e no final das contas tem uma máquina que “é a sua cara”. Mas o processo, embora não seja tão complicado quanto parece, exige alguns cuidados. É verdade que a maioria dos componentes de um PC só pode ser instalada de um jeito, ou em um tipo específico de slot, mas há nuances no processo que só os “montadores” mais experientes conhecem bem.

Portanto, mostraremos a seguir alguns dos problemas mais comuns que podem acontecer quando você está instalando um processador, dissipador de calor, placa-mãe, memória, placa de vídeo, disco rígido ou fonte de alimentação. Imprima este artigo e coloque-o perto da bancada, para que você tenha acesso fácil às “melhores práticas” na montagem de um PC.

Processador

Instalar um processador é fácil. Eles são construídos de forma a só encaixar no soquete na posição certa, e não é necessário usar ferramentas. Mas ainda há algumas coisas que podem dar errado.

montarpc_soquete.jpg
Tenha cuidado ao alinhar o processador no soquete (acima)

Em primeiro lugar é importante se certificar de que o soquete do processador está limpo e livre de poeira. Qualquer “corpo estranho” pode impedir que o chip se encaixe corretamente, o que pode causar problemas sérios no futuro. Antes de encaixar o processador inspecione o soquete (sem tocar em nenhum dos contatos) e certique-se de que não haja nada nele que possa interferir com o processador. Alinhamento e encaixe adequados são de suma importância na hora de instalar o processador.

No caso dos processadores da AMD, também é importantíssimo não dobrar nenhum dos pinos. Processadores Intel usam um encapsulamento diferente e não tem pinos sob o chip (os pinos estão no soquete), mas os da AMD ainda tem centenas de pinos delicados que são relativamente simples de dobrar. Ao manusear um processador AMD, segure-o pelos lados, inspecione a parte de baixo para se certificar de que nenhum pino está dobrado e coloque-o no soquete. Não deve ser necessário usar força alguma para isso, ele deve simplesmente se encaixar, desde que os pinos estejam alinhados corretamente.

Dissipadores de calor e ventiladores

Quando novatos tentam instalar um dissipador de calor ou ventilador em uma máquina, eles costumam cometer três erros: usam pasta térmica demais (ou de menos), assentam o dissipador de forma incorreta ou apontam o ventilador na direção errada.

Antes de instalar um dissipador, certifique-se de que tanto a superfície do processador quanto a base do dissipador estão limpas. Depois é importante aplicar um “material de interface térmica” (Thermal Interface Material – TMI), a famosa “pasta térmica”, de alta qualidade. Este material ajuda a transferir o calor do chip para a base do dissipador. Mas usar pasta em excesso, ou menos do que o necessário, pode prejudicar o processo. Use apenas o suficiente para cobrir o dissipador integrado ao chip com uma camada fina como papel. O ideal é uma “gota” menor do que uma ervilha.

montarpc_pasta-360px.jpg
Só uma "gota" de pasta térmica é o suficiente. Acredite!

Além disso, é extremamente importante confirmar que o dissipador está assentado corretamente e fazendo bom contato com a CPU. Certifique-se de que não há nada ao redor do soquete, como um capacitor ou outro componente, que possa interferir no encaixe, e ao posicionar o dissipador sobre a CPU tenha certeza de que ele está perfeitamente plano. Se o dissipador estiver mesmo que ligeiramente fora de alinhamento, o processador pode supeaquecer e ser danificado.

Se você está usando um dissipador no estilo “torre” é crucial montá-lo de forma que seu ventilador esteja soprando o ar para fora da máquina. Isso significa apontá-lo na direção de um exaustor na traseira ou topo do gabinete. Mas preste atenção ao design de seu gabinete, já que alguns ventiladores montados na traseira não são exaustores, mas sim admissores de ar, trazendo ar frio do ambiente para dentro da máquina.

Placa-mãe

Instalar a placa-mãe é uma das tarefas mais tediosas na montagem de um PC. É relativamente simples, mas requer a instalação de um monte de espaçadores e parafusos, cada um em seu local correto. E quando algo dá errado, remover a placa-mãe pode ser um grande incômodo, especialmente se você já estiver com a máquina quase completa e tiver que remover um monte de placas antes.

Antes de instalar a placa-mãe no gabinete, você deve quase sempre cuidar de duas outras tarefas: instalar o “espelho” de I/O e montar o processador e o dissipador. Não dá pra instalar o espelho depois que a placa-mãe estiver montada, então faça isso antes de colocá-la no lugar. E se o gabinete não tem os recortes adequados na bandeja da placa-mãe para permitir a instalação de um cooler numa placa-mãe já acomodada, faça isso antes de colocá-la no gabinete.

montarpc_mobo-360px.jpg
Tenha paciência e não use força ao instalar a placa-mãe no gabinete

Alguns dos problemas mais comuns que os montadores inexperientes enfrentam são relacionados aos espaçadores de latão inclusos na maioria dos gabinetes. Latão é um metal macio, e é fácil espanar a rosca se você usar força demais ao colocá-los no gabinete. Use o suficiente apenas para mantê-los firmes, basta girá-los com os dedos. Também tenha cuidado ao inserir os parafusos que vão prender a placa aos espaçadores para, novamente, não espanar a rosca. Aperte os parafusos apenas o suficiente para prender a placa-mãe firmemente, sem que ela possa vibrar. Não é necessário usar força excessiva ou ferramentas elétricas.

E use apenas os espaçadores de que sua placa-mãe necessita. Se houver espaçadores extras que não “casam” com os furos para os parafusos na placa, remova-os. Eles podem causar curto-circuitos ou eventualmente desgastar uma trilha e danificar a placa.

Memória

A memória é um dos componentes mais fáceis de instalar em um sistema. Desde que você tenha o tipo de RAM correto para sua máquina, o pente será chanfrado de forma a só se encaixar no slot da forma correta. Mas antes de fazer qualquer coisa, consulte o manual de sua placa-mãe para determinar quais slots de memória você deve usar. Muitas máquinas atuais exigem configurações de memória em dual, triple ou quad-channel para obter o máximo de desempenho, o que significa que os pentes tem que estar nos slots corretos para um funcionamento perfeito. Se você instalar a memória num slot incorreto o PC ainda irá dar boot, mas pode funcionar em modo single-channel, o que irá afetar negativamente o desempenho.

montarpc_memoria-360px.jpg
Preste atenção na altura dos dissipadores da memória

Outra coisa a levar em conta é a altura dos pentes de memória. Alguns módulos de alto-desempenho tem dissipadores altos demais, que podem não caber em alguns gabinetes compactos.

Placas de vídeo

A instalação de uma placa de vídeo também é um processo simples, mas é necessário ter algumas coisas em mente. Praticamente todas as novas placas de vídeo no mercado não projetadas para serem usadas em um slot PCI Express x16, também conhecido como PEG (PCI Express Graphics).

Muitas placas-mãe tem múltiplos slots PCIe x16, mas nem todos eles tem verdadeiras conexões x16 com o chipset. Nesse caso você deve instalar a placa no slot mais próximo do processador, para garantir o melhor desempenho. Se você estiver em dúvida sobre quais os slots de sua placa-mãe são os mais indicados para uma placa de vídeo, consulte o manual da placa-mãe.

montarpc_energiagpu-360px.jpg
Conecte os cabos de força da GPU antes de ligar o PC

Muitas das placas de vídeo mais poderosas no mercado também exigem alimentação extra. Certifique-se de usar uma fonte de alimentação com capacidade suficiente para suportar a placa de vídeo (e o resto do PC) e lembre-se de conectar os cabos de alimentação a ela antes de ligar o sistema. Se eles não estiverem conectados, a máquina pode se recusar a “dar boot”, ou simplesmente não mostrar imagem.

Também fique de olho em slots de memória que ficam perto demais da placa de vídeo. Quando os clipes de retenção do pente estão fechados eles devem ficar fora do caminho. Mas se estiverem abertos, podem acabar fazendo contato com a placa e possivelmente danificar um componente delicado.

Unidades de disco e SSD

Instalar as unidades de disco em um PC é novamente um procedimento simples, mas você deve ter algumas coisas em mente para garantir um posicionamento ideal e facilitar o gerenciamento dos cabos.

montarpc_drives-360px.jpg
Atenção ao instalar os discos, para que não atrapalhem a instalação dos outros componentes

Dependendo do tamanho e tipo do gabinete que você está usando, você irá tipicamente instalar as unidades de disco em “gaiolas” que ficam atrás dos slots de expansão. Se o disco fica paralelo à placa, tenha cuidado para colocá-lo em um local que não atrapalhe a instalação de nenhuma placa de expansão. Em gabinetes midtorre e minitorre, colocar um disco no lugar errado pode impossibilitar a instalação de placas maiores, como placas de vídeo.

Fontes de alimentação

São poucas as coisas que podem dar errado ao instalar uma fonte de alimentação. A maioria dos gabinetes tem só um local onde ela pode ser montada, e os furos para os parafusos são feitos de forma que ela só pode ser instalada de um jeito. Só certifique-se de parafusar a fonte corretamente, porque ela é provavelmente o componente mais pesado em todo o sistema.

montarpc_psu-360px.jpg
Ao calcular a potência da fonte, exceda o necessário para facilitar upgrades

Use uma fonte de alimentação que forneça energia suficiente para todos os seus componentes. De fato, é melhor exceder um pouco as necessidades, abrindo espaço para expansão futura. Se os componentes exigem 350 Watts, por exemplo, você pode usar uma fonte de 550 Watts. E atenha-se às marcas mais conhecidas, já fontes de procedência duvidosa raramente atendem às especificações anunciadas. Uma boa fonte de alimentação é crítica se você pretende montar um sistema confiável e estável.

Gabinete

São poucos os gabinetes que exigem montagem, mas ainda há alguns pontos relacionados ao chassis nos quais você deve ficar de olho ao montar uma máquina. Em primeiro lugar, tenha extremo cuidado ao remover as “tampas” metálicas que cobrem as baias onde são instaladas as unidades de disco externas, como unidades óticas.

Essas tampas, e as pequenas linguetas de metal que ficam para trás quando elas são removidas, podem ser extremamente afiadas. Acredite em mim: certa vez precisei tomar 12 pontos depois de um acidente infeliz enquanto montava uma máquina para um amigo há alguns anos. Use luvas se preferir.

montarpc_fios-360px.jpg
Atenção! O fio branco nos conectores do painel geralmente é o negativo

Outro problema irritante é com a fiação do gabinete. Instalar os pequenos conectores para os botões de força e reset, o alto-falante e os LEDs de atividade é uma tarefa incrivelmente incômoda, ainda mais se considerarmos que não existe um layout ou código de cores padrão. Consulte o manual de sua placa-mãe para saber o layout correto, e tenha em mente que na maioria dos conectores, contrariando o senso comum, o fio branco geralmente é o negativo.

Bom trabalho! Cobrimos aqui muitos dos problemas mais comuns na montagem de PCs. Mas com tantas combinações de hardware possíveis, há inúmeros outros problemas que podem surgir. Se você já encontrou um problema que não mencionamos, compartilhe ele (e a solução) nos comentários abaixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s