Aproveite melhor o botão do meio do mouse

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2012/06/19/aproveite-melhor-o-botao-do-meio-do-mouse)
Rick Broida, PCWorld EUA

Utilitário gratuito permite reprogramar este botão pouco usado para fazer praticamente qualquer coisa que você quiser.

A maioria dos usuários de computador usa apenas o botão esquerdo do mouse. Alguns fazem bom uso do botão direito também. Mas só um punhado deles sabe aproveitar o botão do meio. Botão do meio? Tenho certeza que muitos de vocês estão pensando: “meu mouse não tem um botão do meio, só uma rodinha!”. Bem, a rodinha serve também como um botão. Se você não acredita em mim, é só “clicar” ela.

Alguns de vocês devem saber que se você segurar o botão do meio e mover o mouse para frente e para trás, pode rolar a página na tela. Mas se você não gosta deste comportamento, ou quer mais versatilidade, permita-me apresentar o X-Mouse Button Control.

Fazendo jus ao nome, este utilitário gratuito lhe permite ter total controle sobre a forma como os botões de seu mouse funcionam. Vamos falar apenas do botão do meio, mas depois que você aprender a lidar com ele, não terá problemas em modificar o comportamento de outros botões também.

xmouse-360px.jpg
X-Mouse: reprograme seus botões do mouse como quiser

Depois de instalado, o X-Mouse intercepta os cliques do botão especificado e realiza uma tarefa. Por exemplo, você pode programar o botão do meio para voltar à página anterior no navegador, para fechar a janela atual, para recortar ou colar texto, ativar o modo “Flip 3D” para alternar entre janelas, “trancar” a sessão, maximizar a janela atual e muito mais.

Meu uso favorito é fazer o botão do meio funcionar como um duplo-clique. Ou seja, em vez de clicar duas vezes com o botão esquerdo para abrir um programa ou documento, basta um clique com o botão do meio. Basta selecionar a opção correspondente na lista “Middle Button” na janela do X-Mouse e clicar em Apply para que ela comece a funcionar imediatamente.

Também é possível ir além, e programar múltiplos comportamentos para cada botão, que mudam de acordo com teclas de atalho (por exemplo, Control + botão do meio) ou até de acordo com o aplicativo ativo. A rodinha pode rolar a página se você estiver usando o navegador, ou aumentar e diminuir o volume se você estiver num Media Player. O site oficial tem um manual (em inglês, no formato PDF) bastante completo, que detalha todas as opções de configuração e modos de uso possíveis.

Em resumo, este é um utilitário realmente poderoso. Se o botão do meio de seu mouse está abandonado, recomendo que você experimente o X-Mouse.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s