7 ajustes rápidos no Windows 7

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2012/01/05/7-ajustes-rapidos-no-windows-7)
Rick Broida, PCWorld EUA

Evite pequenos incômodos e ganhe agilidade com estes truques simples

1. Abra os aplicativos da forma mais fácil

Quer abrir um aplicativo sem tirar as mãos do teclado? Pressione a tecla Windows e digite as primeiras letras do nome do programa (por exemplo, chr para o Chrome), seguidas de Enter. Se você tem programas fixos na barra de tarefas, pode abrir o primeiro deles teclando Windows + 1, o segundo com Windows + 2, e por aí vai.

2. Modifique o comportamento do AutoPlay

Já se perguntou porque um filme em DVD começa a tocar assim que você coloca o disco no drive? É por causa do AutoPlay. Vá ao Painel de Controle / Hardware e Sons / Reprodução Automática e você poderá dizer ao Windows exatamente o que você quer que aconteça a cada vez que você insere um CD ou DVD no drive, ou pluga uma câmera ou smartphone numa porta USB.

3. Desative o gerenciamento automático de janelas

Por padrão o Windows 7 muda automaticamente o tamanho das janelas abertas se você arrastá-las para os cantos da tela. Arraste uma para um dos lados e ela “gruda” lá automaticamente, se redimensionando para ocupar meia tela. Ou arraste-a para o topo da tela para fazer a janela ocupar a tela inteira. Pode ser útil, mas também pode ser um incômodo. Você pode desabilitar este comportamento: vá ao Painel de Controle / Facilidade de Acesso, clique em Facilitar o uso do mouse e marque a opção “Evite que as janelas sejam organizadas automaticamente ao movê-las para a borda da tela”. Clique em OK e pronto!

4. Facilite o diagnóstico usando uma conta de usuário extra

Se você está tendo problemas incomuns com o Windows ou aplicativos do dia-a-dia, experimente usar o PC com uma conta de usuário diferente da que você costuma usar (você pode criar uma nova conta no Painel de Controle, em Contas de Usuário e Segurança Familiar / Adicionar ou remover contas de usuário) e veja se os problema se repetem.

Se não, os problemas que você está tendo provavelmente não são relacionados ao sistema, e podem estar sendo causados apenas por um arquivos de configuração corrompido, por exemplo. Mas se o problema acontece em ambas as contas, pode ser necessário reinstalar o aplicativo ou o próprio Windows.

5. Mostre as extensões de arquivo no Windows Explorer

As extensões de arquivo (um resquício dos tempos do MS-DOS, acredite!) ajudam a indicar qual é o tipo do arquivo com o qual você está lidando. Documentos do Word tem a extensão .doc, fotos tem a extensão .jpg, músicas costumam ter a extensão .mp3, e por aí vai. Atualmente o Windows Explorer, por padrão, esconde as extensões, mas você pode mostrá-las novamente abrindo o Windows Explorer (tecle Windows + E para facilitar) e clicando no menu Organizar / Opções de pasta , na aba Modo de Exibição e desmarcando a opção Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos na lista.

6. Desabilite o trackpad enquanto digita

Você não odeia quando está digitando algo em seu notebook e seu pulso esbarra no trackpad, mandando o cursor pra longe? O utilitário Touchpad 1.2, da DeSofto, pode corrigir isso. Basta baixar e instalar, e seu trackpad será automaticamente desabilitado sempre que você estiver digitando.

7. Evite que os ícones mudem de lugar

O Windows é horrível na hora de restaurar o layout do seu desktop quando muda a resolução da tela, o que pode ser o motivo pelo qual seus ícones estão sempre mudando de lugar. Um utilitário gratuito chamado DesktopOK permite que você salve a posição dos ícones, e restaure a configuração com um simples clique da próxima vez que uma mudança de resolução bagunçar tudo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s