Precisa aprender sobre o Linux? Aí vão 12 sites para ajudar

(http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2011/11/17/precisa-aprender-sobre-o-linux-ai-vao-12-sites-para-ajudar)
Por PC World (US)

A Linux Fundation diz que a falta de profissionais com conhecimentos sobre o sistema é um dos principais problemas reportados pelas empresas.

Como cada vez mais as empresas se voltam para o Linux para resolver situações criticas, saber que a sua equipe de TI tem os conhecimentos necessários é mais importante do que nunca.

Esse é um desafio significativo, já que a demanda por funcionários que dominam o sistema Linux é muito maior que a oferta, o que os tornam a “matéria-prima” do momento, sendo disputados por empresas de médio e grande porte.

A Linux Fundation afirmou que a habilidade com o sistema operacional é um dos principais desafios reportados pelas empresas que usam o OS, enquanto no site de vagas para TI Dice.com a demanda cresce 31% ao ano, em vez dos 20% gerais.

Então como os profissionais de TI podem conseguir esse conhecimento desejado, seja para um novo emprego ou para o atual? Existem inúmeras oportunidades na internet.

1. PaulPaulito.com
Site holandês lançado no início deste ano, o PaulPaulito.com, oferece uma série de vídeos de formação em Inglês, espanhol e alemão. A empresa é uma parceira de treinamento aprovada pelo Linux Professional Institute (LPI), e dá cursos preparatórios para os exames de certificação LPI. O primeiro, por exemplo, foca no exame LPI-101, com uma série de 45 vídeos de 10min; além de exames práticos. Os planos de assinatura são vendidos inicialmente a 49 euros, cerca de 67 dólares, por mês, e podem ser cancelados a qualquer momento.

2. Parceiros do LPI
A própria organização de certificação tem parcerias com várias unidades de treinamento em todo o mundo. Uma consulta regional no site LPI permite pesquisar os parceiros de treinamento perto de você.

3. Red Hat
Fornecedora da Linux, a Red Hat é outra fonte de programas de formação e certificação, que incluem várias ofertas online voltadas para o Red Hat Enterprise Linux. Entre os cursos virtuais estão a administração do sistema Red Hat e solução de problemas, com preços a partir de 1,4 mil dólares.

4. BeginLinux.com
Uma variedade de cursos online autodidatas estão disponíveis em BeginLinux.com, com foco em temas que incluem o Ubuntu Server, Apache Security, e CentOS Server. O preço é 95,95 dólares.

5. Fundação Linux
Da mesma forma, a Linux Foundation também oferece cursos de formação online, além das aulas tradicionais. Embedded Linux, o kernel do Linux, Open Source e Compliance são todos parte da longa lista de ofertas. Os cursos são ministrados usando transmissão de áudio em tempo real e ferramenta Java de colaboração virtual. Na busca do site da Linux Foundation você pode encontrar um de seu interesse. Os preços das aulas virtuais é de 2,7 mil dólares.

6. Canonical
Aqueles que querem aprender mais sobre o Ubuntu também podem encontrar ofertas online no site do OS, que oferece inúmeros cursos na seção de treinamento.

7. IBM
A IBM é outra fornecedora que oferece seus próprios cursos de treinamento em Linux via internet, incluindo várias ofertas que acompanham o ritmo de aprendizagem do internauta. Os preços dos cursos começam em 675 dólares.

8. LinuxCertified
Entre as diversas oportunidades de aprendizagem online, na LinuxCertified também existem muitas opções de ensino à distância, incluindo fundamentos de Linux, por 99 dólares.

9. Free Technology Academy
A organização Free Tecnology Academy oferece muitos cursos online sobre Linux e outras tecnologias de código aberto. O preço por módulo é de 380 euros, ou cerca de 517 dólares.

10. Novell OpenCourseWare
Bem como a Red Hat, Canonical e a IBM, a Novell oferece uma variedade de cursos de formação sobre como utilizar os produtos Linux. O treinamento é gratuito e não há necessidade de registro.

11. Virtual Training Company
A empresa oferece uma ampla série de tutoriais online sobre o Linux, e alguns conteúdos são gratuitos. Os tutoriais requerem Flash ou QuickTime para reprodução. A assinatura mensal de 30 dólares para usuários individuais dá acesso a mais de 900 cursos, incluindo o conteúdo completo para quem tem foco no Linux.

12. E-Learning Center
Parecido com o PaulPaulito.com, o E-Learning Center oferece cursos focados na preparação para a certificação LPI, assim como para a certificação em Red Hat. De qualquer forma, o acesso custa 69 dólares ao ano.

Você conhece outros cursos? Recomende aqui em nossos comentários!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s