9 ajustes poderosos no registro do Windows 7

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/10/11/9-ajustes-poderosos-no-registro-do-windows-7)
Rafael Rigues, PCWorld Brasil

Mexer nas “entranhas” do sistema operacional pode ser assustador, mas como recompensa você pode conseguir alguns recursos bastante interessantes. Veja como!

O que é o registro do Windows? Pense nele como um gigantesco depósito, um banco de dados unificado, hierárquico e de fácil acesso que armazena cada uma das configurações de seu sistema (e uma tonelada de informação adicional). Sem ele, seu computador com Windows não passa de um peso de papel. Danifique-o e você terá um problemão em suas mãos. Entretanto, se você entende o que está fazendo, pode usá-lo para modificar praticamente qualquer parâmetro do Windows que desejar.

Abaixo, listamos nossos ajustes e dicas de registro favoritos. Não se esqueça: você provavelmente não verá os resultados de suas modificações até reiniciar o computador.

Leia também
Seis truques para fazer o Windows parecer mais rápido

Faça um backup!

Antes de começar a “brincar” com o registro, faça um favor a si mesmo e crie um backup das preciosas informações contidas nele. Vamos avisar só mais uma vez: se você danificar o registro, pode não ser nem capaz de carregar o Windows para corrigir o erro.

Para fazer um backup da forma mais fácil basta criar um ponto de restauração do sistema. Abra o Painel de Controle, clique em Sistema e em Proteção do sistema na lista de opções na lateral esquerda da janela. Clique no botão Criar… e siga as instruções para criar um ponto de restauração do sistema. Simples assim.

Você também pode fazer um backup apenas do registro usando o Editor do Registro (regedit), o mesmo programa que você usará para fazer as alterações. Clique em Iniciar e digite regedit na caixa de busca. Na janela do programa clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione a opção Exportar. Uma cópia completa do registro será feita em um arquivo .reg.

Adicione os itens “Copiar para” e “Mover para” aos menus do Windows Explorer

Se você nunca gostou desse negócio de arrastar e soltar, pode editar o registro para adicionar as opções Copiar para pasta… e Mover para pasta… aos menus contextuais do Windows Explorer. Um clique em um destes itens abrirá uma lista com seus discos e pastas, e com outro clique você indica para onde os arquivos devem ir.

No Editor de Registro, vá até a chave HKEY_CLASSES_ROOT\AllFilesystemObjects\shellex\ContextMenuHandlers. Clique com o botão direito na chave ContextMenuHandlers e selecione Nova / Chave. Dê a ela o nome de CopyTo. Clique nela, dê um duplo-clique no valor (Padrão) no lado direito da janela e digite {C2FBB630-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13} em Dados do valor.

Para criar o comando Mover para pasta… execute os mesmos passos, mas crie uma chave chamada MoveTo e use {C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13} nos Dados do valor.

Desligue o Aero Snap

Por padrão as janelas no Windows 7 são atraídas para os cantos da tela automaticamente, como um pedaço de metal puxado por um imã. A Microsoft chama este recurso de “Aero Snap” e ele pode ser muito útil na hora de trabalhar com dois documentos lado-a-lado, por exemplo. Mas e se você simplesmente quer arrastar uma janela para o canto da tela sem que o sistema operacional controle seu tamanho e posição? Nesse caso basta desativar o Aero Snap usando o registro.

Navegue até a chave HKEY_CURRENT_ USER\Control Panel\Desktop. Lá, procure por um item chamado WindowArrangementActive, que por padrão tem o valor 1. Dê um duplo-clique no item, mude o valor para 0, e o Aero Snap já era.

Mude o comportamento das miniaturas das janelas

Se você parar o cursor do mouse sobre um ícone na barra de tarefas por uma fração de segundo, verá uma “miniatura” com o conteúdo exato da janela do programa que o ícone representa. Legal, não? Mas se você é impaciente e quer uma miniatura na hora, sem espera nenhuma, está com sorte. Há uma chave do registro para isso.

No Editor de Registro navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\ CurrentVersion\Explorer\Advanced. Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no painel direito da janela e selecione a opção Novo / Valor DWORD (32 Bits). Dê a ele o nome de ExtendedUIHoverTime. Dê um duplo-clique nele, substitua 0 por 1 em Dados do valor e mude a Base para Decimal.

Mude seu nome no Windows

Esse é divertido: quando você instala o Windows o sistema pergunta seu nome, o nome de sua organização e o nome que você quer dar para a máquina. O problema? Você pode mudar o nome da máquina o quanto quiser no Painel de Controle, mas não pode mudar o nome da pessoa para quem o sistema está registrado.

Para corrigir isso vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion. Você verá uma variedade de itens no lado direito da janela. Dê um duplo-clique no item RegisteredOwner e em Dados do valor coloque o nome que você quiser.

Desabilite o “reboot” automático após uma atualização

O Windows Update é uma das melhores ferramentas do sistema, já que pode baixar e instalar atualizações sozinho, sem que você tenha que se preocupar com elas. Infelizmente ele também tem o péssimo hábito de reiniciar o seu computador automaticamente quando você termina, o que pode ser um incômodo (fazendo você reabrir as abas do navegador) ou um desastre (se você não tiver salvo sua tese de mestrado).

Felizmente é possível desabilitar o “reboot” automático. Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows. Clique com o botão direito do mouse nela e selecione a opção Novo / Chave. Chame-a de WindowsUpdate. Agora clique com o botão direito do mouse nesta chave, selecione novamente Novo / Chave e crie uma outra chave chamada AU. A hierarquia deve ser:

HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU.

Clique na chave AU e depois clique com o botão direito em um espaço vazio no painel direito da janela. Selecione a opção Novo / Valor DWORD (32 Bits). Chame-o de NoAutoRebootWithLoggedOnUsers. Dê um duplo-clique neste novo item e mude o valor de 0 para 1.

Faça seu PC mostrar a “tela azul” quando quiser

Não sei pra quê alguém usaria este recurso, mas ele existe: se você mudar alguns valores no registro, pode fazer seu PC mostrar a “tela azul da morte” sempre que segurar Ctrl e teclar Scroll Lock duas vezes (só funciona com teclados USB). Deve ser ótimo para quando você precisa de uma desculpa para enrolar no trabalho.

Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\kbdhid\Parameters. Clique com o botão-direito do mouse em um espaço vazio no painel direito da janela e selecione a opção Novo / Valor DWORD (32 Bits). Dê a este item o nome de CrashOnCtrlScroll. Agora dê um duplo-clique nele e mude o conteúdo de Dados do valor de 0 para 1. E prepare-se para o impacto!

Esconda itens inúteis no Painel de Controle

Você acha que o Painel de Controle do Windows tem itens que você nunca irá usar? Quando foi a última vez que você precisou mexer nas configurações no Gerenciador de Credenciais? ou em Telefone e Modem? ou no Windows CardSpace? Infelizmente o Painel de Controle não é que nem uma janela do Windows Explorer, e não é possível mover ou excluir itens. A não ser que você peça uma ajudinha ao registro.

Navegue até a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer. Se não houver uma chave Explorer debaixo de Policies, crie-a. Clique em Explorer, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no painel direito da janela selecione Novo / Valor DWORD (32 Bits). Chame-o de DisallowCpl, dê dois cliques sobre ele e mude o conteúdo de Dados do valor de 0 para 1.

Agora clique com o botão direito do mouse sobre a chave Explorer e crie uma nova chave abaixo dela chamada DisallowCpl. Selecione-a, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no painel direito da janela e crie um novo Valor da Cadeia de Caracteres. Para cada ícone do Painel de Controle que você quiser ocultar, você precisará criar uma série de valores da Cadeia de Caracteres em ordem numérica: ou seja, para esconder dois ícones você precisará criar um valor 1 e um 2. Os números devem ser sequenciais para que a dica funcione.

O valor de cada Cadeia de Caracteres deve ser idêntico ao nome do item do Painel de Controle que você quer ocultar (ex: Programas e Recursos ou Central de Ações).

Esconda a opção de busca por programas na web

Dê um duplo-clique em um arquivo que o Windows não reconhece e você verá a velha janela perguntando se você quer usar a internet para encontrar um programa que possa abrí-lo. Alguém aí usa essa função? Nós não, e ficamos felizes em saber que existe um ajuste simples no registro para eliminar para sempre esta janela.

Encontre a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer. Clique sobre ela, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio no painel direito da janela e selecione a opção Novo / Valor DWORD (32 Bits). Dê a ele o nome de NoInternetOpenWith, dê um duplo-clique sobre ele e mude os Dados do valor para 1.

Pregue uma peça em alguém

Você divide seu desktop ou laptop com outras pessoas? Quer deixar uma mensagem engraçadinha para elas que será exibida sempre que eles se logarem no PC? Existe um ajuste no registro que faz com que uma mensagem apareça no início de cada sessão, e força os usuários a clicar nela antes de prosseguir com o logon.

Navegue até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Policies\System. Dê um duplo-clique no item legalnoticecaption. Qualquer coisa que você digitar em Dados do valor será o cabeçalho de sua mensagem. Dê um OK e um duplo-clique em legalnoticetext. Aqui, coloque em Dados do valor o texto da mensagem. Seja criativo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s