Opinião: Tablet Android baratinho? Pense bem antes de botar a mão no bolso

(http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/09/21/opiniao-tablet-android-baratinho-pense-bem-antes-de-botar-a-mao-no-bolso)
Por PC World / Índia

Apesar de possuírem preços mais atraentes, esses aparelhos nem sempre valem o investimento por trazerem hardware com baixa capacidade.

Então, você tem algumas centenas de reais para gastar e decidiu comprar aquele tablet chinês com Android bacana que viu outro dia? Antes de mais nada, deixe-me dizer porque essa é uma decisão muito ruim.

1-Hardware seriamente fraco
A Google tem sido muito liberal em estabelecer os requisitos mínimos de sistema para os aparelhos Android 2.2 (Froyo) ou versão anterior, e só porque o hardware de um tablet atende essas exigências não significa que ele está pronto para sair rodando por aí. Você já ficou frustrado por não poder rodar um game ou app corretamente em seu PC, mesmo com ele atendendo aos requisitos mínimos de sistema? Essa situação é muito parecida. Se o tablet chinês tem uma tela de 7 a 10 polegadas e oferece uma resolução de 800×480 pixels ou maior, precisará ter ao menos um processador de 1GHz para mostrar qualquer sinal de boa usabilidade – sendo que essa potência nos chips não é oferecida pela maioria desses tablets. Além disso, você provavelmente não poderá ter uma boa experiência jogando games que exibem mais do que algum “Angry Birds” ou outro título desse tipo.

2-Touchscreen? Então tá, se você diz
Não estou entrando no debate de touchscreen capacitivo vs. resisitivo. Apesar de concordar que uma tela resistiva é melhor se você gosta de usar uma caneta stylus, o sistema Android é desenvolvido para ser usado com uma tela capacitiva que suporta gestos de deslizamento e multitoque. Possuir um tablet Android com uma tela de 7” (ou maior) que não seja a mais fácil de usar com os dedos e não suporte multitoque é algo bastante sem sentido.

3-Sem suporte
Todo mundo tem histórias assustadoras relacionadas a serviço de atendicmento ao consumidor. Se você é uma daquelas pessoas que estranhamente quer um suporte para um aparelho em que gastou seu dinheiro suado, então está sem sorte (a não ser, obviamente, que o vendedor seja um parente ou amigo próximo. Você terá a ajuda, mas os próximos jantares em família serão um pouco estranhos).

4-Você realmente precisa de um tablet?
Quando pergunto a alguém a razão de comprar um tablet, a maior parte das respostas gira em torno do fato de que ele roda Android e por isso é como comprar um smartphone Android com uma tela grande. O fato é que você provavelmente não estará usando o aparelho como um telefone, principalmente por causa do seu tamanho e para não parecer estúpido. Muitas pessoas também querem navegar na web ou assistir a vídeos nele. Claro, ele tocará seus vídeos "normais", mas não espere ver clipes em 720p ou 1080p (HD e Full HD). Além disso, um tablet chinês comum oferecerá uma terrível experiência de navegação em razão da já mencionada tela touch de má qualidade e das limitações de hardware para sites relativamente pesados.

O tablet também não um substituto de note/netbook porque não é construído para todas as coisas que você normalmente faz em um computador. Por isso, antes de ir em frente e gastar dinheiro, pergunte-se: realmente preciso de um?

5-OK, então existem exceções
Após isso tudo, vou admitir que existem algumas coisas em que um tablet (até mesmo um chinês) pode ser bom. Se você está realmente interessado no sistema da Google e quer brincar com diferentes ROMs customizadas sem se preocupar em “brickar” (inutilizar) seu aparelho, então um tablet barato pode ser um bom investimento (é claro que as pessoas com essa aspiração já deixaram de ler esse artigo há alguns parágrafos). Além disso, a tela grande significa que o tablet é útil para ler livros eletrônicos (e-books). No entanto, você pode sofrer com um desempenho instável de bateria e uma tela que não é útil para longas jornadas de leitura.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s