Saiba como instalar o Windows 8 em uma partição nova

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/09/20/saiba-como-instalar-o-windows-8-em-uma-particao-nova)
PC World / EUA

Processo é indicado para quem não quer deixar o novo Windows, ainda em fase de testes, como o sistema principal no computador

Então você quer testar o Windows 8. Ótimo! Mas você não é imprudente o bastante para testar uma versão em desenvolvimento como seu sistema operacional principal – você só quer “brincar” um pouco com o SO, certo?

Pois bem, vamos te mostrar como baixar e instalar a versão preview para desenvolvedores do Windows 8 em uma partição separada (ou disco rígido separado, se você tiver outro). E se você não quer criar em seu disco uma outra partição, confira nossa dica sobre como Instalar o Windows em uma Máquina Virtual.

Se você tem um HD extra dando sopa, esse processo é bastante fácil: baixe a ISO apropriada do Windows 8 pelo site da Microsoft, grave em um DVD, desligue o PC, coloque o HD na máquina e conecte-o com sua placa-mãe.

Inicie o computador e aperte a tecla que te permite acessar o menu de inicialização da sua placa ou mude as opções de boot na BIOS para que seu disco óptico seja reconhecido antes do seu disco rígido; você deve então fazer boot do novo disco do Windows 8. Depois disso, apenas rode o instalador do Windows 8 e instale o sistema operacional em seu novo disco.

windows8particaonova01.jpg

Instalar o Windows 8 em uma partição nova é o mais indicado já que o sistema ainda não foi finalizado

No entanto, se você só possui um disco rígido em seu sistema, terá de ser um pouco mais criativo para instalar o Windows 8 sem acabar com a sua instalação existente do Windows. Bem-vindo ao mundo da partição de drives: em termos leigos, o ato de particionar pega a capacidade total de armazenamento de um disco e divide em pedaços separados de dados. Seu sistema operacional então trata essas partições como volumes separados de armazenamento.

Imaginando que você esteja usando o Windows Vista ou Windows 7 no seu PC, abra o Painel de Controle (em Iniciar) e vá até a tela Ferramentas Administrativas. Lá, dê um clique duplo na opção Gerenciamento de Computador. Quando essa janela aparecer, clique no submenu “Gerenciamento de Disco” na opção Repositório, na barra lateral esquerda.

Você verá seu disco rígido (e óptico) na tela: seu disco primário já deve aparecer dividido em um volume “Sistema Reservado” e seu volume C:\ principal.

windows8particaonova02.jpg

Novo sistema da Microsoft também será compatível com tablets

Dê um clique com o botão direito do mouse no volume C:\ selecione a opção “Reduzir Volume” e, então, reduza o tamanho do seu volume em pelo menos 16 GB para uma instalação 32-bit do Windows 8 ou em 20 GB para uma instalação de 64-bit.

windows8particaonova03.jpg

Você só precisa de uma mídia de DVD e alguns minutos para instalar o Windows em uma partição separada

Você agora verá um novo pedaço de armazenamento monocromático e “desalocado” aparecer perto do seu volume C:\, na visualização gráfica. Dê um clique com o botão direito nela, selecione a opção Novo Volume Simples e clique no botão Próximo até alcançar a tela para designar letras e caminhos do disco.

Sinta-se livre para designar a letra de drive que preferir (como G:\, por exemplo). Clique em Próximo mais uma vez e dê um nome legal para o seu volume; agora aperte Próximo (e então Finalizar) para formatar rapidamente o volume como uma partição NTFS.

windows8particaonova05.jpg

Para quem não quer passar por esse processo, também é possível rodar o Windows 8 em uma máquina virtual

Em seguida, grave a imagem do Windows 8 em um disco usando um programa gratuito como o Imgburn ou o CDBurnerXP, então reinicie seu PC, acesse o menu de setup BIOS (tipicamente ao apertar a tecla Delete ou outra especificada enquanto o PC inicia), e mude o boot para que seu computador inicie a partir do seu drive óptico, em vez do seu HD primário, quando você reiniciar a máquina. Uma vez que seu PC inicie a partir do DVD do Windows 8, apenas instale o Windows 8 em uma nova partição (identificável pela letra do drive e o nome que você escolheu).

Dica extra: após ter baixado o Windows 8 pela primeira vez, você poderá editar as configurações de boot do Windows para deixar o boot do Windows 7 como padrão, em vez do Windows 8 (o que acontece algum tempo após você deixar de selecionar o sistema por contra própria).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s