Seis truques para fazer o Windows parecer mais rápido

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/06/07/seis-truques-para-fazer-o-windows-parecer-mais-rapido)
Sarah Jacobsson Purewal, PCWorld EUA

Reduza o tempo de boot e torne o sistema um pouco mais ágil com estas mudanças no Registro.

O Registro do Windows é um banco de dados que armazena a configuração do sistema operacional e dos aplicativos instalados. Isto inclui tudo, desde o tempo que o cursor do mouse precisa ficar parado sobre o botão de um aplicativo na barra de tarefas antes que um preview da janela correspondente apareça até ajustes de desempenho.

Há um grande número de ajustes que podem ser feitos no registro para deixar o Windows Vista e o Windows 7 mais rápidos – ou pelo menos dar essa impressão – encurtando o tempo de duração de animações ou reduzindo a espera entre ações.

Mas antes de de mexermos nas entranhas do sistema operacional, você precisará de um backup confiável do registro, caso algo dê errado. Embora editar o registro não seja tão assustador quanto parece, uma mudança incorreta pode afetar todo o sistema.

Fazendo um backup completo

Para fazer o backup do registro recomendamos um freeware chamado ERUNT, que é simples de usar, mais confiável que o utilitário Restauração do Sistema incluso com o Windows e roda no Windows XP, Vista e 7, mesmo versões de 64-Bits.

Instale e rode o programa. Por padrão ele irá criar armazenar os backups em uma pasta com a data do dia (ex: 06-06-2011) dentro da pasta C:\Windows\ERDNT\. Usá-lo é muito simples, basta clicar OK na janela principal e aguardar o backup, que deve levar menos de um minuto.

Se você receber uma mensagem de erro durante o backup, execute o programa como administrador (clique com o botão direito do mouse sobre seu ícone e escolha a opção Executar como administrador

A alternativa: backup parcial

Se você está modificando apenas uma parte do registro e sabe qual é, não precisa fazer um backup completo. É possível usar o recurso de exportação para fazer backup apenas da parte que será modificada.

Clique no botão iniciar, digite regedit no campo de pesquisa e tecle Enter para abrir o Editor do Registro. Agora clique com o botão direito do mouse na chave do registro que pretende modificar, e selecione a opção Exportar. Dê um nome para o arquivo (ele será salvo com a extensão .reg) e indique onde deseja salvá-lo.

Se algo der errado com uma alteração basta dar dois cliques no arquivo .reg para desfazê-la, retornando todas as chaves modificadas ao seu valor original. Entretanto, isto não irá remover chaves e valores que você tenha criado manualmente.

Agora que você já tem um backup do registro, é hora de começar a modificá-lo. Abra o Editor do Registro e experimente as mudanças a seguir.

Acelere o Aero Peek

O Aero Peek é um recurso do Windows 7 que permite que você enxergue o desktop “através” das janelas abertas quando para o cursor do mouse sobre o botão “Mostrar área de trabalho” no canto direito da barra de tarefas (ao lado do relógio). Por padrão, este recurso emtra em ação após o cursor ficar sobre o botão por 500 milisegundos (meio segundo). Mas você pode modificar esse tempo:

1. Abra o Editor de Registro e no painel à esquerda navegue até HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Explorer > Advanced (clique na > ao lado de cada item para expandí-lo e encontrar o item seguinte).

2. Clique com o botão direito no mouse no painel da direita e escolha a opção Novo > Valor DWORD (32 Bits). Dê a este valor o nome de DesktopLivePreviewHoverTime. Atenção às maiúsculas.

3. Dê dois cliques no valor que acabou de criar. Em Base marque a opção Decimal e digite o tempo de espera desejado (em milisegundos) no campo Dados do Valor. Clique OK e pronto. Você pode fazer a espera menor (por exemplo, aumentando o valor para 1000 para 1 segundo) ou menor (por exemplo, use 250 para reduzir a espera pela metade).

4. Faça logoff e login novamente para que a mudança tenha efeito.

Acelere os previews na barra de tarefas

Quando você para o cursor do mouse sobre um ícone na barra de tarefas no Windows Vista ou Windows 7, surge uma miniatura da janela correspondente. Por padrão, o tempo de espera até que a miniatura surja é de 400 milisegundos, ou pouco menos de meio segundo. Se você acha esse intervalo lento (ou rápido) demais, pode alterá-lo com o ajuste a seguir:

1. Abra o Editor de Registro e navegue até HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Explorer > Advanced.

2. Clique com o botão direito do mouse no painel direito da janela e selecione a opção Novo > Valor DWORD (32 Bits). Dê ao novo valor o nome de ExtendedUIHoverTime.

3. Dê um duplo-clique no valor recém-criado e em Base marque a opção Decimal. Em Dados do Valor coloque o tempo de espera desejado, em milisegundos. Clique OK.

4. Faça logoff e login novamente para que a mudança tenha efeito.

Acelere os menus

Quando você clica em um menu no Windows Vista ou Windows 7, ele surge graciosamente com um efeito de “fade in”, como que se materializando do nada. Some todos os cliques que você dá em menus ao longo do dia e você verá que isso é uma perda de tempo. Para acelerar esta animação, faça a modificação abaixo:

1. Abra o Editor de Registro e vá até HKEY_CURRENT_USER > Control Panel > Desktop.

2. Encontre a opção MenuShowDelay e dê um duplo-clique sobre ela. Ajuste o valor (sempre em milisegundos) para o tempo desejado. O padrão é 400 milisegundos, pouco menos que meio segundo.

3. Faça logoff e login novamente para que a mudança tenha efeito.

Impeça os reboots

Se você tem o hábito de deixar o computador ligado o tempo todo (como eu), ocasionalmente terá problemas com os “reboots” automáticos após uma atualização do sistema: após instalar uma atualização importante o Windows pode avisar que é necessário reiniciar o computador, e que isso será feito automaticamente em 10 minutos a não ser que você peça para adiar. Se você não estiver por perto para ver o aviso o computador será reiniciado, e você perderá quaisquer arquivos abertos que não tenham sido salvos.

Mas há um jeito fácil de evitar esse comportamento irritante. E a dica funciona no Windows XP, Windows Vista e Windows 7:

1. Abra o Editor de Registro e vá até HKEY_LOCAL_MACHINE > SOFTWARE > Policies > Microsoft > Windows.

2. Clique com o botão direito do mouse no painel direito da janela e selecione Novo > Chave. Isso irá criar uma “pasta” no painel esquerdo. Dê a ela o nome de WindowsUpdate.

3. Clique sobre a nova pasta e novamente clique com o botão direito do mouse no painel direito da janela. Selecione Novo > Valor DWORD (32 Bits). Dê a este valor o nome de NoAutoRebootWithLoggedOnUsers.

4. Dê dois cliques sobre o valor recém-criado e mude o campo Dados do Valor para 1. Não mexa em mais nada e clique em OK.

5. Faça logoff e login novamente. A partir de agora, o Windows nunca mais irá reiniciar sem sua permissão explícita.

Desabilite os balões de notificação

Se você odeia os balõezinhos com avisos e informações pipocam constantemente na área de notificação (“Seu PC está em risco”, “O dispositivo pode ser removido”, etc), há uma forma de desabilitá-los. Siga estes passos:

1. Abra o Editor de Registro e vá até HKEY_CURRENT_USER > Software > Microsoft > Windows > CurrentVersion > Explorer > Advanced.

2. Clique com o botão direito do mouse no painel da direita e selecione a opção Novo > Valor DWORD (32 Bits). Dê a este valor o nome de EnableBalloonTips.

3. Dê um duplo-clique no valor recém criado e modifique o campo Dados do Valor para 0. Não mexa em mais nada e clique em OK.

4. Faça logoff e login novamente, e os balões nunca mais irão aparecer.

Faça o XP “dar boot” mais rápido

O Windows XP demora demais para carregar? Veja como acelerar o processo com um pequeno ajuste:

1. Abra o Editor do Registro e vá até HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > ContentIndex

2. No painel da direita há um valor chamado StartupDelay. Dê um duplo-clique para abrí-lo. Mude Base de Hexadecimal para Decimal e em Dados do Valor digite 40000 (o padrão é 480000).

3. Reinicie o computador e note a diferença. Esta dica funcionou muito bem em meu notebook, mas notei que valores abaixo de 40000 não fazem diferença alguma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s