Artigo: 10 ferramentas que seriam legais no iPad 2

(http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/02/28/artigo-10-ferramentas-que-seriam-legais-no-ipad-2)
Por Macworld / EUA

Nova geração do tablet deve ser apresentada amanhã, 2/3. Lista de melhorias inclui câmera, maior quantidade de memória RAM e segundo alto-falante.

O convite enviado pela Apple para o evento de imprensa na próxima quarta-feira, 2/3, não afirma explicitamente o que será mostrado. Mas após uma olhada rápida no convite – que mostra a borda de um iPad atrás de uma página de calendário com o número “2” – não é preciso de uma fonte interna na “maçã” para concluir que uma nova versão do tablet provavelmente faz parte da pauta. Afinal de contas, faz mais de um ano desde que a companhia revelou o primeiro iPad – tempo o bastante para Steve Jobs e Cia. prepararem algo para nos impressionar de novo.

Considerando que a empresa já vendeu cerca de 15 milhões de unidades do seu tablet, a Apple certamente não precisa da nossa ajuda para ter ideias para o novo iPad. Mesmo assim, após dar uma olhada no modelo atual do aparelho é fácil encontrar algumas áreas que poderiam ver melhorias, refinamentos, ou até – nós ousamos sugerir – novos recursos que poderiam levar o iPad para novas direções emocionantes.

conviteeventoipad01.jpg

Convite de evento da Apple sugere apresentação do iPad 2 nesta semana

Seguem abaixo 10 adições para o iPad que esperamos que estejam na prancheta da Apple para o evento da próxima quarta.

Mais memória
A multitarefa chegou ao iPad no último trimestre de 2010 com a atualização do sistema iOS 4.2. E apesar de a Apple alegar que a implementação do iOS é desenvolvida para usar memória de maneira mais eficiente do que a multitarefa verdadeira, qualquer pessoa que usa vários apps sabe que uma vez que você abriu muitos deles, o tablet pode começar a se “arrastar”. A mudança entre aplicativos fica lenta, os jogos “engasgam”, e algumas vezes programas com uso intensivo de memória simplesmente fecham, exibindo uma mensagem dizendo que não têm memória o suficiente para rodar.

Para muitos de nós, então, a necessidade mais urgente para o iPad é conhecida de qualquer usuário veterano de computadores – mais memória RAM. Apesar de o iPad ainda liderar o mercado de tablets em termos de usabilidade, popularidade e oferta de aplicativos, muitos de seus rivais estão planejando oferecer o dobro de memória de RAM (ou mais). Por exemplo, o Samsung Galaxy Tab traz 512MB de RAM, enquanto o Motorola Xoom inclui 1GB, assim como o BlackBerry PlayBook (quando for lançado). Considere que há apenas 256MB de RAM do modelo atual do iPad.

Câmeras, muitas câmeras
Uma câmera é talvez o recurso mais óbvio para um novo iPad, uma das poucas habilidades que ele não compartilha com os outros aparelhos iOS. A vantagem de uma câmera frontal é óbvia: a Apple têm espalhado lentamente seu recurso de videochamada FaceTime pela sua linha de produtos, começando com o iPhone no meio do ano passado e chegando ao iPod Touch 4G e aos Macs nos trimestre seguintes. O iPad seria a progressão seguinte mais lógica.

Mas os rumores parecem divididos quanto a uma câmera traseira, com muitos especialistas apontando que as pessoas provavelmente não usarão seu iPad para tirar fotos como fazem com seu iPhone ou iPod Touch. Mas essa é apenas metade da história – lembre-se, por exemplo, que o FaceTime no iPhone ou iPod Touch te permite trocar de câmera, para mostrar ao seu parceiro de conversa o que você está vendo (ótimo para mostrar os primeiros passos do seu filho ou uma paisagem das suas férias, por exemplo). E pense em todos os apps para iOS que te permitem usar a câmera traseira de forma engenhosa, seja para escanear códigos de barra, procurar por um lugar para comprar um livro ao fotografar sua capa ou até mesmo depositar um cheque em sua conta. Seria mais um recurso de hardware que os desenvolvedores poderiam usar para criar novos programas inteligentes.

facetime390

Já disponível no iPhone 4 e no iPod Touch 4G, FaceTime pode aparecer no iPad 2

Tethering de câmera
Falando em câmeras e no iPad, muitos fotógrafos adotaram o tablet da Apple como seu aparelho portátil na estrada ou em uma locação. O iPad Camera Connection Kit, da Apple, permite aos usuários descarregarem vídeos e imagens de sua câmera ou cartão de memória. Mas no iPad 2 nós adoraríamos ver a companhia dar um passo à frente e oferecer aos fotógrafos a habilidade de realizar tethering direto e via wireless de suas câmeras durante as sessões (uma opção que a comunidade de jailbreak já conseguiu habilitar com sucesso).

Atualmente, fotógrafos que querem controlar suas câmeras a partir do iPad podem fazer isso ao usar um aplicativo – desde que adicionem um computador com Wi-Fi habilitado à sua configuração. Mas esse setup só é útil em um ambiente de estúdio. Se a Apple adicionasse tal recurso diretamente no iPad, a tela maior do tablet ofereceria não apenas melhor enquadramento e preview, mas a capacidade de controlar e disparar sua câmera remotamente abre uma gama de novas opções para fotógrafos querendo fotografar em locação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s