5 dicas para aumentar sua produtividade no Google Chrome

(http://idgnow.uol.com.br/internet/2011/02/21/5-dicas-para-aumentar-sua-produtividade-no-google-chrome)
Por Redação do IDG Now!

Navegador, por ser enxuto, deixa de entregar certos recursos básicos. Mas é possível compensar facilmente algumas dessas carências.

Por ser enxuto, o Chrome deixa de atrair usuários que precisam de funções que não estão presentes no navegador. A maioria delas, no entanto, pode ser adicionada com a ajuda de extensões. Outras podem ser ativadas mediante pequenos ajustes no software.

A seguir, listamos cinco dicas que devem suprir certas carências que o browser possui – uma escolha deliberada da própria Google, que em vez de carregar o navegador com uma tonelada de recursos, optou pela leveza.

1::Histórico de navegação
Reconheçamos: O histórico de navegação do Google Chrome é bem básico e oferece poucas opções de pesquisa. Com a extensão History 2, no entanto, é possível alterar o modo como as páginas são exibidas – alfabeticamente, por data de visita ou número de acessos – ou filtrá-las, de modo que, por exemplo, só aquelas que foram abertas há dois dias sejam exibidas.

2::Cuidando da imagem
No navegador da Google não há uma função específica para verificar, rapidamente, as propriedades de uma imagem. Mas isso pode ser rapidamente corrigido com o complemento Image Properties Context Menu. Basta um clique na foto e você poderá visualizar na tela nome, localização, dimensão, tamanho e formato de arquivo relacionados.

3::Download de vídeos
Quer baixar vídeos do YouTube? Há também uma extensão só para isso. No entanto, nossa preferência recai sobre o aTube, um programa mais completo que funciona como um aplicativo real e não como um mero complemento para o Chrome.

A vantagem do aTube é que, além de baixar o vídeo de vários sites – e não apenas do YouTube -, ele é capaz de converter o arquivo para o formato escolhido pelo usuário.

4::Enviando páginas por e-mail
Com os ajustes padrão do Chrome, não é possível enviar – com poucos cliques – uma página por e-mail. Para corrigir isso, existe um macete muito útil.

Selecione com o botão direito a barra de favoritos e aperte “Adicionar Página”. Em seguida coloque qualquer texto na página do nome – “Enviar Link”, por exemplo – e insira o seguinte código na URL: javascript:location.href=’mailto:?SUBJECT=’+document.title+’&BODY=’+escape(location.href);

Agora, quando quiser mandar uma mensagem com o link do site, basta clicar em “Enviar Link” – é importante destacar que seu programa de e-mail padrão é que será aberto.

5::Gerenciador de sessões
Se você não está com tempo para ler todas as páginas abertas no seu navegador, mas quer acessá-las novamente no dia seguinte, relaxe: há uma opção nativa no Chrome que ajuda justamente nisso.

Vá em Opções e selecione o item “Abrir novamente as páginas abertas na última vez”. Se quiser, no entanto, algo mais completo, a extensão “Fresh Start” é recomendada. Com ela, o usuário poderá gravar várias sessões e carregá-las quando bem entender. É possível, por exemplo, deixar uma para notícias de tecnologia, outra para e-mails e redes sociais, e assim por diante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s