Artigo: Cinco razões para você comprar um tablet

(http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/02/18/artigo-cinco-razoes-para-voce-comprar-um-tablet)
Por Armando Rodriguez, CIO/EUA

São portáteis, servem para o trabalho e para o lazer e têm ótima autonomia. Igual ao seu smartphone? Não, a tela deles é muito melhor.

Com diversos tablets sendo anunciados, você deve estar se perguntado: “o que eles têm que o meu computador e o meu smartphone não oferecem?”.

No começo, não me senti tentado a comprar um tablet – não via necessidade. Mas, depois de observar, em coletivas, alguns jornalistas com o iPad, resolvi adquiri-lo. Nas primeiras semanas, devo admitir, o principal uso que fiz dele foi para a leitura de quadrinhos, porém, não demorou muito para encontrar outras tarefas a calhar – como rápidas pesquisas na Internet durante reuniões profissionais ou o gerenciamento de meus e-mails.

Com a iminente chegada do Motorola Xoom, e de outros aparelhos com Android Honeycomb, a revelação do HP TouchPad, com Web OS, e o PlayBook, da RIM, cada vez mais próximo, os consumidores terão alternativas ao dispositivo da Apple.

Por mais que, a meu ver, um tablet não possa substituir o computador principal, ele possui inúmeras utilidades. Eis cinco que mais me agradaram:

Portabilidade
Os tablets são muito mais leves que notebooks, e, portanto, bem mais fáceis de carregar na mochila. Alguns são pesados para segurar com apenas uma das mãos – deixando a outra para manuseá-lo – mas não pesam quando apoiados nas pernas. São ótimos para tarefas rápidas – como enviar um e-mail durante o intervalo televisivo, por exemplo – e não têm um boot demorado como dos computadores. Raramente, suas carcaças ficam quentes, como as de notebooks.

Um smartphone também tem essas vantagens, mas é bem mais confortável poder visualizar o site por inteiro, algo que não é possível nos celulares. Sem contar que segurar uma página da Internet em suas mãos dá uma ótima sensação, como se você estivesse segurando o futuro – que já chegou para você.

Produtividade
Acho difícil que alguém escreva um tratado em um tablet. No entanto, ele pode ser um ótimo companheiro em sua atividade profissional, para checar as últimas mensagens ou para gerenciar sua agenda. Aqui no meu trabalho deixo o iPad próximo ao computador, como se fosse uma máquina a mais. Deixo o aplicativo de e-mail aberto de modo que, sempre quando chega algo novo, vejo na hora. Para reuniões, escrevo notas sobre o que falar e baixo documentos que podem servir como referência. Dessa forma, não preciso buscar em uma pilha de papéis a tabela que me refiro.

Estudantes também deverão ver o tablet como algo muito útil. Em vez de carregar inúmeros livros, podem levá-los em arquivo digital. Sem contar a economia, já que, em geral, eles custam menos do que no formato impresso.

Entretenimento
Tablets são ótimos para diversão. Já que o tablet é basicamente uma tela grande, ele é um ótimo dispositivo para assistir filmes e programas de TV. Ao tentar ver um filme épico como “A Origem”, uma tela de 7 polegadas não corta a imagem. Com serviços como Netflix e o Hulu Plus (não disponíveis no Brasil, a menos que você burle as restrições técnicas criadas pelas empresas), não é preciso sequer preencher a memória do tablet com arquivos; em vez disso, o usuário pode fazer streaming de bibliotecas inteiras diretamente para o aparelho.

Games são também uma ótima fonte de entretenimento. É possível passar incontáveis horas jogando Angry Birds e, já que todos os controles são baseados em touch, isso força os desenvolvedores a serem mais criativos, levando a um gameplay completamente diferente e inovador.

Adaptabilidade
Jogos não são as únicas coisas que podem ser baixadas no tablet. Umas das coisas mais legais desse tipo de dispositivo é que a maioria deles – os que valem o dinheiro investido, pelo menos – possui uma loja virtual na qual há diversos apps disponíveis para download que dão um novo nível de funcionalidade ao equipamento. Gosta de ler notícias e ficar por dentro dos acontecimentos ao redor do mundo? Baixe alguns aplicativos de notícias. Adora tuitar e passa o dia inteiro no Facebook? Instale alguns apps de redes sociais para ficar em contato constante com seus amigos.

Apesar de que também é possível customizar seu computador, instalar aplicativos em um tablet é um processo muito mais simples e limpo. Não é preciso lidar com chaves de produtos ou códigos de registro, e muitos aplicativos são baixados e instalados em questão de segundos. Tablets também são uma ótima ferramenta para pessoas que vivem com o pé a estrada; usuários que precisam de funcionalidades que não encontram em seus smartphones, mas não querem carregar algo com o peso ou tamanho de um notebook.

Vida útil da bateria
Uma das razões pelas quais usar um tablet é muito mais prático do que um laptop é a autonomia maior de bateria do tablet. A bateria de um laptop comum dura mais ou menos duas horas e meia até precisat voltar a ser plugado na tomada, enquanto é possível passar um dia inteiro usando o iPad ou o Galaxy Tab sem que eles parem de funcionar. Até meu Droid Incredible da HTC precisa ser plugado pelo menos duas vezes ao dia, e esse número pode aumentar se houver navegação na web. Andar por aí com carregador de laptop, além da chance de não possuir um adaptador disponível, pode ser muito inconveniente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s