Aprenda a conservar sua TV de tela plana, smartphone e câmera

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2011/02/04/como-conservar-sua-tv-de-tela-plana-smartphone-e-camera)
Lincoln Spector, da PC World EUA

Quer que seus eletrônicos durem mais? Então veja como limpar e cuidar corretamente deles

Você tem que cuidar de suas coisas, todas elas. E como seu carro e sua casa, seu aparelhos eletrônicos, não importa se grandes ou pequenos, precisam ficar limpos e protegidos de acidentes.

Já demos dicas de como limpar um PC empoeirado. Desta vez, vamos nos concentrar em sua TV de alta-definição, seu smartphone e sua câmera digital. Mas antes de discutir cada item separadamente, vamos falar sobre uma tarefa de manutenção que todos tem em comum.

Limpando a tela

Sua TV, seu smartphone e sua câmera tem telas, e elas provavelmente são de cristal líquido. Uma tela suja vai prejudicar sua diversão e informação. Entretanto elas são muito delicadas, e se você limpar uma tela de forma errada irá arruiná-la para sempre.

A principal ferramenta de que você precisa é de um paninho de microfibra. Você pode conseguir um bem pequeno provavelmente de graça com seu oftalmologista ou na ótica mais próxima de casa. Ele quebra o galho com uma câmera ou celular, mas é preciso muita paciência para limpar uma tela de 50 polegadas com um paninho de 10 x 10 cm.

cuidados_pano.jpg

Um pano de microfibra é o ideal para limpar as telas de seus gadgets

Você pode comprar um maior na maioria das lojas especializadas em eletrônicos (procure junto dos acessórios), mas talvez nem seja preciso: muitos fabricantes incluem um pano de limpeza junto com a TV. Olhe na embalagem onde vieram os manuais.

Limpe a tela gentilmente com o pano seco. Não faça pressão sobre ela, a não ser que você encontre um ponto de onde a sujeira não quer sair com facilidade. Mesmo assim, seja gentil. Na maioria dos casos isso é suficiente, mas se o pano seco não fizer o serviço, você vai precisar de um pano úmido.

Nunca use limpa-vidros, e evite qualquer coisa que tenha álcool na fórmula. E nunca faça a limpeza enquanto o aparelho estiver ligado à tomada. Água destilada é a forma mais fácil e barata de limpar uma tela. Se não for forte o suficiente, você pode fazer uma mistura meio-a-meio de água destilada e vinagre branco. Há soluções comerciais para limpeza de LCDs, mas nunca encontrei nada que fosse melhor que água destilada e vinagre.

Antes de mais nada, desligue o aparelho. Se for uma TV, tire ela da tomada. Se for um celular ou câmera, remova a bateria se possível. Coloque a solução de limpeza em um borrifador e borrife o pano de microfibra. Limpe a tela gentilmente, como já mencionei, e espere até que ela esteja completamente seca antes de ligar o aparelho novamente.

Como conservar sua TV

Já que estamos falando de limpeza, pode ser que você queira “dar uma geral” na moldura de sua TV. Uma moldura empoeirada não atrapalha na hora de assistir seus programas favoritos, mas prejudica a estética e pode causar alergias.

Use um pano macio. O de microfibra que você usou para limpar a tela serve, mas se não tiver nada mais à mão até mesmo uma velha camiseta de algodão pode ser usada. Umedeça (não encharque!) o pano com água, e nada mais, e tire a TV da tomada antes de limpar.

Outra dica importante: sua TV precisa “respirar”. Nunca bloqueie as saídas de ventilação do gabinete, e nem a instale perto de um aquecedor ou em um local onde ela receba luz solar direta na maior parte do dia.

Mantenha a TV seca. Deixe qualquer coisa que possa derramar (como aquele vaso de plantas) bem longe dela. A umidade também pode ser um problema, especialmente se você colocar o aparelho em um local semi-aberto. No geral, uma TV de tela plana nunca deve ser exposta a um ambiente com mais de 80% de umidade.

Se sua casa for atingida diretamente por um raio, ele pode viajar pela rede elétrica, atravessar o filtro de linha ou estabilizador e fritar sua TV. Se você perceber que uma tempestade se aproxima, tire a TV (e os demais eletrônicos da casa) da tomada. Também a desplugue se você for ficar longe de casa por alguns dias.

O “Burn-in”, manchas na imagem causadas pela exibição prolongada de imagens estáticas, não é mais um problema tão grande quanto antes mas ainda pode acontecer, especialmente em TVs de Plasma. Procure na tela de configuração de sua TV uma opção de “proteção de tela” ou “desligamento automático”, e habilite-a. E no improvável caso de sua TV sofrer burn–in, deixe-a ligada por algumas horas com uma imagem que mude constantemente e ocupe a tela inteira. Uma apresentação com fotos, se elas ocuparem a tela toda, serve.

Continue lendo e veja como cuidar de seu smartphone e câmera digital »

Proteja seu smartphone

Eu nunca derrubei uma TV, e você provavelmente também não. Mas em um momento ou outro, todos nós já derrubamos (ou iremos derrubar) nossos smartphones. E nós também os colocamos em bolsos e bolsas cheios de chaves, esquecemos de carregar suas baterias e os deixamos em locais quentes ou úmidos. Alguns de nós até já os levaram para nadar. Os smartphones precisam ser protegidos de seus descuidados proprietários.

Primeiro, tenha cuidado com onde coloca o telefone. Aquele bolso com as chaves de casa não representava uma ameaça para aquele “tijolão” estilo concha de alguns anos atrás, mas seu smartphone com certeza tem uma tela – provavelmente sensível ao toque – grande, exposta e vulnerável a riscos. Portanto, não coloque o aparelho perto de qualquer coisa que possa riscá-la. Isso inclui as chaves de casa e do carro.

Melhor ainda, compre uma capa ou estojo protetor para seu aparelho, e mantenha-o dentro dele. A vasta maioria dos estojos deixa a tela exposta para que você possa usar o aparelho, então compre também alguns protetores de tela. Eles são finas membranas plásticas auto-adesivas que são colocadas sobre a tela. E elas não são caras, um kit com três não deve custar mais do que R$ 30.

cuidados_case_pelicula.jpg

Estojos e películas vão manter seu smartphone sempre protegido

Entretanto, nem todos os protetores são iguais. Alguns “protetores de privacidade”, que tornam a tela invisível quando vista de lado além de protegê-la contra arranhões, interferem com a sensibilidade da tela ao toque. Se quiser um destes, pesquise na internet para saber a opinião de outros usuários.

Desligue a tela (geralmente basta um toque rápido no botão de força) antes de colocar o celular no bolso. Isso não só ajuda a economizar bateria, como também evita que o aparelho faça ligações sozinho quando você se sentar.

Se seu celular está mais quente que o normal, desligue-o e remova a bateria. Deixe ambos em um lugar bem ventilado. Se a bateria continuar quente após uma hora, contate o fabricante, pois provavelmente há algo errado com ela. O mesmo vale se a bateria esquentar mais que o normal durante a recarga. Nunca deixe o celular exposto diretamente à luz solar, ou no porta-luvas de um carro estacionado sob o sol. O calor intenso pode fazer a bateria explodir.

Não se preocupe em “não gastar” a bateria. Baterias tem uma vida útil fixa e vão gastar de um jeito ou de outro, não importa o que você faça, chegando a um ponto onde não conseguirão mais manter a carga. Mas provavelmente isso só vai acontecer muito tempo depois que você estiver pronto para trocar de aparelho.

Acostume-se a carregar seu celular toda noite antes de dormir. Assim você raramente irá ficar sem bateria durante o dia. Uma alternativa para os “heavy-users” é comprar um carregador extra. Um carrregador veicular, ligado ao acendedor de cigarros do seu carro, pode ser bem útil.

Cuide de sua câmera

Câmeras digitais também precisam de cuidado. Já expliquei como limpar a tela, mas em uma câmera este é um item secundário. Suas fotos não dependem de uma tela limpa, dependem de uma lente limpa.

A primeira coisa de que você precisa é de um pincel soprador. Ele é usado para remover a maior parte da poeira depositada sobre a lente. Se não resolver, use um paninho de microfibra e um líquido para limpeza de lentes, que são usados da mesma forma como já expliquei. Geralmente estes itens podem ser encontrados na forma de kit nas boas lojas de equipamento fotográfico.

As câmeras de bolso tem lentes retráteis que ficam protegidas quando a câmera está desligada. Ou seja, você precisará ligar a câmera para fazer a limpeza. Portanto, tenha cuidado com o líquido. DSLRs tem as lentes expostas, o que torna o trabalho mais fácil. Mas elas tem outro item que precisa de uma limpeza periódica: o sensor.

cuidados_blower.jpg

O pincel soprador ajuda na limpeza das lentes

Como uma SLR permite a troca das lentes, a poeira pode entrar na câmera e se depositar sobre o chip responsável pela captura das imagens. O resultado são pontos escuros ou manchas nas fotos. Este é um trabalho delicado e perigoso, e recomendo pensar duas vezes antes de fazê-lo. Se você não tiver confiança suficiente, peça ajuda de um profissional.

Câmeras podem sofrer com impactos quando são carregadas, portanto é uma boa idéia colocá-las em uma bolsa protetora. As melhores bolsas para câmeras domésticas não são muito maiores que a câmera, e tem alças que podem ser presas ao seu cinto. Fotógrafos equipados com SLRs vão preferir uma bolsa acolchoada com espaço para lentes extras e acessórios, carregada no ombro.

cuidados_bolsa.jpg

Bolsas facilitam o transporte e protegem câmeras e acessórios

Não importa o tamanho da câmera, sempre é bom que a bolsa tenha compartimentos extras para cartões de memória e baterias. E na hora de trocá-los, sempre lembre-se de desligar a câmera antes. E quanto voltar das férias, nunca guarde a câmera com as baterias dentro: ela pode ser destruída se as baterias vazarem.

Com um pouco de cuidado, sua câmera, TV ou smartphone vão durar muito mais tempo, e poderão até ser passados adiante para outra pessoa quando você decidir que chegou a hora de trocá-los por algo melhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s