Economize na hora de imprimir

(http://pcworld.uol.com.br/dicas/2010/12/27/economize-na-hora-de-imprimir)
John Henshell, da PC World

Alguns truquezinhos de software ajudam a economizar papel e tinta, sem que você tenha que abrir mão das cópias impressas. Veja como!

Se você anda procurando formas de economizar papel e tinta de impressora, provavelmente já esbarrou nas sugestões óbvias como “só imprima o necessário” e “salve em PDF em vez de imprimir”. E para documentos que você não pretende guardar ou usar para fins escolares ou corporativos, é possível imprimir no verso de uma folha já impressa. Mas além destas idéias. há vários truques de software para tornar suas impressões mais eficientes.

Formate os documentos

As margens de um documento podem variar de acordo com o software que você usa, mas na maioria dos casos é possível reduzí-la para colocar mais conteúdo em uma página. No Microsoft Word 2010, por exemplo, clique na aba Layout de Página. Clique na seta para baixo ao lado do ícone Margens. Escolha “Margens Estreitas”, que são margens com 1,27 cm de largura em todos os lados, ou clique em “Customizar Margens” e escolha você mesmo um tamanho. Você também pode reduzir o tamanho das fontes ou mudar a fonte. Mesmo com tamanhos idênticos, fontes diferentes ocupam espaço forma diferente.

Use menos espaço entre os parágrafos. Na caixa de diálogo Parágrafos no Word, você pode escolher o espaçamento entre as linhas: simples, intermediário ou duplo. Como alternativa, você pode usar espaçamento simples em todas as linhas e usar a opção “Após” para reduzir a quantidade de espaço entre os parágrafos. Experimente o tamanho 6 para começar.

Maximize uma folha de papel

Se seus documentos são curtos, você pode imprimir duas ou mais páginas em uma única folha de papel. No Word, procure a opção “Páginas por folha” (Pages per sheet, em inglês) na janela de impressão. Mas cuidado: como o texto será reduzido, você precisará de bons olhos para ler o resultado.

Você também pode imprimir múltiplas planilhas do Excel em uma única página. Nossas instruções são para o Excel 2010, mas outras versões são similares. Na janela Visualização da Impressão (Print Preview) há uma opção chamada Dimensão da página (Page Scaling). Selecione “Colocar a planilha em uma página” ou uma opção para colocar todas as colunas ou todas as linhas em uma página.

Para imprimir múltiplos slides do PowerPoint em uma única página, use a opção “Empilhado” (Tiled) na janela de impressão. Se seus slides forem compostos de listas com letras grandes, mesmo reduzidos eles serão fáceis de ler.

Por fim, para imprimir apenas o que interessa em uma página web experimente o serviço gratuito em www.printwhatyoulike.com. Basta digitar a URL do site que você deseja imprimir e o serviço permite eliminar propagandas e imagens desnecessárias e selecionar só o que importa. Há um “bookmarklet” para facilitar o serviço, que funciona praticamente em qualquer navegador e sistema operacional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s