Usabilidade na internet: será coisa para especialista?

Posted By Klaus Junginger On 25 25America/Sao_Paulo setembro 25America/Sao_Paulo 2010 @ 19:04 In Sem categoria | 5 Comments

Um engano que se comete ao analisar a usabilidade de um site é
entregar o trabalho nas mãos de um especialista ou de basear essa
verificação apenas em itens de cunho predominantemente técnico.

Essa foi a essência da apresentação de Ana Martins [1],
analista de SEO (Search Engine Optimization – otimização de sites para
buscadores, como o Bing) durante a palestra inaugural do UAISEO [2], mais um evento voltado às comunidades de search e de SEO brasileiras, que começou hoje, 25/9, em Belo Horizonte.

Ana explica que “o usuário entra na internet disposto a converter”,
essa conversão pode ser, inclusive, uma compra – a rainha das
conversões. Mas ele entra disposto a deixar um comentário, a clicar no
botão “curtir” ou a dar um RT no endereço do conteúdo com que acaba de
encontrar. Sabendo disso, os administradores de sites acreditam que o
olhar que lançam sobre o conteúdo e a forma de usar o site estão
alinhados às intenções da marca e ou empresa. “É onde ocorre o erro”,
diz Ana, enquanto ocupa o placo do congresso que, apesar de vários
atrasos ocasionados por voos e por estradas congestionadas, já contava
com mais de 200 profissionais de web sentados no auditório da UniBh.

Para o heavy user, pessoas acostumadas a passar horas e mais horas
surfando na internet, um link tem uma função óbvia. Mas esse não é o
caso dos early users, como Ana se refere àqueles que vez por outra se
digladiam com os WWWs, com os pedidos de login e termos de uso, podem
ser pessoas de mais idade, podem ser internet newbies (os bebês da
internet). “Alguém aqui já assistiu um teste de usabilidade feito em
laboratório?” pergunta a palestrante. “É sensacional, a gente fica do
lado da pessoa para observar a maneira como ela navega pelo conteúdo do
site; chegam a passar com o mouse por cima dos links várias vezes, viram
para você e perguntam onde devem clicar”. Se navegar na web deveria ser
uma experiência agradável e dar ao usuário a sensação de estar ganhando
alguma coisa, essa experiência vai por água abaixo à medida que “o
potinho de paciência líquida”, com que todo internauta acessa a web,
evapora.

Um dos recursos que, Ana deixa claro, tem uma função essencial para
cada site com um número maior de páginas é o que se conhece por bread
crumb – um mapa de navegação exibido durante toda a permanência no
domínio. Você provavelmente já viu isso. Uma série de links que permite
passar de um local para o outro, não raramente localizado na parte
superior das páginas e que pode incluir home – quem somos – contato e
outras seções. “Ter um site legal, com conteúdo bacana e não implementar
esse tipo de recurso equivale a dirigir em uma cidade sem qualquer
placa que informe por onde ir e por onde não ir”, afirma a analista de
seo.

Para finalizar, Martins deixa claro que um teste de usabilidade
robusto, para identificar até 75% dos erros no design ou na estrtura de
links internos de uma site precisa de pelo menos cinco usuário
totalmente leigos; se a intenção for de erradicar tudo que pode
atrapalhar a navegação de novatos digitais, é necessário submeter a
página ao mouse de no mínimo 15 visitantes e uma boa dose de sangue
frio. “Tem gente que sai dos testes de usabilidade perguntando se
passou”, ri Ana, um pouco antes de descer do palco.

Esse assunto te interessa? Concorda com o conteúdo? Comente e entre na conversa.

Valeu!


Article printed from Jornalismo Online & SEO: http://idgnow.uol.com.br/blog/jornalismoonlineseo

URL to article: http://idgnow.uol.com.br/blog/jornalismoonlineseo/2010/09/25/testes-de-usabilidade-de-sites/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s