Resolva problemas com sua impressora

PC World / EUA

Impressoras são acessórios
indispensáveis para uma grande parte dos usuários, mas também são
notoriamente “temperamentais”. Quando mais se precisa delas o papel
enrosca, a qualidade fica péssima, ela demora demais ou simplesmente se
recusa a imprimir. Veja como resolver.

Quando menos se espera, as impressoras podem quebrar, emperrar ou
diminuir a qualidade da impressão. Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a
se livrar dessas dores de cabeça comuns.

Se sua impressora emperrar: Antes de fazer qualquer coisa, você vai
ter de tirar o papel de dentro da impressora. Vale a pena checar o
manual para ter certeza de que irá desprender o papel de uma maneira que
não estrague alguma parte mecânica do aparelho. Procure no manual
conselhos sobre como chegar ao local em que o papel está preso (uma
porta de acesso ou alavanca de soltura), e como remover a folha – o
ideal é em um único pedaço.

Se não conseguir achar seu manual, a regra básica é sempre puxar
gentilmente o papel no que seria sua direção de saída. E se não
conseguir tirar tudo de uma vez, fique atento aos pedaços soltos e os
retire com uma pinça, pois eles podem causar novos problemas.

Quando o assunto é emperramento de papel, é mais fácil prevenir do
que remediar. O primeiro passo é cuidar bem do seu papel – tenha certeza
de que quando guardado, ele fique seco, plano e liso. Não coloque
qualquer tipo de papel amassado ou com outra imperfeição em sua
impressora: Papel amassado é uma das principais causas de emperramentos

Além disso, não deixe o papel ficar mais do que um dia em bandejas
verticais, pois as páginas podem dobrar um pouco e a pressão sobre os
cilindros pode afetar o funcionamento da impressora. Por fim, ajuste a
régua da bandeja à largura do papel usado. Isso é importante, pois papel
mal colocado pode ser puxado “torto” e emperrar.

E a qualidade?

Se você está tendo problemas com a qualidade da impressão, dê uma
olhada nas configurações da impressora. Preste atenção nos seguintes
itens:

Tipo do papel: tenha certeza de que o tipo de papel
selecionado é o mesmo que você está usando. O peso, por exemplo, pode
afetar como a impressora ajusta seus cilindros para puxar as páginas, e
também por quanto tempo uma impressora de laser ou LED sensibiliza o
papel. Usar papel “comum” ou “foto” afeta quanto de tinta é usada para
criar uma imagem, o que afeta o consumo e a qualidade da impressão

Nível de qualidade: os diferentes níveis de
qualidade de impressão, como “ótimo”, “normal” e “rascunho”, afetam a
velocidade, precisão e quantidade de tinta usada. Escolher “rascunho” é
uma boa idéia se você está só imprimindo um documento sem muita
importância ou algo para uso interno. Só escolha “ótimo” se você vai
imprimir documentos para mostrar publicamente, como uma carta formal ou
uma bela foto.

Tipo de documento: Algumas impressoras permitem que
você especifique se está imprimindo um memorando, uma newsletter, ou uma
foto, e automaticamente ajustam as configurações para cada tipo.

Além disso, a maioria das impressoras atuais tem suas próprias
funções de manutenção que irão realinhar e limpar os cartuchos. Tente
rodá-las uma ou duas vezes para ver se ajuda.

"Minha impressora demora…"

Impressões "lentas" podem ser causadas por um punhado de fatores
diferentes. Aqui vão algumas dicas:

A princípio, verifique se não está imprimindo em alta qualidade ou no
modo “ótimo”, o que irá levar mais tempo do que o modo padrão ou
rascunho, por exemplo. Dependendo do que estiver imprimindo, sua conexão
com a impressora pode estar ser a culpada. Conexões wireless podem ser
afetadas pela distância até a impressora; interferência nas ondas de
rádio (por outras redes wireless ou telefones sem fio) e barreiras
físicas (como uma parede entre o roteador e a impressora).

Tudo isso derruba a taxa de transferência, o que significa que a
impressora irá demorar mais para receber o documento a ser impresso. Se
ela está ligada diretamente ao computador, verifique o tipo de conexão:
conexões USB possuem banda mais estreita, ou seja, tem taxa de
transferência menor, do que conexões Ethernet (rede cabeada). 

Se você costuma imprime muitos documentos, ou documentos muito
grandes, conectar sua impressora via Ethernet (se possível) é uma boa
idéia. Se você imprime pouca coisa, basicamente documentos comuns com
muito texto e poucas ou nenhuma imagem, então uma conexão wireless ou
USB deve ser suficiente.

Além disso, a maioria das impressoras domésticas depende do
computador para processar os documentos antes de realizar a impressão,
por isso se a memória e o processador do seu PC já estão com muito
trabalho, os documentos irão demorar mais para serem impressos. Se uma
impressora possuir memória própria (algo geralmente encontrado em
modelos para escritório), certifique-se de que ela memória é suficiente
para lidar com a complexidade e a quantidade de trabalhos que serão
enviados.

Os problemas começaram depois que você começou a imprimir muito mais
páginas do que o usual? Verifique o ciclo mensal de trabalho da
impressora (geralmente informado no manual) para verificar qual sua
capacidade de impressão.

Se você tem uma impressora doméstica, projetada para imprimir talvez
cerca de algumas dezenas de páginas por dia, mas agora está imprimindo
cem ou mais páginas diárias, sua impressora está sobrecarregada e deve
estar lutando para dar conta de todo o trabalho. Isso gera desgaste mais
rápido das peças, o que se traduz em um problemas de impressão e queda
na qualidade. Se você estiver imprimindo 25% ou mais do que as
especificações do ciclo mensal, então talvez seja hora de comprar uma
nova impressora com maior capacidade.

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