Como configurar a placa gráfica para obter melhor imagem ao jogar

Loyd Case, da PC World/EUA

Além de ajustes feitos nos próprios
games, os drivers da nVidia e da AMD podem ajudar na busca por melhoria
da qualidade.

ajuste_gpu_150Se você possui uma placa de vídeo discreta
(instalada em um slot do PC) e executou jogos sem alterar as
configurações do driver dela, é provável que você não esteja
aproveitando todo o potencial que a GPU pode proporcionar na hora de
jogar. O painel de controle do driver possui características que podem
tornar o gráfico mais detalhista, aumentado a sensação de realidade.

Os fabricantes de placas de vídeo AMD, nVidia e mesmo Intel
melhoraram muito seus chips gráficos e, em consequência, os ajustes dos
drivers ganharam mais controles a ponto de alguns deles se tornarem
complexos demais para o usuário comum.

Um PC com placa de vídeo poderosa o suficiente para executar um game
3D de última geração acima de 90 ou 100 quadros por segundo, pode também
melhorar a qualidade dos gráficos. Como resultado final, a experiência
geral do jogo fica melhor.

Vale frisar que este tipo de configuração requer paciência, e muito
do sucesso da empreitada depende de ajustes feitos na base da tentativa e
erro. É preciso alterar uma característica, ir para o jogo, testar para
ver o resultado, ajustar novamente e repetir o o processo para as
demais configurações até encontrar o equilíbrio ideal entre obter bons
gráficos sem prejudicar desempenho e a jogabilidade.

Atenção leitor: Antes de executar qualquer
ajuste nas configurações do computador, HD, lembre-se de fazer um backup

de segurança do registro do sistema, criar um

ponto de restauração e fazer

backup dos seus dados.

Todas possibilidades de configuração a seguir foram feitas no Windows
7 e boa parte delas funciona no Vista também. Já quem tem Windows XP
pode encontrar diferenças, pois alguns recursos, principalmente o
DirectX 10 e 11 não estão disponíveis nesta versão do sistema
operacional. 

NOS GAMES

Comece com as configurações do game
Os ajustes do
jogo oferecem mais otimizações do que as configurações feitas por meio
do software da placa. Por exemplo, se um jogo oferece a opção
antialiasing, o melhor a fazer é configurar tal característica a partir
do game em vez do painel de controle do driver da placa. Assim, você
sentirá no jogo um melhor desempenho em conjunto com melhor qualidade de
imagem.

Textura e filtro anisotrópico
É muito comum ficar
tentado a incrementar a função de antialiasing. É até natural pois, por
meio dela, os gráficos de objetos e personagens não apresentam efeito
serrilhado nas bordas, tornando as figuras mais reais.

Mas se os detalhes da textura permanecerem baixos, o visual via
continuar insatisfatório. A filtragem anisotrópica oferece visão mais
ampla do ambiente, mais especificamente da profundidade. Quanto maior o
valor desse filtro, mais objetos serão vistos a distâncias maiores.

As placas de vídeo mais atuais podem ir até o valor 16x sem perder
muito desempenho. Há jogos em que é melhor perder um pouco de desempenho
do que os detalhes. É o exemplo de games de corrida ou simuladores de
vôo, onde é importante visualizar os adversários a grandes distâncias.

Não aumentar o detalhe de sombras
Quando estamos
jogando, o movimento é constante e, geralmente, não paramos para olhar a
paisagem. As sombras em níveis elevados podem ser muito envolventes,
oferecendo mais realismo, mas só notamos isso quando estamos parados no
jogo.

Com movimento constante, você não verá diferença entre sombras com
nível de detalhamento alto e nível de detalhamento médio, por exemplo. E
manter o nível alto dos detalhes de sombras pode causar perda
considerável de desempenho.

Não use DirectX 10 e 11 com placas gráficas de baixo custo
Não
nos entenda de modo errado: as versões do DirectX 10 e 11 oferecem
aumento substancial de desempenho nas qualidades de gráficos 3D. A
capacidade de executar mais instruções em menos tempo do DirectX 11 pode
até mesmo incrementar o desempenho de jogos desenvolvidos mesmo antes
do DirectX 11.

Porém, placas gráficas de baixo custo possuem chips que não
acompanham a evolução das APIs (Interface de programação de aplicativos,
na sigla em inglês), que é o caso do DirectX.

Uma placa dessas até roda jogos em cima do DirectX 11, mas o
resultado é uma performance baixa, com o jogo obtendo movimentos
espasmódicos. Nesse caso, é melhor usar a versão 9 do DirectX para obter
melhor fluidez de movimentos.


Ajustes de antialiasing
Mesmo que o jogo ofereça
apenas as habituais opções de 2x, 4x, 8x e 16x do antialiasing, ainda há
mais escolhas. Aqui está um caso em que usar as configurações do driver
para Windows pode ser mais útil.

Por meio do painel de controle do driver de vídeo é possível ativar
modos de suavização de gráficos como o CSAA (Efeito de Antialiasing por
Amostragem, em tradução livre), da nVidia. Com ela é possível ajustar o
efeito de antialiasing perdendo o mínimo de desempenho. Cada placa e
versão de driver possui valores diferentes. Ajuste tais  valores até
obter uma boa relação entre performance e qualidade das imagens.

Controles do jogo
A maioria dos jogos atuais
possui grande riqueza de detalhes para ajuste de gráficos. Para
exemplificar, vamos usar o título Stalker: Call of Pripyat. Ele
apresenta configurações variadas que tiram partido das recentes placas
gráficas que usam os recursos do DirectX 11.

stalker1_350.jpg

Claro, se a placa gráfica não possuir um hardware compatível com o
DirectX 11, algumas dessa opções não irá aparecer, como o mosaico, por
exemplo. Essa opção é uma técnica que cria uma geometria mais detalhada
para os gráficos do jogo.

A cada incremento feito nas opções para aumentar a qualidade dos
gráficos, haverá perda de desempenho. O segredo é lembrar que no jogo
estamos sempre em movimento, com raros momentos estáticos para ficar
apreciando a paisagem. Assim é possível jogar e ajustar, até decidir
qual conjunto de configurações é a ideal para você.

Infelizmente, nem todos os jogos oferecem muito controle sobre a
configuração de gráficos. Títulos que usam como base a tecnologia do
motor do jogo Unreal (Bioshock 2 e Borderlands, por exemplo) não
permitem que o antialiasing seja definido, que é um dos itens que mais
influenciam na qualidade da imagem.

NOS DRIVES DAS PLACAS

Realizados os ajustes por meios dos pais de controles dos games, é
chegada a hora de ir mais fundo e trabalhar nos controles da placa
gráfica instalada no seu computador. As dicas estão agrupadas em duas
partes: nVidia e AMD, para facilitar o acesso às informações desejadas.

Painel de controle da nVidia

 

Primeiro, clique com o botão direito do mouse em qualquer local livre
da área de trabalho. No menu que aparece, escolha o item Painel de
controle da nVidia
(ou nVidia Control Panel, se o sistema estiver
em inglês).

Mas use o painel de controle da placa gráfica apenas se
o jogo não oferecer o conjunto ideal de configurações. Geralmente isso
acontece com o item antialiasing, que torna a imagem mais próxima do
real, tirando o serrilhado dos contornos dos objetos e personagens, como
se suavizasse as bordas.

O painel de controle da nVidia tem duas diferentes configurações para
esse item. Uma para suavização multisampling (padrão) e outra para
suavização da transparência. Embora seja possível ativá-los
separadamente, não haverá qualquer mudança na suavização da
transparência se o antialiasing multisampling não estiver habilitado.

 nvidia_1.jpg

Uma opção interessante é a Enhance the aplication setting.
Esse item torna disponível o CSAA para jogos que suportam antialiasing
multisampling, mas não possuem nenhuma definição sobre isso em suas
configurações. Pode ser um pouco confuso, mas é assim mesmo que
funcionam certos jogos.

Como já foi dito, o CSAA permite adicionar um nível de suavização
(digamos, 8x) sobre o nível que já está internamente no jogo, obtendo
melhora na qualidade da imagem sem impacto grande no desempenho. Não
espere perfeição na imagem, mas vale a pena experimentar se você está
buscando gráficos melhores.

O antialiasing de transparência reduz serrilhados em texturas
transparentes. Frequentemente, quando você liga o antialiasing padrão,
há uma redução de efeitos irregulares em objetos sólidos. Mas objetos
que incluem elementos transparentes – uma cerca de arame, por exemplo –
continuam com bordas irregulares.

nvidia_2.jpg

O painel de controle da nVidia também permite definir perfis de
jogos. Clique na guia Program settings e aparecerá um menu que
permite definir parâmetros para títulos específicos. A dica é deixar as
configurações gerais, como filtro anisotrópico, serem controladas pela
aplicação. Dessa forma, escolha a opção Application controlled e
altere as outras específicas que não estão no jogo.

Tudo isso é como definir os parâmetros dos gráficos fora do jogo.
Esta abordagem também funciona bem em jogos mais antigos; experimente
outras configurações até obter uma qualidade melhor.

nvidia_3.jpg

A tela de configuração do painel da nVidia pode parecer confusa no
início. Todos os itens parecem oferecer apenas opções de configurações
gerais, mas cada item possui um menu de opções que permite alterar cada
uma das configurações. E ao executar o jogo, o driver da nVidia irá
deixar o jogo configurado de acordo com suas escolhas.


Painel de controle da AMD/ATI
O painel de
controle das placas da AMD é conhecido como Catalyst Control Center.
Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho  e selecione Catalyst
Control Center
.

Ao executá-lo pela primeira vez, será solicitada a escolha de um
controle avançado ou básico. Como o painel básico é muito simples para
os resultados que desejamos alcançar, então escolha a opção avançada.

O Catalyst oferece vários controles, mas o painel da nVidia ainda tem
mais. Por exemplo, não é possível configurar perfis individuais. Em vez
disso, a AMD oferece a opção Catalyst AI, que tenta otimizar de modo
automático as configurações. Mesmo assim, essa opção não é suficiente
para substituir ajustes manuais.

amd1.jpg

Como a característica 3D é a principal configuração para obter melhor
qualidade e também ajustar o equilíbrio para manter o desempenho, então
devemos selecionar o menu Gráficos no canto superior esquerdo e
clicar em 3D.

Uma série de guias com minipreviews com animações será exibida. A
partir delas será possível alterar as configurações. Escolha o item User
Custom Settings
para usar as configurações personalizadas. Serão
exibidas opções de antialiasing, filtragem anisotrópica e assim por
diante, todos com previews animados, o que é ótimo para verificar o que
cada opção está realizando.

Geralmente, é possível deixá-lo no padrão que está no menu drop-down,
mas sinta-se livre para experimentar. Mesmo configurando o nível de
suavização para ser controlado pela aplicação, ainda será possível
alterar o tipo de filtro.

amd2.jpg

A guia AAMode é a opção da AMD para alterar o
antialiasing em texturas transparentes. A barra de rolagem de
configuração já exibe a relação entre performance e qualidade.
Experimente a opção de qualidade extrema e depois vá ajustando até obter
o desempenho desejado.

amd3.jpg

Se você não quer ver os previews, a forma mais simples é clicar na
guia All, que lista todas as configurações em uma única janela
de rolagem, como exibido abaixo.

amd4.jpg

E vale lembrar que as opções de configuração feitas pelo painel de
controle das placas de vídeo são melhor aproveitadas em jogos que
oferecem poucas opções de configurações. Assim,  será possível tirar o
máximo proveito dos gráficos.


Solução de problemas
Os drivers gráficos e jogos
3D de última geração são componentes complexos de software e a interação
entre eles podem ser imprevisíveis às vezes. Vamos ver alguns problemas
típicos e as respectivas soluções.

Falta de suporte
Já mencionamos que jogos que
utilizam o motor gráfico do Unreal muitas vezes não suportam a
suavização. Em jogos como Borderland e Mass Effect, não é possível obter
suavização nem mesmo pelo painel de controle das placas de vídeo.
Outras técnicas de iluminação e renderização da textura também podem
interferir no correto funcionamento das configurações aplicadas.

Alguns truques podem ser usados, como baixar utilitários de
terceiros, como RivaTuner, mas
muitos deles são antigos e não funcionam no Windows 7 de 64 bits.
Ocasionalmente, as atualizações de drivers podem permitir forçar uma
configuração, ou mesmo uma atualização do próprio jogo.

Então, o que pode ser feito em caso de travamentos ou imagens
irregulares é desabilitar algumas opções e aguardar por atualizações.

Problemas de driver
Não é incomum haver problemas
com os jogos logo depois de atualizar uma versão de driver da placa de
vídeo. Isso porque os drivers acabam fazendo otimizações pesadas, o que
pode causar problema em um jogo que estava funcionando corretamente.

Esses problemas podem ser uma falha de sequência, taxas de frames
muito baixas, imagens desajustadas ou mesmo faltando, como mostra o
exemplo abaixo, onde o fundo foi retirado completamente.

Nesses casos, o ideal é deixar as configurações no nível básico e
desativar recursos avançados. Além de obter ajuda em fóruns
especializados de jogos, outra tática é reverter o driver para a versão
anterior. E, geralmente, essa é a técnica que mais funciona nesse caso.

fundo_faltando

Resíduos de driver
A regra geral é sempre
desinstalar o driver existente antes de instalar um novo. Caso não seja
feito isso, é possível que arquivos do driver antigo permaneçam no
sistema, que pode ser uma DLL perdida ou uma entrada de registro, e isto
pode gerar conflito com a entrada do novo driver.

Uma solução para evitar isso é baixar o Driver Cleaner. Infelizmente, o
software não é freeware. Custa 10 dólares, mas é um programa que vale a
pena.

Você está no controle
Mesmo que você seja do tipo
que se preocupa mais com desempenho do que com a qualidade das imagens,
é interessante ajustar todas as configurações disponíveis para obter a
melhor imagem. A experiência pode ser mais envolvente e mais
satisfatória, afinal, os jogos não são produtos baratos para não
aproveitarmos todos os seus recursos.

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