Que fazer com PC que deu pau antes de ligar para a assistência técnica

Patrick Miller e Elvin Lai, da PC World/EUA

Muitos problemas que afetam o sistema podem ser resolvidos por você. Saiba até onde pode ir antes de solicitar ajuda externa.

boot-pc-150.jpgSe
o seu PC está com algum tipo de problema é preciso decidir tentar
resolvê-lo você mesmo ou então acionar o serviço de suporte do
fabricante, caso tenha um. Falhas de todo tipo podem afetar um
computador, variando desde aqueles decorrentes de falha de energia
(comuns nessa época de ano em que as chuvas do verão chegam quase que
com hora marcada), equipamento que não liga mais, a desligamentos
repentinos e travamentos diversos causados por problemas de hardware,
drivers e até aplicativos. Resolver o que está atrapalhando sua vida
vai depender da identificação exata do que está acontecendo.

Assim, quanto mais detalhes tiver sobre o que de fato está
ocorrendo, melhor. Tente lembrar-se como e quando o problema começou e
se existe alguma tarefa ou ação que desencadeia a falha etc.

Caso tenha acesso à internet, faça uma busca na web para verificar
se outros usuários já passaram por situação semelhante e que tipo de
solução foi adotada (e, principalmente se tudo voltou a funcionar
adequadamente). Você pode ficar surpreso pela quantidade informações
desse tipo que a web possui e não se espante se conseguir acabar com
seu dilema.

Vá além da web
Se com a pesquisa na web não
resolveu seu problema, tente realizar alguns testes básicos – você será
capaz de fazê-los mesmo sem grandes conhecimentos de informática.

Reinicialize o PC em modo de segurança (pressione F8 quando seu PC
começar a carregar) e veja se o problema persiste. Uma alternativa é
iniciar o sistema a partir de um disco de recuperação, e rode a ferramenta de diagnósticos do Windows para checar o estado do seu disco rígido, memória RAM e instalação do sistema.

Verifique também se todos os dispositivos estão conectados corretamente em suas portas.

Para equipamentos que NÃO estão mais em período de
garantia, você pode ver se há algo de errado dentro dele. Lembre-se que
abrir um equipamento em garantia fará com que ela seja perdida.

Desconecte-o da tomada e abra o gabinete utilizando as ferramentas
adequada (nada de improvisar) para verificar se existe algum componente
mal encaixado, que possa ter se deslocado em função de movimentos
bruscos.

Assegure-se de que as placas de memória estão bem encaixadas; faça o
mesmo com placa gráfica (caso exista uma) e com a placa de vídeo. Excesso de poeira também pode causar falhas intermitentes.

Caso a falha em questão tenha começado após a instalação de algum
componente de hardware novo (HD, memória ou placa gráfica), remova o
componente, certifique-se de que ele é mesmo compatível com os
requisitos do seu sistema e recoloque-os em seu lugar. Tal verificação
é imprescindível porque se tiver adicionado componentes não originais
no seu PC, é provável que a assistência técnica (principalmente para
equipamentos em garantia) se recuse a atendê-lo ou não se
responsabilize pelo problema.

Se ainda nada disso funcionar, você ainda pode tomar uma medida mais extrema: reinstalar o sistema operacional. Caso o HD esteja particionado
(com uma partição para o sistema operacional e outra – ou mais – para
seus dados), a reinstalação será muito simples se você tiver uma imagem ISO da partição do sistema.

Agora, caso os dados de usuário estejam na mesma partição em que
está o Windows ou tenha dúvidas de como fazer isso, é melhor pedir
ajuda.

Converse com quem entende
Reúna todas as
informações que conseguir sobre seu produto: modelo do computador,
número de séria (normalmente está impresso em uma etiqueta adesiva na
parte traseira do desktop ou na parte inferior de um notebook), versão
do sistema operacional instalada, documento de garantia, nota fiscal na
qual seja possível verificar a data de aquisição do equipamento e
qualquer outra informação que tiver (como laudos de enviou dele para
assistência técnica, caso um problema anterior já tenha ocorrido).

Se possível, antes de falar com o suporte, faça um inventário do equipamento para identificar o que tem instalado nele
– tanto na questão de componentes (hardware) quanto os aplicativos.
Caso consiga, digite msinfo32 na barra de buscas do menu Iniciar (ou
clique em Executar, se tiver o XP) para visualizar essas
especificações; e digite relatório problemas, para verificar todos os
erros encontrados no computador.

Ligar para ao suporte técnico pode parecer sinônimo de perda de
tempo, mas você pode melhorar essa situação. Quanto mais detalhes e
informação tiverem em mãos, mais fácil será para o técnico auxiliar na
resolução da falha. Entretanto, saiba que se o PC não está nem ligando,
então é muito provável que o suporte telefônico seja de pouca utilidade
e você deverá levar o equipamento a uma assistência técnica ou agendar
uma visita de um profissional especializado.

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