Como obter acesso remoto a um PC usando as ferramentas do Windows

Tony Bradley, da PC WORLD/EUA

Economia de tempo e consequente aumento da produtividade são as principais vantagens do suporte remoto.Faça isso com o Windows.

assist-remota-150.jpgSe
você é profissional de TI e atua na área de suporte a usuários ou mesmo
costuma ser chamado por parentes e amigos para resolver problemas em
seus computadores, sabe que muitos bugs e falhas de configuração podem
ser solucionados sem a necessidade de levar o PC para uma assistência
técnica. 

Entretando, nem sempre é produtivo ou possível se deslocar até onde
está o computador problemático e a passar orientações por telefone nem
sempre funciona. Na maioria das vezes, quem está enfrentando
dificuldades com o PC não consegue explicar com precisão o que está
acontecendo e também tem dificuldade de entende as orientações técnicas
que lhe são passadas. O resultado disso é que a produtividade de pelo
menos dois funcionários acaba bastante prejudicada.

Em situações como estas, o acesso remoto – quando alguém assume o
controle de outro computador pela rede ou pela internet – ajuda a
solucionar muitos proglemas. Existem várias ferramentas que no mercado
isso e até a Microsoft as oferece.

Vamos analisar aqui três delas: Assistência Remota;  Desktop Remoto;
e a gravação de passos para reprodução de problemas. Usando-as em
conjunto ou mesmo separadamente, serão muito úteis para ganhar tempo.

Assistência Remota
Esta é uma ferramenta que existe no
Windows XP, Vista e Windows 7 e funciona da mesma forma nos três
sistemas. Além disso, é muito segura pois o acesso remoto só acontece
caso o usuário do equipamento com problemas autorize isso.

Para acessá-la no Windows 7, clique em Ajuda e Suporte, selecione Mais opções de suporte na parte inferior da janela, e escolha Assistência Remota. Nas versões anteriores do sistema operacional, clique em Ajuda e Suporte e execute uma pesquisa com o nome do programa (Assistência remota).

assist-remota.jpg

Depois de abrir a aplicação, você pode escolher a forma de enviar
uma solicitação de ajuda. No Windows XP, a escolha é feita através de
mensagens instantâneas e e-mail. No Windows 7, você pode optar por
enviar um e-mail, salvar o convite como um arquivo a ser enviado como
um anexo, ou usar a Conexão Fácil, que estabelece comunicação entre
dois sistemas Windows 7, que podem então se conectar via Assistência
Remota de forma instantânea.

A opção de pedir ajuda por e-mail irá abrir o programa de e-mail
padrão e criar uma mensagem solicitando ajuda, com um arquivo anexo que
o destinatário usará para se conectar ao computador que necessita de
assistência. No Windows XP e no Vista, o sistema avisa o usuário para
criar uma senha que será usada para o auxilio remoto se conectar ao PC
com problemas.

Ao receber a mensagem, deve-se abrir o anexo e digitar a senha para
iniciar a ligação ao PC remoto. Neste ponto, a pessoa que pediu sua
ajuda verá um aviso solicitando permissão para estabelecer a conexão de
entrada. Uma mensagem de alerta avisa que, dada a permissão, a outra
pessoa terá acesso a toda sua área de trabalho do Windows.

Estabelecida sessão, tanto você como a pessoa que está sendo ajudado
será capaz de ver o desktop do Windows. A função de chat permite a
comunicação, de modo a facilitar ainda mais o processo.

Conexão de área de trabalho remota
A
ferramenta Assistência Remota é uma boa opção para solucionar problemas
de máquinas isoladas, entretanto, se você tiver de se conectar
regularmente, melhor usar a ferramenta Conexão de área de trabalho
remota.

Ela é especialmente útil aos profissionais que precisam acessar
muitos computadores e também servidores. Antes de começar a usá-la, a
ferramente deve ser configurada.

No Windows 7 e no Vista, clique com o botão direito do mouse em Computador e selecione Propriedades. Clique em Configurações avançadas de sistema e escolha a guia Remoto. No Windows XP, clique com o botão direito do mouse em Meu Computador, escolha Propriedades e selecione a guia Remoto.

No Painel de controle da aplicação é possível permitir ou proibir
sistemas remotos de se conectarem ao seu computador. Os membros do
Grupo Administradores têm automaticamente acesso a sistemas na qual a
conexão remota está ativada.

Se você precisa inserir usuários que ainda não estão como
administradores neste PC, esse é o momento de fazê-lo (só assim eles
terão permissão de se conectar usando a Conexão de área de trabalho
remota). Uma vez ativado, o endereço a ser utilizado para se conectar
ao PC remotamente será exibido.

Para iniciar uma sessão, clique em Iniciar, Todos os Programas, Acessórios, Conexão de área de trabalho remota.
Na janela da Conexão de área de trabalho remota, você pode digitar o
endereço IP ou o nome do computador do sistema que você deseja se
conectar, assim como o nome de usuário que você está usando para a
conexão.

Uma vez que você iniciou o processo de conexão, o software pedirá
que você digite um nome de usuário e senha válidos para o PC remoto, a
menos que você tenha salvo as credenciais de conexão de uma sessão
anterior nesse computador.

areadetrabremota.jpg

O Windows Server 2003 e Windows Server 2008 permitem conexões
simultâneas, já as versões de Windows para desktop permitem apenas uma
conexão a cada sessão. Ao contrário da aplicação Assistência Remota, a
conexão de área de trabalho remota permite que a área de trabalho do
Windows seja vista apenas por quem está oferecendo ajuda.

A pessoa que está em frente ao computador remoto verá apenas que a
tela do seu computador está apagada, como se estivesse entrado em
espera. Portanto, é interessante avisar a pessoa de que isso é normal e
que o sistema voltará assim que o trabalho de manutenção remoto for
finalizado.

Gravar etapas para reproduzir um problema
O Windows 7
possui um utilitário simples que permite gravar todas as ações
realizadas no computador. Todas as janelas e aplicações serão salvas na
sequência em formato de imagens e um arquivo será gerado em formato
.mht, que pode ser aberto no Internet Explorer. Ele  informa, inclusive
com texto, todos os passos realizados pelo usuário.

Assim o arquivo pode ser enviado a um profissional de suporte
técnico para ser feita a análise e verificar em que ponto as coisas
começaram a dar erro.

Esse tipo de procedimento é eficaz quando há empresas terceirizadas
prestando serviço dentro de uma empresa, mas que não têm permissão para
utilizar a mesma rede ou possuem acesso limitado, ou seja, não é
possível usar a assistência remota.

Outra vantagem de resolver o problema de modo offline é que o
profissional de suporte analisa o arquivo com melhor concentração, sem
a pressão do usuário ficar ao seu lado aguardando impaciente por uma
solução imediata. O processo ajuda a encontrar uma solução ideal e não
apenas algo paliativo para devolver logo a máquina ao usuário.

Para usá-lo, pressione a tecla Windows (ao lado da barra de espaço) e digite o comando psr no campo de pesquisa e depois Enter.  Você verá uma pequena janela, com botões para iniciar e parar a gravação e outro para adicionar comentários.

gravador.jpg

Dica: esse utilitário pode ter outro uso além de gravar
problemas. Pode ser usado para gravar tutoriais de sistemas complexos.
Como todas as telas vão sendo adicionadas e comentadas é possível até
mesmo montar uma apostila de treinamento.

Claro que a assistência remota é apenas o primeiro passo a ser dado
para solucionar um problema. Mas se ao menos foi possível encontrar um
diagnóstico, você já economizou um bom tempo na solução.

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