Memórias

Autor: icefusion – Willians <icefusion11 at yahoo.com>

Introdução

Nos dias de hoje temos muitos tipos de memórias que equipam nossos
computadores. Este artigo tem a intenção de falar um pouco sobre cada
uma. As memórias desempenham papel importante para nossos computadores,
pois mesmo tendo um processador (CPU) rápido, se não possuirmos memória
eficiente, isto é, veloz e em grande quantidade, o CPU
não terá um bom desempenho. É como se caminhassem juntos. Quando a
quantidade de memória é pouca, o sistema se obriga a utilizar a memória
de HD como memória auxiliar tornando o desempenho baixo.

Memória ROM

As memórias ROM ou Read Only Memory,
são memórias apenas para a leitura de informação, isto é, o fabricante
grava a informação uma única vez e depois essa informação só pode ser
lida, não pode ser apagada ou alterada, o conteúdo é gravado
permanentemente. Existem vários tipos de memórias ROM e falaremos um
pouco sobre alguns destes tipos.

Linux: Memórias

PROM

A PROM ou Programmable Read Only Memory,
é um dos primeiros tipos de ROM. Os fabricantes gravam seus programas
por meio de processos físicos e por meio de elementos elétricos. Após
gravado, o processo é irreversível, não se pode mais apagar ou alterar
os dados gravados na PROM.

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EPROM

As EPROMs ou Erasable Programmable Read Only Memory,
podem ter informações gravadas e apagadas. Após gravadas ela tem o
mesmo comportamento de uma ROM comum, isto é, segura os dados gravados
nela mesmo sem energia elétrica, permitindo processos de leitura. Este
tipo de memória, conforme dito antes, pode ser apagada com raios
ultravioleta. As EPROMs possuem uma janela de vidro que através desta,
os raios podem incidir fazendo a operação de limpeza. Esta janela
sempre está coberta com um adesivo para que não haja incidência de luz.

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EEPROM

As EEPROM ou Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory
são similares as EPROMs, porém ao invés de serem apagados por raios
ultra violetas, são apagados eletricamente. O EEPROM permite que o
usuário apague apenas uma célula para que possa ser reescrito aquela
parte ao invés de apagar por completo. Não precisa ser retirado do
dispositivo ou computador do qual faz parte para que os dados sejam
apagados. Com a EPROM os dados gravados são permanentes até que o
usuário decida apagá-los, porém ela mantém o mesmo funcionamento das
ROMs, isto é, os dados não se apagam caso a energia seja interrompida.

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Flash ROM

Assim como a EEPROM ,a memória Flash ROM
também pode ser gravada e apagada se o usuário o desejar. A principal
diferença entre a EEPROM e a Flash ROM é que na Flash ROM o usuário não
tem como reprogramar partes do conteúdo gravado, isto é, não tem como
apagar apenas uma célula, o usuário deve apagar todo o conteúdo e
reescrevê-lo novamente.

Linux: Memórias

Memórias RAM

A memória RAM é essencial para os
computadores, pois toda a aplicação executada em nosso computador é
carregada nesse tipo de memória. É uma memória de leitura e escrita. O
termo RAM significa Random Access Memory, ou Memória de
Acesso Aleatório, sendo que a principal característica deste tipo de
memória é o acesso direto aos seus endereços de forma rápida.

A memória RAM tem um tempo de acesso muito mais baixo do que o
HD e trabalha com taxas de transferência muito mais altas, porém tem a
desvantagem de perder os dados quando o micro é desligado. Isso também
é causado pelo processo de boot que é feito a cada momento que o
computador é ligado.

DRAM

Este tipo de memória é o tipo mais comum, é aquele que
compramos em forma de pente nas lojas para podermos expandir
encaixando-as na placa-mãe, sendo chamada de Dynamic RAM
(RAM Dinâmica). Em um chip de memória DRAM cada bit é formado por 1
transistor e um capacitor. O transistor controla a passagem de corrente
e o capacitor a armazena por um curto tempo. A placa-mãe fica
responsável por dar um "refresh" nos dados, regravando o conteúdo na
memória DRAM através de um circuito. Este processo faz com que a
memória DRAM se torne mais lenta, pois existe perda de energia pelo
aquecimento, já que o processo de "refresh" consome energia.

SRAM

A memória SRAM, ou Static RAM (RAM
Estática), tem sua célula formada por quatro ou seis transistores em
vez de um. Dois deles controlam a leitura e escrita de dados, enquanto
os outros formam a célula que armazena o impulso elétrico. A célula
continua armazenando um bit. As SRAM são muito rápidas e não exigem
"refresh", o que faz com que elas não consumam energia. Esse tipo de
memória é utilizado em memórias cache, em palms e celulares onde o
consumo de energia é critico. O ponto mais crítico dessa memória é o
seu custo elevado, tornando assim a DRAM, de menor custo, um padrão de
memória para os PCs.

FPM DRAM

FPM ou Fast Page Mode é um pouco mais rápido do que a
DRAM convencional. A DRAM exige o envio de uma linha e uma coluna por
acesso enquanto a FPM envia uma fila de endereços de uma vez para
muitos acessos a locais próximos uns dos outros.

EDO

EDO ou Extended Data Out, é mais rápida que a FPM,
pois teve uma evolução em como trabalha seu modo de acesso. A memória
EDO teve seus circuitos de timing modificados para que um acesso à
memória pudesse começar antes que o outro acesso tivesse terminado,
dando uma diferença de desempenho de três a cinco porcento em relação a
FPM. Esse tipo de memória tinha que trabalhar aos pares pois
trabalhavam com 32 bits por vez, enquanto os PCs trabalhavam com 64
bits naquela época.

SDRAM

As memórias SRAM foram um novo tipo de memórias, as Synchronous DRAM
que se diferenciam das outras, pois não são executadas assincronamente
com o clock de sistemas, como os modelos convencionais o fazem. A SDRAM
está vinculada ao clock de sistema e foi desenvolvida para estar hábil
a ler e escrever em "burst mode" (após a primeira leitura ou gravação
latente) em um clock de ciclo por acesso em cima de um barramento de
memória de 100mhz ou superior.

A SDRAM suporta o sistema de timing 5-1-1-1 quando o mesmo é
suportado pelo chipset. Ela também também tem seu acesso mais rápido
usando um número de melhorias de performance interno, incluindo um que
permite que metade do módulo inicie um acesso enquanto a outra metade é
um acabamento.

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DDR SDRAM

As memórias DDR, ou Double Data Rate,
possuem funcionamento similar às SDRAM antes comentadas, porém com a
diferença de dobrar a largura de banda da memória pela transferência de
dados duas vezes a cada ciclo, isto é, ele realiza operações na
ascensão do sinal de clock e também em sua queda. A cada ciclo o sinal
sai do estado zero para um e retorna a zero completando um ciclo.
Normalmente apenas um desses estados é utilizado para se realizar uma
operação, já na DDR SDRAM já são usados ambos os estados, fazendo com
que os sinais operem na mesma frequência limite, duplicando a taxa de
transmissão de dados.

DRDRAM – RAMBus

Cotado com um dos principais projetos para substituir as memórias SDRAM, é a memória chamada RAMBus, ou DRDRAM (Direct Rambus DRAM). A arquitetura dela é diferente das tradicionais SDRAM e ela tem o apoio da Intel para uso futuro em seus chipsets.

Ela funciona mais como um barramento interno (BUS) do que como
subsistema da memória convencional. É baseada naquilo que chamam Direct
Rambus Channel, um canal com a alta velocidade de 16 bits rodando em
cima de um barramento com clock de 400 MHZ de taxa. Assim como nas DDR,
as transferências acontecem nas ascensões e nas quedas de clock,
resultando num tráfego de 1,6 GBytes/segundo. É totalmente diferente
das memórias convencionais utilizadas hoje, no qual trabalham em um
canal de 64bits. Pode parecer um engano estreitar a banda e conseguir
alcançar velocidades superiores, porém mesmo o processador lendo apenas
16 bits, utilizando a RAMbus que trabalha em cima de barramentos de
alta velocidade, o tempo de espera entre uma informação e outra é
menor.

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SLDRAM – Link-Synchronous DRAM

A SLDRAM é a
principal concorrente da memória RAMBus, porém ao contrário da RAMBus
ela tenta melhorar o sub-sistema da SRAM ao invés de recriar um novo
projeto como a RAMBus. A especificação inicial dela é a chamada de 64
bits rodando em cima de um barramento de 200 MHZ de velocidade de
clock. Assim como ocorre na DDR, as transferências são feitas duas
vezes por ciclo de clock para velocidade de 400 MHZ, gerando assim uma
banda de 3,2 Gbytes/segundo, sendo o dobro da RAMBus. SLDRAM é um
padrão aberto, o que significa que não precisam ser pagos royalties a
ninguém para fazer uso dele.

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VRAM – Video RAM

As placas de vídeo modernas utilizam seus
próprios módulos de memória, que são separados da memória convencional
do computador. As demandas de memória para vídeo são extremamente
superiores as da memória do sistema principal. Além da imagem de vídeo
ser acessada e alterada várias vezes pelo processador (por exemplo
quando executamos um jogo), a memória acessa entre 50 e 100 vezes a
memória convencional para tomar informações do monitor. As tecnologias
para esse caso avançaram a ponto de permitir que a memória autorize o
acesso pelo processador e seja lida pelo circuito de "refresh" da placa
de vídeo simultaneamente.

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Bibliografia


http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Memorias

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