Quatro maneiras fáceis e gratuitas de gerenciar logins e senhas

Redação da PC WORLD

Conheça e baixe utilitários que dão uma força a quem tem dificuldade de lidar com um grande número de passwords.

senhas_gerenciar_150.jpgNada
mais chato e complexo do que ter de decorar nomes de usuários e senhas
para todos os serviços a que temos acesso hoje em dia.

Mas não há como negar a importância que tal política tem na
manutenção da segurança de nossas informações online, sejam elas
particulares ou as que usamos no trabalho. Por conta disso, aplicativos
que gerenciam senhas são uma ótima ajuda para lidar com o número cada
vez maior de contas e serviços eletrônicos com que temos contato
diariamente.

Entretanto, aplicações stand-alone, ou seja, as que você instala no
PC e funcionam apenas localmente, trazem uma limitação óbvia: só
funcionam na máquina que estão instaladas. Mas também há solução para
esse tipo de problema.

PC WORLD selecionou cinco ótimas ferramentas de gerenciamento
de senhas que tanto podem ser portáteis (você pode carregá-las em um
dispositivo pendrive, por exemplo) ou acessá-las pela web. Confira.

roboform_down_150.jpgRoboForm:
Este é um dos melhores gerenciadores de senhas disponível no mercado,
gratuito para uso doméstico ou não comercial (30 dólares na versão
paga).

O RoboForm é capaz de lidar com senhas, informações de login, bem
como dados pessoais e comerciais de forma a facilitar a navegação pela
web. Uma vez cadastrados os dados, o software preenche informações
exigidas pelos sites e serviços utilizados com apenas um clique.

Também traz um gerenciador de anotações – o Safenote –, que são
gravadas em um banco de dados protegido, um gerador de senhas e um
mecanismo de busca.

Por meio do GoodSync.com, é possível sincronizar os arquivos gerados
por ele em vários sistemas diferentes; fazer isso, porém, requer uma
rede Windows, FTP ou acesso WebDAV. Em vez disso, utilize o gratuito FolderShare, da Microsoft, para sincronizar o diretório onde o RoboForm mantém os arquivos: Meus Documentos\My RoboForm Data\Default Profile.

Qualquer novo arquivo que venha a ser criado será automaticamente
transferido entre os PCs que compartilham tal diretório – mas é
possível que você tenha de reiniciar o RoboForm para ver uma nova conta
criada em outro computador.
> Clique aqui para fazer o download do RoboForm

passpack_150.jpgPassPack:
O PassPack é um site que, após cadastro, envia um aplicativo (para o
qual você cria uma senha que deve ser anotada) para criptografar suas
informações de login para diversos serviços.

Depois de salvar as informações, o Passpack envia de volta para os
servidores do serviço seus dados (tudo criptografado) para que você
possa ter acesso a eles depois, de qualquer máquina com acesso à web.

Por medida de segurança, o PassPack não salva a senha que você criou
em seus servidores. Por isso, se esquecer… esqueça o acesso ao seu
banco de senhas também.

Com o PassPack é possível fazer logon automático em sites que exigem
isso, mas pode ser que você precise ensinar o software como fazer isso.
Gratuito, o PassPack é capaz de lidar com até 100 logins diferentes,
mas existe um serviço Premium (entenda-se pago), capaz de lidar com
mais registros, se for necessário.
> Clique aqui para fazer o download do PassPack 

password_hash_150.jpgPassword Hash:
Outra opção gratuita e baseada em browser, mas que dá um tratamento
diferente à segurança de suas senhas. Acrescente o add-on PwdHash
(Password Hash) ao Firefox ou Internet Explorer e, ao pressionar F2
antes de digitar a senha (escolha uma e use sempre ela), o complemento
gerará uma senha forte a partir de um cálculo matemático complexo, que
combina a senha fornecida com o site que se está acessando.

O resultado é uma senha única (que você não precisa saber qual é, nem anotá-la) que será transmitida ao site em questão.

Como isso funciona? Simples, o Password Hash gera sempre a mesma
senha para o mesmo site (desde que você forneça a mesma senha inicial),
mesmo que você esteja usando um browser diferente.

Caso esteja em um PC no qual não possa instalar o add-on, vá ao site
da PwdHash e execute um aplicativo para gerar a senha desejada.
> Clique aqui para fazer o download do Password Hash 

open_id_150.jpgOpenID: Não seria ótimo poder usar uma conta única para acessar diferentes sites na web? Então vale experimentar o OpenID.

Cadastre-se gratuitamente no site e escolha dentre os grandes
serviços que já estão disponíveis; o pool de ofertas inclui sites como Flickr, Verisign e Yahoo.

Ao visitar um site que seja compatível com a tecnologia do OpenID,
utilize as credenciais que você criou. Após uma verificação rápida,
terá acesso ao serviço desejado. O problema é que o número de sites
compatíveis com essa tecnologia ainda é pequeno.
> Clique aqui para acessar o OpenID 

Segurança no pendrive
Carregar as informações de logon de
suas contas – acesso à rede corporativas, web banking, comércio
eletrônico e tudo o mais no pendrive tem uma série de vantagens. Elas
estarão com você (e acessíveis desde que o sistema onde elas serão
utilizadas conte com pelo menos uma porta USB disponível) o tempo todo.

O maior inconveniente desse tipo de solução é que você terá de
carregar mais um dispositivo. Além das chaves do carro, telefone
celular, notebook, token de acesso bancário e tudo o mais, será
necessário acrescentar mais um gadget à sua coleção.

E o que ocorre se você esquecê-lo em casa? Bem, terá de lembrar das
senhas se quiser acessar o que está lá. E em caso de perda, além de
perder os dados armazenados no dispositivo – daí a importância de fazer
backup inclusive desses dados –, você terá de arcar com os custos do
pendrive, que variam conforme a tecnologia usada.

Um modelo que ofereça recursos de biometria – por exemplo, o JetFlash 210, da Trancend, tem preço a partir de 199 reais. Uma solução mais avançada, mas que usa um dispositivo flash como suporte, é o ID Vault
– custa cerca de 50 dólares, mais assinatura anual de 40 dólares. Antes
de usá-lo em qualquer PC (é compatível com Vista e XP), é preciso
baixar e instalar um software no sistema cliente.

Nele, serão cadastradas as informações referentes aos serviços que
deseja que o ID Vault controle, que depois serão gravadas de forma
segura no pendrive. Daí para frente, basta conectar o ID Vault em
qualquer PC e um ícone será adicionado à bandeja do sistema.
Um duplo clique nele abre o software; selecione o site que se deseja
acessar, forneça a senha mestra criada e o logon no serviço escolhido
será feito para você.

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