Doze dicas para fazer sua empresa ou site aparecer nas buscas online

Richard Morochove, PC World / EUA

A visibilidade de seu negócio ou website em ferramentas como o Google pode trazer um efeito nas vendas. Saiba como melhorá-la.

busca_online_150Seria
muito fácil, mas não funciona assim. Você não pode simplesmente criar
um site, sentar e esperar que apareçam visitantes em sua loja virtual.
É preciso promover seu espaço na internet.

Estratégias como o uso de SEO (Search Engine Optimization –
otimização do mecanismo de buscas) e anúncios pagos em ferramentas de
busca, se feitos corretamente, podem fortalecer seu negócio online e o
real.

SEO é a prática de modificar páginas da web para melhorar a sua
visibilidade em resultados de ferramentas de busca. Caso sua empresa
venda, digamos, produtos para canhotos, seu objetivo é listar no topo
dos resultados de quem faz uma pesquisa usando as palavras-chave
"acessórios para canhotos".

Se seu site não estiver entre os primeiros 30 resultados, de acordo
com pesquisas, poucos visitantes irão clicar para acessá-lo. Para
alcançar uma boa posição em uma ferramenta de busca, você precisa
aprender a pensar como os robôs (também chamados de spiders e crawlers)
que os programas de busca, como o Google, usam para e catalogar páginas
da web.

Primeiro, aprenda a descrever seus produtos e serviços em seu
website, usando palavras que seus possíveis clientes irão utilizar em
uma pesquisa (a maioria das ferramentas de busca entende palavras e não
imagens).

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Páginas de busca: escolha das palavras
corretas leva empresa ao topo da lista

Por exemplo: computadores portáteis, nos Estados Unidos, são
conhecidos por laptop; no Brasil, porém, estes equipamentos são
popularmente chamados notebooks e é este termo que os internautas
brasileiros mais usam quando querem informações a respeito deles.

Os robôs das ferramentas de busca dão destaque especial a certos
aspectos de uma página da web, como seu título e cabeçalho. Então não
desperdice esse potencial usando um título nada descritivo, como "Home
Page da loja Online de Rick" (os robôs de busca não vão nem perceber
isso).

Em vez disso, utilize um título mais detalhado que reforça o
primeiro termo de busca usado no site, como "Canhotos, loja de
acessórios, São Paulo, SP".

Links que apontam para o site da sua empresa que estejam em outros
endereços na internet conceituados também podem aumentar seu ranking
nos resultados das buscas. Vale entrar em contato com webmasters dos
sites relacionados ao seu produto (mas não concorrentes, claro) para
verificar a possibilidade de que a URL do seu site possa ser exibida lá.

Uma dica importante: contate-os de forma direta, via telefone, por
exemplo, e deixe de lado irritantes e-mails não solicitados. Se você
investir no spam, muitos destinatários simplesmente vão ignorar sua
mensagem e, conseqüentemente, sua oferta.

E como você pode identificar um potencial parceiro de links como um
site bem conceituado? Se você tem instalado em seu navegador da
internet a ferramenta Google Toolbar, pode utilizar o recurso de PageRank, que classifica a popularidade de um site de zero (péssimo) a dez (ótimo).

Já para saber o que os seus visitantes buscam em seu site, monitore os acessos das páginas com ferramentas como o Google Analytcs,
serviço gratuito que permite verificar informações como links mais
clicados, origem das pessoas que tiveram acesso à informação, como os
visitantes chegaram até seu site e que dados geraram melhor retorno
durante períodos específicos.

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Google Analytics: saiba como os
visitantes se comportam em seu site

Saiba que o conhecimento de tais informações é extremamente útil na
hora de escolher palavras-chave ou mesmo na hora de investir em
anúncios online.

Mas não espere por resultados instantâneos ao trabalhar com SEO. Os
robôs precisam "passar o pente" por milhões de páginas da web, portanto
você terá de aguardar três meses ou mais para ver os benefícios para
sua página na internet. E depois de por em prática medidas básicas de
otimização de buscas, não pare de buscar informações e se aprimorar.

Para quem lê em inglês, o Search Engine Optimization Forum
(www.highrankings.com/forum) é realizado pela empresa de serviços SEO
High Rankings, de Boston (Estados Unidos), e oferece muitas
informações.

Outra opção (esta em português) é o site Marketing de Busca, que traz dicas e notícias sobre a otimização de buscas. E há vários programas (gratuitos ou de baixo custo) que podem ser obtidos na internet que auxiliam a obter um melhor desempenho em pesquisas online.

Ferramentas de propaganda
Se você não quer esperar alguns
meses para os benefícios do SEO surgirem, considere então fazer
campanhas publicitárias nas ferramentas de busca.

Esta ação pode aumentar o tráfego do site em um dia. O mais fácil e
popular tipo de propaganda nesse caso são os textos publicitários
pay-per-click (pague por clique, que no Brasil virou custo por clique).

Você escreve um texto publicitário curto que aparece próximo aos
resultados da pesquisa, para termos específicos ou palavras-chave que
forem digitados por alguém na ferramenta de busca. Então você paga por
usuário que tenha clicado em seu anúncio e entrado em seu site.

De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos pela empresa
Hitwise (que mede o tráfego na web), as ferramentas de busca mais
populares são o Google (com uma fatia de 66%), Yahoo (21%) e MSN (5%).

Dada a dominância da primeira delas, propagandas de custo por clique
no Google AdWords provavelmente trarão o maior número de visitantes ao
seu site.

No entanto, lançar campanhas no Yahoo ou MSN irá aumentar a visão da
sua iniciativa e talvez custe mais barato para determinadas
palavras-chave de busca. Os custos podem variar de centavos a alguns
reais por clique, dependendo da demanda da propaganda por
palavra-chave.

O termo "notebook", por exemplo, estava cotado a 2,43 centavos por
clique no dia 11 de junho. Você também pode estabelecer um valor máximo
mensal ou semanal que deseja gastar, para não ter problemas e estourar
seu orçamento.

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Google Adwords: ferramenta permite criar diferentes anúncios
com custo por clique e acompanhar os resultados

Montar sua campanha publicitária de links patrocinados é como
escrever um classificado de duas linhas com um título. Escolha sua
frase e palavras-chave com cuidado, para atrair os visitantes que
deseja. Teste diversos anúncios para determinar qual funciona melhor
com seu produto.
Finalmente, se você vende apenas localmente, não perca dinheiro
anunciando em todo o país. Use as características de localização do
serviço para restringir as propagandas aos visitantes de áreas
limitadas, como sua cidade ou Estado.

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