Organize-se e não perca compromissos com estas nove ferramentas web

Gina Trapani, da PC World/EUA
 

Sua agenda anda ocupadíssima? Então descubra o que estas ferramentas web podem fazer para ajudar você a lidar melhor com ela.

ferramentas_150Quando você nem repara mais na anotação que fez no verso da nota fiscal do restaurante e não muda a página do seu calendário desde meados do ano passado, é hora de usar  a tecnologia para organizar sua vida. E saiba que não será no desktop e sim na internet que você vai encontrar os melhores softwares de organização pessoal disponíveis hoje em dia.

O motivo disso é que os usuários não querem mais saber de pesados aplicativos que os mantêm presos ao PC, como o Microsoft Outlook, e tratam de escolher soluções mais simples e leves, como o Gmail e o Google Calendar.

E se o assunto é gerenciamento de tarefas, projetos e anotações, as grandes marcas nem sempre têm as melhores opções. Uma nova safra de ricas aplicações web oferece as ferramentas inteligentes de que se precisa para organizar a vida de qualquer usuário que tenha um dispositivo eletrônico com uma conexão web e um bom navegador, seja ele para PC, Mac ou smartphone.

1. Acompanhe suas tarefas com o Remember the Milk
O relatório semanal deve ser entregue toda 5ª feira, às 10h. Você tem que passsar na lavanderia na próxima 4ª, depois das 15h. Você não cuida do seu plano de negócios há uma semana. Hoje à tarde é sua vez de pegar as crianças no futebol.

Antes que seu cérebro exploda, reserve um momento para despejar sua lista de deveres no Remember the Milk, um gerenciador de tarefas completo que organiza e prioriza compromissos em listas muito convenientes.

milk
A tela inicial do Remember the Milk lista todas os compromissos que você tem no dia

O Remember the Milk torna até agradável manusear listas de tarefas: seu cônjuge, secretária, chefe ou sócio podem enviar solicitações de tarefas diretamente para a caixa de entrada de seu RTM, de modo que você possa incorporá-los a seus planos instantaneamente.

Se você fizer um upgrade para a versão Pro da conta de usuário, por 25 dólares anuais, terá acesso à sincronização com o Windows Mobile e a uma interface própria para o iPhone.

2. Armazene anotações e pesquisas no Backpack
Acrescente e gerencie notas e pesquisas com o bloco de notas baseado em web Backpack. Se você está planejando suas próximas férias, escrevendo um livro ou só quer um lugar particular para despejar suas idéias, você pode criar uma página editável no Backpack e postar anotações, listas, novos itens e comentários.

Cada página do serviço tem um endereço de e-mail único, ou seja, quando uma luz aparece com aquela idéia brilhante e você está no supermercado, escreva no celular e envie para sua página.

notes

Adicione e edite listas, notas e divisors em uma página
dentro do Backpack; arraste-as para reordená-las

Uma versão limitada e gratuita do aplicativo está disponível; as edições pagas custam a partir de 12 dólares por mês, e você ganha acesso a espaço para armazenamento de arquivos, mais páginas, um calendário coletivo e fórum de discussões.

3. Ganhe uma secretária pessoal (e virtual) chamada Sandy
Conheça a agenda diária e animada da sua nova secretária virtual, Sandy, que se comunica com você primeiro via e-mail, depois por mensagem de texto.

Funciona assim: envie para a Sandy um e-mail que seja algo como: "Lembrete: almoço com Rafael na sexta-feira às 13h".

Sandy
Mande um e-mail para o endereço da Sandy e receba um lembrete

A Sandy irá adicionar o compromisso à agenda de sexta e disparar um aviso naquela tarde com tamanha convicção, que você vai achar que ela é de carne e osso.

A Sandy também pode armazenar e reenviar informações importantes via e-mail, como o número de um vôo ou coordenadas de um trajeto.

4. Controle suas finanças com o Wesabe
Quando a vontade de mandar o software de finanças pessoais Quicken às favas faz você querer, em vez disso, arrumar sua garagem, dê uma olhada no gerenciador financeiro baseado em web Wesabe.

Registre-se em uma conta gratuita da ferramenta e faça upload de suas informações bancárias manualmente – ou utilizando o uploader de desktop do Wesabe, ou ainda use a extensão para Firefox para registrar automaticamente suas transações financeiras no serviço (fique tranqüilo, o Wesabe não memoriza sua senha do banco e mantém suas operações seguras e sigilosas. Leia a sua política de segurança para saber como funciona).

wesabe
Resumo dos gastos do Wesabe mostra para onde foi seu dinheiro

Agora, você pode esquecer de fazer o balanço de seu talão de cheques – o Wesabe organiza todas as suas movimentações bancárias em um único lugar, traduzindo a linguagem do economês para uma descrição humana e amigável das transações, sistematiza em gráficos o destino de seu dinheiro e coloca sua comunidade de usuários à disposição para ajudá-lo a economizar e alcançar seus objetivos financeiros.

5. Encontre o presente perfeito com o Amazon Gift Organizer
Nunca mais passe a manhã do aniversário de sua mulher ou namorado procurando por um presente, qualquer que seja.

Informe ao Amazon Gift Organizer o nome, nascimento, sexo e lista de presentes na Amazon da pessoa amada, mais a ocasião da comemoração (aniversário, formatura).

amazon
O Amazon Gift Organizer o mantém informado sobre ocasiões especiais, como
aniversários, e faz recomendações de presentes via e-mail com antecedência

Então sente e relaxe. Quando o grande dia se aproximar, você vai receber um e-mail com um lembrete contendo misteriosamente recomendações de presentes. Escolha o que comprar e você terá o presente perfeito em mãos na hora certa.

6. Organize-se por telefone com o Jott
Se ficar digitando textos com o dedão no teclado do seu celular não é seu esporte favorito, então experimento o Jott. Em seu nível mais básico, o Jott é um serviço de transcrição – você dita a anotação, e o programa transcreve suas mensagens e e-mails.

Mas a funcionalidade do Jott vai muito além disso quando ele funciona como um canal de distribuição para outras aplicações web.

jott
Conecte seus organizadores online favoritos, como o Google Calendar e a Sandy, à sua conta
do Jott, para adicionar compromissos, anotações e tarefas a esses serviços via voz

Por exemplo, usando o Jott, você pode adicionar compromissos a seu Google Calendar pelo telefone, mandar um e-mail para a Sandy (lembra dela?), acrescentar um item à lista do Remember the Milk, ou mesmo buscar na Amazon por um produto em que está interessado, tudo usando sua voz.

Depois de cadastrar e configurar sua conta, é só discar o número do Jott (nos EUA: 866-JOTT-123), dizer o nome do serviço que quer acessar e dizer sua mensagem.

7. Capture trechos de conteúdo da Internet com o Google Notebook
Você está com uma dezena de abas abertas no navegador e torná-las todas favoritas não vai ser muito inteligente. É hora de experimentar o Google Notebook.

Um dos produtos do Google menos conhecidos, o Notebook é uma ferramenta indispensável para quem faz buscas na web. Salve seções de páginas na ferramenta e faça anotações nelas com suas próprias notas e comentários.

Organize seu acervo em blocos de notas múltiplos que você pode particionar em seções, rearranjar suas notas arrastando e soltando-as no lugar desejado.

google
Organize pesquisas na web – como suas notas favoritas – usando o Google Notebook

Também é possível fazer buscas nos seus arquivos da mesma forma que você já faz e adora no Google. Esta ferramenta ainda torna a tarefa de arquivar páginas em uma operação de um só clique, com a extensão para navegadores do Google Notebook, disponível para Firefox e Internet Explorer.

8. Organize seu roteiro de viagem com o TripIt
Em vez de deixar seus e-mails de confirmação de vôo, hotel e reserva de carro abandonados na solidão da sua caixa de entrada, encaminhe-os antes de viajar para plans@tripit.com.

trip

O TripIt organiza o itinerário da sua viagem em uma página e inclui
automaticamente mapas e a previsão do tempo para o seu destino

O organizador de viagens TripIt vai analisar as mensagens e montar um roteiro de viagem em uma página da web que incluirá mapas, previsão do tempo, trajetos e guias das cidades do seu destino – enfim, tudo que você procuraria manualmente.

Além disso, você pode fazer anotações no itinerário do TripIt e compartilhá-lo com amigos para que eles não só olhem, mas colaborem e comentem.

9. Transforme o Gmail em uma base de dados pessoal com o GTDInbox
Usuários do Gmail que se lamentam do serviço não oferecer uma lista de tarefas vão querer o GTDInbox, uma extensão própria para o Firefox. O GTDInbox implementa técnicas de organização que David Allen professou na sua bíblia geek de produtividade, Getting Things Done.

gmail

A extensão para Firefox GTDInbox adiciona um painel no alto da
tela da sua conta do Gmail que o ajuda a controlar suas tarefas

Com o GTDInbox instalado, marque com estrela qualquer mensagem para transformá-la em uma "próxima tarefa"; faça uma listagem e adicione compromissos dentro do Gmail; e reveja sua agenda pelo critério de tempo (há quanto tempo elas foram realizadas: um mês, uma semana etc.) para ver se você tem sido muito preguiçoso (ou não).


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s