15 downloads (14 gratuitos) para substituir best-sellers famosos

Por Ron White, da PC World/EUA

Eles têm poder de fogo suficiente para combater, sem decepcionar, as dispendiosas versões de conhecidos softwares comerciais.

download_simbolo_150As pessoas dizem que as melhores coisas da vida são de graça. Isso com certeza inclui softwares capazes de fazer quase tudo que os principais aplicativos comercias fazem.
Selecionamos 15 aplicativos que não fazem feio frente a monstros como o Microsoft Office ou o Photoshop.

Alguns dos escolhidos são programas open-source; outros, versões juniores de produtos comerciais, lançados pelos próprios fabricantes. Todos, exceto um, são gratuitos.

Diversas empresas de software lançam versões demo que são só um pouco mais do que uma amostra grátis do pacote que eles querem lhe vender. Os aplicativos aqui escolhidos são diferentes: com apenas uma exceção, não são nem uma versão desfalcada nem amostras que expiram com o tempo e param de funcionar no momento em que mais se precisa deles.

Os "Davis" selecionados são ótimos desafiantes para os Golias do mercado. Vale a pena conhecer cada um deles. É possível que possam ajudá-lo na execução de suas tarefas. E o melhor: quase sem custo algum.

Para uso no escritório
Quando se trata de gigantes no mundo dos softwares, ninguém é tão grande e poderoso quanto os titãs da Microsoft. Dentre os programas atrevidos o suficiente para desafiá-los, poucos retornaram para contar história. Mas os programas a seguir, apesar de pequenos, possuem uma incrível força.

The Fifth Element ("O quinto elemento")
A maioria dos programas que tentaram competir com o Office foi produzida também por grandes empresas, como a Sun; elas são as únicas que têm recursos suficientes para enfrentar tal batalha.

E, assim, surgiu o Fifth Element da Ssuite Office (sim, Ssuite está grafado corretamente e, não, nós não estamos falando de um filme do Bruce Willis). Este programa veio da África do Sul para tomar conta do "Colosso de Redmond".

Trata-se de um conjunto de aplicativos para escritório com uma gama de opções mais ampla do que a oferecida pelo Office. Qualquer pacote de softwares decente consegue lidar com processamento de texto, planilhas, apresentações e e-mail.

Porém, o Fifth Element inclui um navegador e ferramentas para gerenciar redes LAN, organizar chats e fazer chamadas usando VoIP.

5th_element_grande

Para tarefas relativas às mídias, ele fornece um módulo de desenho, um editor de fotos e álbuns, gravador de som e mecanismo de organização e classificação, aplicativo para imprimir envelopes, criptografia e um jogo de xadrez; são mais de 30 programas no total.

E se tal combinação não agradar, o Ssuite Office ainda fornece muitos outros pacotes de programas para escritório em vários níveis de complexidade, todos gratuitos.

E apesar de toda essa amplitude, o Fifth Elementa é simples  de usar. A maioria das operações não requer que você dê mais que dois cliques em qualquer menu: as tarefas mais comuns aparecem nitidamente no topo das telas.

Sua interface ganha com folga dos menus loucamente mutantes do Microsoft Office 2007. Uma razão para a simplicidade, além de tornar o Fifth Element bico de usar, é que seus componentes parecem ser "Frankenwares" que foram combinados utilizando partes de códigos públicos disponíveis. Isso o torna um ‘Frankenstein’, mas um ‘Frankenstein’ muito legal.

> Clique aqui para baixar o The Fith Element (gratuito)

AbiWord
Com o que o Microsoft Word se pareceria se você tirasse dele todos os botões, recursos e tralhas que nunca são usados, e se livrasse, também, dos odiáveis menus que foram impostos pela versa 2007 da suíte?

Pode apostar que o resultado seria algo muito próximo do bom e velho Word simples, rápido e fácil do ano passado. Em vez de simplesmente viver na saudade, você pode baixar uma cópia gratuita do AbiWord.

Trata-se de um processador de texto open-source que se comporta muito como uma cápsula do tempo para o Microsoft Word em seu auge.

Não importa se os desconhecidos programadores projetaram de propósito algo para ressuscitar um editor de texto mais velho e melhor. O programa funciona com formatos antigos de documentos do Word e de outros softwares (apesar de não trabalhar com a extensão .docx, do Office 2007).

O visual do AbiWord é limpo e arrumado. No espaço de duas barras de ferramentas, o software consegue incluir 99% das tarefas que qualquer um pode precisar em um processador de texto, incluindo formatação, estilo, layout, corretor ortográfico, impressão, assim como símbolos, notas de rodapé, mail merge, inserção de arte.

abi_word_grande

Se você realmente precisar de algo mais exótico, como fórmulas matemáticas e tradução, pode-se adicionar esses recursos com plug-ins. Alguns já estão prontinhos esperando, outros ainda estão em desenvolvimento.

Caso você tenha uma necessidade urgente mas não tenha idéia de como realizá-la, pode oferecer uma gratificação aos vários programadores do AbiWord para um trabalho customizado.

> Clique aqui para baixar o AbiWord (gratuito)

Atlantis Nova
Grupos open-source não são a fonte de todos os softwares gratuitos. O Atlantis Nova, um programa comercial da Sun Solutions, é um bom processador de texto que faz tudo – menos cobrar-lhe uma fortuna.

Ele é um concorrente do Microsoft Word que adere à teoria do "10/90" sobre desenvolvimento de softwares: ele oferece os 10% de recursos de processamento de texto que a maioria das pessoas precisa para realizar 90% de seus trabalhos. E ainda é pequeno o suficiente (684KB) para caber em um pendrive.

Sua versão gratuita pode não substituir completamente o Microsoft Word, mas é um prazer usá-lo. Pode-se acessar a maioria das tarefas – além da digitação básica – por meio de ícones, que se controla por uma chave que alterna entre dois conjuntos de barra de ferramentas de três linhas de ícones.

atlantis_nova_grande

O Atlantis Nova é perfeito para viagens com um notebook com pouca carga e capenga e também não faz feio em um desktop.

Caso precise incluir conteúdo especializado (como equações diferenciais) em seus documentos, ou criar índices e tabelas de referência, talvez seja melhor procurar outra coisa. Quem sabe algo na direção do novo Atlantis Word Processor, o poderoso irmão mais velho do Nova (35 dólares, com 30 dias grátis para teste); ele inclui recursos como correção ortográfica, precaução dupla contra perda de documentos, funções de arrastar-e-soltar, criptografia e um "painel de controle" para lidar com layouts complexos.

> Clique aqui para baixar o Atlantis Nova (gratuito)


Pegasus Mail

A Microsoft já anunciou que não levará o Oulook Express além da versão 6.0. O que coloca três escolhas para o usuário: ficar com um programa decadente (e imaginar quando a MS vai eliminá-lo de vez); comprar a versão stand alone do Outlook; ou aderir a um programa de e-mail da linha open-source, como o Thunderbird.

O Thunderbird é o programa gratuito de e-mail mais conhecido, mas é o melhor? Antes de responder, sugerimos que experimento o Pegasus Mail.
Se você nunca ouviu falar do Pegasus, talvez seja porque você não mora na Nova Zelândia, onde ele surgiu.

Por que é melhor usá-lo: ele vem com proteção inclusa contra spam, vírus, cavalos-de-tróia e outros malwares que pipocam por aí.

Mas mesmo sem contar com este pesado serviço de segurança, ele deixa outros softwares de correio no chão. Apesar de aparentemente parecer com o Outlook ou com o Outlook Express só que sem calendário e lista de tarefas, uma inspeção mais apurada mostra tantos recursos que você logo esquece da ausência do calendário.

pegasus_mail_grande

No fim das contas, ele tem criptografia, mail merge, lista de contatos múltiplos, anotações, bloco de notas e (agradeçam!) mensagens de erro que oferecem informação suficiente para que você perceba de fato o que está errado.

Se você quiser um determinado recurso que não está incluso, existem boas chances de um plug-in resolver o problema.

> Clique aqui para baixar o Pegasus Mail (gratuito)


Kexi

O Kexi é um matador de grosso calibre para o Microsoft Access. Ele tem uma pequena desvantagem: no Windows, existe um limite de colunas e tabelas que se pode criar (pelo menos até o Kexi recuperar seus custos de desenvolvimento).

Se for possível viver com essa restrição e não se importar em trabalhar sem suporte técnico nem manual, caia nos braços do Kexi (ou mude para as versões Linux ou FreeBSD, que são ilimitadas).

Alternativa: pagar 50 dólares para destravar as limitações no ambiente Windows e obter suporte. Se lhe parece muito, lembre-se que o Access custa 300 dólares no varejo.

O Kexi vale a pena, principalmente se você precisa enfatizar visuais em banco de dados. Em minutos, você pode criar uma base de dados relacional com toda a flexibilidade e versatilidade do Access, mas com muito mais facilidade.

Como no Access, o Kexi cria a estrutura do banco de dados em uma série de tabelas – mas sem as complicações que o produto da Microsoft impõe, pedindo para definir muito mais coisas do que se precisa.

kexi_grande

Um recurso bacana: o Kexi armazena tudo – das tabelas às queries e formulários – no banco de dados, de maneira que você possa mover ou compartilhar as informações e design movendo um simples arquivo.

Pode-se usar o Kexi em modo stand alone ou conectado a um banco de dados relacional SQL. É possível estourar suas capacidades, mesmo nas versões completas, se oprtar por aumentar a complexidade de seu design. Ainda assim, o Kexi continua uma excelente alternativa ao Access.

> Clique aqui para baixar o Kexi (dermo; 50 dólares)

Gnumeric
Você não vai achar nada de extravagante, colorido, excitante ou incrível no open-source de planilhas Gnumeric.

Mas você acredita que um thesaurus é essencial para processar números? O Excel vem com um; o Gnumeric não. Mudar de idioma? O Excel sim; no Gnumeric não. Quer classificar a função Besseli modificada em (x)? O Excel permite. O Gnumeric… ah, espere… o Gnumeric também!

Na verdade, quando você chega à mais obscura operação em planilha que eu e, possivelmente, você jamais ouvimos falar, o Gnumeric está lá para resolver, tão bem quanto a melhor das planilhas.

Se ele faz cálculos corretamente. Não podemos afirmar nada quando se trata de derivada financeira, simulação Monte Carlo e equação linear e não-linear. Mas os desenvolvedores do Gnumeric contam com peritos em matemática para checar o programa, e o aplicativo obteve os mesmo resultados que os softwares de planilhas caros, só que mais rapidamente.

gnumeric_grande

Damos um crédito ao Excel por seus gráficos mais coloridos e extravagantes, principalmente quando se espera ter aprovação em seu novo projeto impressionando as pessoas na reunião com gráficos incríveis, em vez de meros números mortos.

Mas para a simples habilidade de lidar com números, no entanto, o Gnumeric torna a instalação do Excel desnecessária.

> Clique aqui para baixar o Gnumeric (gratuito)


Ferramentas para gráficos 2D e 3D

Ferramentas de edição 3D e de tratamento de imagens são os aplicativos mais caros disponíveis no mercado, com alguns custando milhares de dólares. Muitas alternativas, no entanto, oferecem um bom trabalho e não custam nada.

PhotoFiltre
A popularidade do Photoshop é tão alta quanto seu preço, chocantes 999 dólares. Você pode, claro, achar o pacote por menos, até gratuitamente se quiser espreitar os becos obscuros da internet (mas lembre-se que isso é um crime previsto no Código Penal).

O PhotoFiltre, por outro lado, irá torná-lo um artista/designer/fotógrafo honesto, e você não terá que penhorar o anel de casamento da sua avó – ou sua alma – para usá-lo.

A grande diferença entra o PhotoFiltre e o Photoshop mais elaborado é a simplicadade do primeiro– na sua usabilidade, e não naquilo que ele consegue fazer. Suas ferramentas e menus estão equilibradamente distribuídas, reduzindo a necessidade de ir longe na interface do programa apenas para girar uma imagem em 90 graus, por exemplo.

photo_filtre_grande

O PhotoFiltre fica devendo algumas das habilidades profissionais do Photoshop. Mas ele tem um arsenal de plug-ins que fornecem alguns recursos próprios, como um filtro que enfatiza sombras, clarões, ou ambos, sem que você precise selecionar as áreas claras e escuras.

Um belo reflexo na água ondulada só precisa de três cliques para ser aplicado. A maioria dos efeitos, na verdade, precisa de apenas dois cliques.
O PhotoFiltre não tem as caixas de diálogo do Photoshop que permitem ficar ajustando uma foto por horas. O PhotoFiltre é rápido. É simples. É poderoso. Funciona. E é de graça.

> Clique aqui para baixar  PhotoFiltre (gratuito)


Autostitch

Já sabemos que não se obtém com o PhotoFiltre tudo que está presente no Photoshop.. Por exemplo, o recurso ‘autostitching’, que a Adobe prefere chamar de ‘photomerge’.

Por ambos os nomes, o recurso tenta juntar e misturar duas ou mais fotografias para criar uma panorâmica. O Photoshop lida bem com essa tarefa: basta fornecer as instruções ao software que ele se vira com o resto, criando uma imagem sem remendos.

Mas se o Photoshop é muito caro para seu bolso, você deve conhecer o Autostitch, uma ferramenta gratuita dedicada a esse tipo de tarefa.

autostitch_grande

Além de criar panorâmicas com a mesma perfeição do Photoshop, o Autostitch é capaz descobrir entre suas coleção de imagens quais as que poder ser usadas para tal finalidade.

Criado por Matthew Brown e David Lowe da Universidade de British Columbia, o AutoStitch vem com uma tela cheia de configurações para controlar como o produto final deve parecer, mas a maioria deles é muito exótica para mexermos com elas – tentar entendê-las é o tipo de coisa que pode levar à loucura. Ignore os controles. Apenas imprima panorâmicas de uma banana para o Photoshop.

> Clique aqui para baixar o Autostitch (gratuito)


Maya Personal Learning Edition

Os programas de animação atuais são incríveis. Incríveis também são seus preços. O Autodesk 3ds Max 2008 custa 3.495 dólares e o Autodesk Maya Unlimited 2008 meros 6.995 dólares.

Mas você pode optar por não pagar nada. Essa escolha trará a você uma versão reduzida do Autodesk Maya.

A Autodesk deve vender o suficiente com seus programas de preço alto para oferecer cópias do Maya Personal Learning Edition. O programa, contudo, não inclui todas as funcionalidades de seus semelhantes pagos.

maya_grande

Ele limita a capacidade de renderização de imagens complicadas, além de omitir as inovações, como os últimos editores de texturas. Mas permite a animação de personagens de maneira suave e rígida, efeitos de pintura, um sistema de partícula completo, desenho e quatro renderizadores.

Mas não há suporte técnico para ajuda, mas podem ser encontrados documentos, demonstrações e discussões de grupos.

> Clique aqui para baixar o Maya Personal Learning Edition (gratuito)


Blender 3D

Se o Maya PLE não parece robusto o suficiente, dê uma conferida em outro programa de animação, o Blender 3D. Ele é um bom exemplo do que pode ser feito com o oftware livre e que não deixa nada a desejar com relação aos programas comerciais de animação.

blender3D_grande

O trabalho gerado é detalhado e vívido, e os movimentos são bem convincentes. O Blender possui tudo o que você precisa para produzir gráficos 3D e games compatíveis com plataformas.

> Clique aqui para baixar o Blender3D (gratuito)


COISAS QUE VALEM A PENA TER

Dia
Para pessoas que dependem de diagramas organizacionais para fazer um sentido da vida, o Dia é um salvador. O programa oferece suporte para criação de diagramas de escritório, correntes de autoridade ou ilustrações de circuitos elétricos.

Se você precisar de formas que o Dia não possui, ele dará instruções sobre com adicionar objetos customizados. Se essas ferramentas não forem suficientes para a construção hierárquica de um escritório ou para a liga esportiva de seu filho, o Dia oferece outros truques que podem ajudar.

dia_grande

Uma praticidade é o fato de trabalhar em camadas. Você pode criar seu diagrama como uma junção de sub-diagramas. As camadas permitem a construção do diagrama também em três dimensões.

O melhor truque do programa é o Bet Fit. O problema com os diagramas é que eles ficam muito grandes. O Best Fit permite o redimensionamento dos diagramas para qualquer tamanho.

> Clique aqui para baixar o Dia (gratuito)


ClamWin Free Antivirus

Dezenas de programas antivírus têm muito em comum: verificam e interceptam as invasões de malwares. E, anualmente, cobram os usuários pelos serviços prestados.

Mas é sempre bom lembrar que é possível se proteger sem pagar um centavo e alternativas não faltam. Uma delas é o ClamWin Free Antivirus, um programa de nome estranho que adere ao modelo de código aberto.

O que você ganha de graça? Um programa que, em sua última versão, funciona com o Vista e XP, pesquisando seus arquivos por vírus e spywares, numa base de dados atualizada várias vezes ao dia.

As varreduras podem ser programadas ou ativadas quando se quer. Um clique com o botão direito apresenta um menu com mais opções de pesquisa.

clamWin_grande

O programa também oferece integração com o Microsoft Outlook para inspecionar anexos de mensagens.

Mas atenção: o ClamWin não checa automaticamente os arquivos que você abre. Por isso, quando baixar algo da internet, cheque com o programa antes de abrir.

Nenhuma ferramenta antivírus é perfeita, é bom ter outra solução instalada no computador.

> Clique aqui para baixar o ClamWin Free Antivirus (gratuito)


Pdf995 Suite

Não seja enganado pelo Acrobat Reader. Ele pode ler PDFs, mas para gerar os seus próprios arquivos nesse formato uma opção é comprar a versão completa do Acrobat. Ou então baixar o pdf995.

Ele não é exatamente gratuito: para usá-lo para criar seus arquivos em PDF, você terá de suportar os anúncios irritantes que o desenvolvedor faz questão de exibir.

Outro módulo, o PdfEdit995, permite que você combine documentos separados em um único PDF, insira comentários e marcas, estampas, converta PDFs para HTML ou extraia somente o texto e envie para um arquivo Word (.doc).

Para banir os detestáveis e repetitivos anúncios, a cada vez que o software é utilizado você tem de pagar por alguns dos módulos que compõe o conjunto, cada um custa 10 dólares.

> Clique aqui para baixar o Pdf995 Suite (Gratuito com anúncios; 30 dólares sem anúncios)

Money Manager Ex
Alguns softwares podem ficar muito bons, ou muito grandes, com muitas funcionalidades, muito complexos ou até muito difíceis de trabalhar.

O Money Manager EX não é tão grande nem tão pequeno, não tão difícil e não tão fácil. Na realidade, ele tem o tamanho exato para quem precisa organizar suas finanças e procura por uma boa ferramenta.

moneymanaerex_grande

Ele permite gerenciar seus rendimentos, checar os vencimentos de contas e controlar por onde seu precioso dinheiro está escoando.

O programa pode importar planilhas do Excel e gerar relatórios que permitem examinar suas finanças sob diversos aspectos.

> Clique aqui para baixar o Money Manager Ex (gratuito)


SoulSeek

A promessa de músicas gratuitas, séries e filmes dos programas peer-to-peer (P2P) é muitas vezes inundada com downloads ilegais, vírus, spywares e todo tipo de programas maliciosos.

A pureza do Soulseek seria uma boa escolha para uma primeira rede P2P. O SoulSeek e o Azureus, um projeto de BitTorrente de código aberto, são um dos poucos programas P2P que possuem um uso confortável.

Uma das características interessantes do programa, além de sua limpeza, está em uma tarefa que mostra exatamente quantos usuários estão esperando para baixar os mesmos arquivos.

Linhas que se estendem por milhões são comuns, mas cópias das mesmas músicas podem não ter ninguém aguardando pelo download. Qual você escolheria? Se você precisa de algo mais rápido, verifique a coluna "average download speed" (média de velocidade de download) para as transferências mais velozes. soulseek_grande

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s