Kernel-BALA

Autor: Carlos

Introdução

De acordo com a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAcleo_do_Linux),
O Linux é o núcleo (kernel) de um sistema operativo compatível com
Unix. Segundo Bach (1990), Tanenbaum (1999) e Silberschatz et al
(2005), sistema operacional (sistema operativo) e núcleo (quando
monolítico) podem ser considerados sinônimos. Foi criado por Linus
Torvalds em 1991 e subseqüentemente desenvolvido com a ajuda de
programadores de todo o mundo como software livre (SL).

Espero que eu consiga passar a vocês as informações
necessárias. Eu já postei algo parecido com isso no fórum SlackBR, pois
uso Slackware 12!

Lembrando que só compilar o kernel não vai fazer todo o
trabalho, você precisa configurar direito, desabilitar serviços
desnecessários, e, edite também o rc.M, comentando o que você não usa.
Fazendo isso + Kernel compilado = MUITA velocidade!

Procure sobre otimizações de kernel no SlackBR ou aqui no VOL mesmo, alguma coisa você vai achar. -;)

Vamos lá!

Baixando os "Equipamentos"! -;)

Primeiro vamos baixar o kernel em si. No caso, versão 2.6.23.14:

http://www.kernel.org/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.23.14.tar.bz2 (43MB +-)

Agora vamos aos patches:

http://kamikaze.waninkoko.info/patches/2.6.23/kamikaze1/broken-out/

São os patches do projeto kamikaze (que, pelo que me
consta, é mantido por usuários do Gentoo). Navegando por aí, você pode
achar outras coisinhas bastante interessantes. -:)

Como uso Slack, para fugir de reinstalações e maiores encheções de saco, uso um programinha chamado kernelpkg, que você pode pegar no slacky.eu (não achou mesmo que eu ia colocar o endereço completo também né??!!).

Arrume alguma .config que você considera boa… eu usei a do Sidux (http://www.divshare.com/download/3264332-326) com algumas modificações, você usa a que quiser. ;D

Preparando-se para compilar!

O objetivo não é ensinar a compilar, mas como tem a ver, vou aproveitar para dar uma breve explicação…

Depois de tudo baixado, coloque o kernel e os patches em /usr/src.

Apague as pastas de antigas compilações/instalações anteriores etc:

# rm -rf linux

Descompacte o kernel (faça do jeito que você preferir).

Crie novamente o atalho ‘linux’:

# ln -s linux 2.6.23.14 linux
# cd linux

Agora vamos aplicar o(s) patch(es).

Supondo que os patches estejam em /usr/src/linux:

# patch -p1 < nomedopatch

No meu caso, usei os seguintes patchs na seguinte ordem:

enable 4k stacks
improve relatime
ck patches

Feito isso, vamos para a próxima parte.

Compilando (ZzZzzZzZz)

Primeiro vamos às configurações. Rode um:

# make mrproper

Depois:

# make menuconfig

ATENÇÃO! Essa parte requer muito cuidado, não esqueça de
habilitar carregamento de módulos, e de colocar a controladora do(s)
seu(s) hd(s) e o(s) sistema(s) de arquivos que você usa como Built-In,
senão é kernel panic na certa! -;T

Se você for usar a config de outro kernel, é aqui que você vai importá-la.

Agora vamos para a parte mais demorada.

Supondo que você tenha o kernelpkg (altamente recomendado), simplesmente rode um comando muito complicado e enorme… -;)

# kernelpkg -h

(com isso ele vai compilar e criar os pkgs do kernel-image e headers
(por isso o -h), que quando você for instalar, vão se auto-adicionar no
Lilo. )

Agora, enquanto ele compila, aproveite para tirar uma soneca, tomar um café, ou qualquer outra coisa.

PS. No meu Athlon 64 3000+, 1Gb DDR400, GeForce FX 7300GT
512mb, HD IDE 80Gb+SATA 250Gb (linux tá no SATA), MoBo ASUS A8V-MX,
essa parte levou aproximadamente 55 minutos… ZzZzZZZzZ

Feito isso… Next Step!

Instalando

A parte mais fácil.. -;D

Agora que você já terminou de instalar o kernel, suba um nível..

# cd ..

Instale os pkgs:

# pkgtool
ou
# installpkg *.tgz

Pronto! O novo kernel está instalado! Assim que você instalar, ele já vai adicionar sozinho a nova entrada no Lilo…

Feito isso, reinicie e escolha seu novo kernel. -:D

Se por uma desinfelicidade der kernel panic, reinicie, pegue o
kernel antigo e tente compilar de novo (ou não), lembre-se de pesquisar
sobre o kernel panic que você obteve, para tentar descobrir o que você
fez de errado. -;)

Se der tudo serto, dando um uname -a, deve retornar algo do tipo:

$ uname -a
Linux homeslack 2.6.23.14-kam5 #1 SMP Tue Jan 29
15:05:58 BRST 2008 i686 AMD Athlon(tm) 64 Processor 3000+ AuthenticAMD
GNU/Linux

PS2. O kam5 vem de kamikaze5, isso você escolhe na hora de compilar (make menuconfig), mude o ‘subversion’.

Concluindo

Agora você já pode testar seu consumo de RAM! ;D (pode usar o htop para isso, também tá no slacky.eu)

No meu caso, tá ligando consumindo em torno 84 Mb (tá meio alto
porque estou com um tema cheio de frescuras, tema de ícones com
qualidade alta (oxygen), e transparênciazinhas -;) )

Com firefox, emesene, amarok, konsole.

Com firefox, emesene, amarok, konsole, só que dessa vez o firefox tá com um monte de abas, com flash, java etc.

Isso sem contar que o tempo de abertura dos programas diminuiu
muito, alguns chegam a abrir 2 vezes mais rápido (em relação ao meu
outro kernel, 2.6.23.14-ck1).

A diferença é tão grande, que quando mexo em um Slackware com kernel padrão, me sinto a bordo de uma tartaruga… -;P

Bom, espero ter ajudado.
Obrigado.
Abraços.

Agradecimento especial á galera do SlackBR, e, especialmente ao
amigo hqxriven, que foi quem mais me ensinou (e continua ensinando,
inclusive) sobre kernel.


http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7814

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s