Instalando Beryl no Windows XP

Autor: Mauricio Luis de Medeiros <jesusmlmph at gmail.com>

Introdução

Oi pessoal, olha eu aqui de novo… o cirurgião da informática trazendo
mais uma revolução no ambiente computacional (se é que essa palavra
existe). Para quem não conhece a natureza da maioria dos meus artigos e
contribuições aqui do VOL, vou dar uma pincelada pra vocês…

Sempre que eu escrevo um artigo, coloco nele uma novidade em ambientes diferentes, como:

Até descobri que os sites da Microsoft não rodam o Windows 2003 e sim Linux.

Bom, depois desse show de marketing vamos ao que interessa, vocês querem isso:

Sistema necessário

Para rodar o "Beryl para Windows" você precisa de, no mínimo:

  • Windows XP
  • 800 MHz CPU
  • 256 MB RAM
  • 16 MB DirectX 8.1 compatible video card

Mínimo ATI Radeon 7200 ou nVidia GeForce 2. Video cards
baseados na nVidia TNT2, ATI Rage Pro/128 e Intel Extreme chipsets pode
ser que funcione, mas nada garantido.

Configuração recomendada:

  • Windows XP Service Pack 2
  • 2.0 GHz CPU ou mais
  • 1 GB RAM ou mais
  • ATI 9800 acima, nVidia 6800 acima, ou algo mais recente que esses

O nome desse programa antes da venda para a empresa era yodm3d, depois a empresa Otaku relançou com o nome DeskSpace 1.5 Beta R3. Se você quiser pagar os US$ 19,95, esse é o screenshot da versão mais recente, copiando o Compiz Fusion:

Baixando e instalando

Bom, antes que vocês me joguem pedra e comecem a gritar UUUUHHHH FAKE!

Deixe eu colocar os a favores e contras para que fique bem
claro, se alguém desconcordar com o que vou falar, sinto muito, pois é
opinião pessoal, se você descordar não me critique, somente prove que
eu estou errado…

A Microsoft teve seus momentos de glória e revolução quando
"criaram" e lançaram o Windows, Office, games e etc… mas de 2005 pra
frente parece que a inspiração está acabando, quem tem o Vista e
conhece o Mac OSX sabe do que estou falando. Se você usuário Windows
acha que o Vista é novidade, saiba que ele é uma cópia mal feita do Mac
OS X.

Bom, agora o Beryl para o Windows não é a mesma coisa que no
Linux… então não espere a mesma beleza do Beryl Unix no "Beryl
32bit", porém se você quer impressionar os seus amigos e não tem
coragem de instalar o Linux ou não conseguiu instalar o Beryl ou
qualquer outra razão que eu não consigo imaginar… ou ainda de curioso
(como eu), é só seguir esses passos super fáceis e instalar…

Esse programa foi criado e desenvolvido por um italiano que a
princípio lançou o como GPL… porém vendeu a idéia para um grupo
americano que está levando o projeto a frente, ainda não foi divulgado
sob qual licença esse grupo irá lançar o programa, o que eu sei é que
eles tem uma previsão de cobrar US$ 19,95 pelo programa que está na
fase beta (sendo que se você adquirir o programa sozinho não paga nada,
mais se quiser algum outro junto você deve pagar pelo pacote
completo… essa versão beta estará disponível até o final do més de
setembro… como eu sou um cara legal, afiei o meu italiano e consegui
uma versão exclusiva da qual está sob a GPL, portanto se você está
lendo esse artigo depois de outubro não se preocupe, ainda há uma
chance de conseguir o programa completamente gratuito, sem pirataria…

No site acima você vai ver a descrição do programa yodm3d,
esse que eu consegui pra vocês é o 1.3.2.0, que foi criado por
Christian Salmon e o beta vendido para a Otaku Software é o mesmo
programa na versão 1.4.5.0.

E tem também na mesma página um que eu criei, já com
instalador e tudo, mas sob a GPL v3 "Beryl for Windows" (será que dá
problema usar o nome Beryl???), se alguém souber me avise que eu mudo o
nome…

Bom, depois de baixar, se você der a preferência para o
yodm3d, descompacte na pasta C:\Program Files\, aí é só clicar no ícone
do programa, para configurar clique no ícone na barra inferior direita
do explorer ou do Blackbox se você seguiu meu último artigo e instalou
o seu…

Caso você baixe o que eu criei é só dar um duplo clique e ir
clicando Next, Next, bem no estilo Windows… para acessar o programa é
só clicar iniciar/todos os programas/Beryl-For-Windows/Beryl win32.

Pronto!

Configurando

Para configurar, mude primeiro o idioma para Português-BR.

Clique no ícone, escolha configure, na última aba mude o idioma.

Depois vá seguindo o instinto e configure na melhor forma que você escolher…

Screenshots

Depois de explicado aí vão os screenshots…

Como eu disse antes, não é assim um Beryl Unix!!! O vídeo não
executa durante a rotação do cubo, a imagem congela e o áudio
continua… de vez em quando o papel de parede desaparece… mas é isso
aí né, o preço de ser beta!

Nessa tela iTunes e Windows Media Player no cubo transparente:

Falou pessoal!


http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7194

Deixe um comentário

