Comparamos cinco desktops para games

Por Danny Allen, da PC World (EUA)

PC WORLD analisou máquinas produzidas especialmente para usuários que se divertem com jogos que usam alta resolução

 

Processadores de última geração (de preferência, com quatro núcleos), placas gráficas poderosíssimas e HDs gigantescos — os fanáticos por games que utilizam gráficos muito pesados e em 3D sabem que é imprescindível ter um computador com alta performance para não sofrer com imagens travadas e lentidão.

A fim de facilitar, a PC WORLD americana avaliou cinco máquinas potentes e constatou empate entre dois modelos. Um dos campeões do nosso comparativo, o Gamer Infinity Ultimate custa 4.399 dólares, milhares a menos do que alguns sistemas de games, apesar de oferecer hardware de primeira linha e alta performance.

Com o monitor de 22 polegadas VG2230WM, da ViewSonic, o PC destacou-se pela performance: seus 129 pontos nos testes com o WorldBench 6 Beta 2 foram a maior marca entre os testes com oito sistemas de energia compatíveis com Windows Vista que nós testamos recentemente. O Gamer Infinity Ultimate roda com processador Core 2 Extreme QX6700 CPU, da Intel, que pode ser acelerado para 3,46 GHz.

:: Confira a tabela do comparativo de PCs para games

Suas duas placas gráficas SLI XFX GeForce 8800GTX auxiliaram na boa performance quando rodou os jogos Doom 3 e Far Cry na mais alta resolução; em alguns casos, ficou atrás apenas da Xi MTower IGE-SLI, que usa a placa de 768 MB XFX GeForce 8800GTX.

Empatado em primeiro lugar, o impressionante Alienware Area-51 7500 entrega alta performance e excelentes funcionalidades, mas custa 6.007 dólares e é o modelo mais caro com chip de quatro núcleos que testamos nos últimos meses.

Seu sistema conta com memória DDR2 de 2 GB e 800 MHz e um processador Core 2 Extreme QX6700 de 2.66 GHz, acelerado para 3.2 GHz pela Alienware. Destaque do Area-51 7500: a assinatura da Alienware em um impressionante case preto, com linhas delicadas que, infelizmente, seu plástico brilhante tende a exibir impressões digitais com maior facilidade.

Usando os mesmos componentes encontrados em outros sistemas de ponta, a Xi Computer constrói computadores que ocupam, regularmente, o topo de nossas tabelas de performance – e o MTower IGE-SLI Gamer, de 3.655 dólares, não é uma exceção.

Um dos oito sistemas de energia de computadores com Windows Vista testados usando a versão Beta 2 da suíte de aplicativos WorldBench 6, o MTower ganhou a segunda maior pontuação, 127, atrás apenas dos 129 do CyberPower Gamer Infinity Ultimate.

O MTower fortaleceu seu rótulo de gamer por alcançar a melhor performance em nossos testes com o Doom 3 and Far Cry em diversas resoluções de tela. Ele marcou 204 frames por segundo enquanto rodava o Far Cry em uma resolução 1024 por 768, superando o seu maior competidor, o Gamer Infinity Ultimate, em mais de 10%.

Em quarto lugar, o Dell XPS 720 também se mostra um sistema poderoso. Com processador Core 2 Extreme QX6800 da Intel, cuja velocidade alcança 3.2 GHz, mais memória DDR2 Corsair 1066 MHz de 2 GB, o computador ganhou a pontuação de 124 em nosso benchmark WorldBench 6 Beta 2.

Equipado com Windows Vista Home Premium, o XPS 720 (cerca de 5 mil dólares, nos EUA) tem qualidades para maravilhar usuários e gamers de jogos com gráficos avançados.

:: Confira a tabela do comparativo de PC para games

O equipamento testado veio com placa gráfica nVidia GeForce 8800 GTX de 768 MB que gerou, em média, 202 quadros por segundo no Far Cry, em resolução de 1280 por 1024 (com o antialiasing ligado) – um resultado significantemente melhor do que o obtido por outros sistemas avaliados.

Você não necessitará de uma chave-de-fenda para instalar drives e placas de expansão, já que existe um mecanismo que pode ser aberto com as mãos e que segura todas as placas e as afixa firmemente ao PC. Infelizmente, o leitor de cartões de memória é situado numa parte muito baixa e a placa que se desliza para revelá-lo praticamente impede o seu acesso.

Sistemas de ponta para jogos normalmente vêm em cases pesados e grandes, mas o FX530XT acomoda suas especificações num gabinete menor e estiloso que mede apenas 41 centímetros. Ele custa 4,7 mil dólares, o que o põe em pé de igualdade com o restante dos contendores quad-core do teste.

Se a possibilidade de expansão não é um item importante para você, o Windows Vista Update tem uma tremenda vocação para gamers, graças a seu formidável poder de processamento, grande performance gráfica e espaçoso display em formato wide.

A Gateway enviou o equipamento testado com um processador de 3.2 GHz no lugar do 2.66 GHz Intel Core 2 Extreme QZ6700 original. A CPU e a memória inclusa de 4 GB DD2 de 667 MHz ajudaram a máquina a atingir a boa pontuação de 126 no WorldBench 6 Beta 2.

A placa gráfica EVGA GeForce 8800 GTX, acelerada de fábrica, apresentou taxa de 152 quadros por segundo no Doom 3 em resolução de 1280 por 1024 (com o antialiasing ligado) e de 181 quadros por segundo no Far Cry.

Apesar de o melhor colocado no mesmo teste do Doom 3 ter sido o Alienware Area-51 7500, equipado com duas placas gráficas EVGA GeForce 8800 GTX de 768 MB (ele atingiu 165 quadros por segundo contra a media de 143 do resto dos concorrentes), a placa nVidia GeForce 8800 GTX ajudou o Dell XPS 720 a liderar o teste do game Far Cry – nele, o sistema atingiu 202 quadros por segundo, bem mais que os 181 quadros gerados pelo Alienware.

:: Confira a tabela do comparativo de PC para games

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s