Particione seu HD

Por Redação da PC World (EUA)

Mesmo não sendo mais necessário particionar os discos rígidos, é importante separar um espaço para instalar o sistema operacional, aplicativos importantes e outros softwares. Isso simplificará as tarefas de backup

Você limpou seu disco, desfragmentou, mas, mesmo assim, ainda falta espaço? É hora de adicionar um novo disco rígido – ou simplesmente reconfigurar o velho.

Atualmente, não há mais a necessidade de configurar nem mesmo os maiores HDs em partições (cada uma com sua própria letra de driver), porque a BIOS do sistema pode endereçar todo o armazenamento em uma única partição.

Entretanto, deve-se considerar a criação de uma partição separada para qualquer rede compartilhada que se queira fazer – como para armazenar drivers e softwares de fácil acesso. Ou então use uma partição para instalar o sistema operacional, aplicativos importantes e outros, o que simplificará as tarefas de backup. Veja como:

Particione enquanto instala o Windows
Use o Setup de particionamento de sistema do Windows para ajustar as partições apropriadamente durante o processo de instalação. Formate a(s) partição(ões) com o NTFS.

Depois de instalar o Windows, copie qualquer informação que precisar do drive original para o novo. Posteriormente, é possível retirar o drive antigo e limpá-lo para ser usado com armazenamento adicional.

Particione em Windows
particionehd.jpgPara configurar um drive, novo ou já existente no Windows, vá em Iniciar, Painel de Controle e clique em Desempenho e manutenção, Ferramentas administrativas, Gerenciamento de computador, Armazenamento e Gerenciamento de disco.

O seu drive deve aparecer na janela; os novos drivers aparecerão como espaço não formatado. Para particionar o espaço clique com o botão direito na área não formatada e selecione Nova partição; depois, para formatar cada partição, clique com o botão direito na partição e vá em Novo drive lógico.

Ferramentas de empresas terceiras oferecem opções para facilitar o gerenciamento de partição e manutenção de disco. O Norton PartitionMagic e o Diskeeper Home ($30, disponível para brasileiros) tornam as operações mais lineares para aqueles que se sentem desconfortáveis com as ferramentas Windows.

Os usuários mais experientes na tarefa podem economizar um pouco se comprarem somente o novo drive – sem kits, utilitários ou sistemas operacionais. Eles costumam funcionar bem, desde que não seja para inicializar o disco.

Também é possível utilizar algumas ferramentas disponíveis na web e que são gratuitas:

.: Partition Logic 0.65: desenvolvido em código aberto, este é um particionador de HD e gerenciador de dados que permite criar, apagar, formatar, desfragmentar, mover e alterar partições em um disco rídigo. Também permite copiar todo o conteúdo de um HD para outro disco.
.: Ashampoo Magical Defrag 1.1: este software que cuida para que os dados do seus disco rígido estejam sempre em ordem, já que tudo é feito de forma automática.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s