Como fazer o upgrade na memória RAM do seu computador

Por Kirk Steers, da PC World (EUA)

Siga o guia passo-a-passo de instalação de memória para upgrade de 512 MB para 1 GB

Para deixar o computador mais rápido, a atualização com melhor relação custo/benefício, normalmente, é adicionar RAM.

Computadores que quando foram comprados tinham RAM o suficiente, depois de um tempo passam a ter problemas devido à demanda dos programas mais novos. Sistemas operacionais novos quase sempre pedem mais memória também.

Quando o computador não possui RAM o bastante, ele é forçado a trocar o sobrefluxo de dados com o HD, o que deixa seu desempenho significativamente mais lento.

Vamos mostrar como diagnosticar a falta de memória e como proceder.

Como saber se é preciso mais RAM?

Verifique o uso de RAM do computador no Gerenciador de Tarefas do Windows. Pressione Ctrl+Alt+Del (os usuários do Vista precisarão clicar no Gerenciador de Tarefas Iniciar) e clique na aba desempenho. Se o número em ‘Disponível’ (ou ‘Livre’ no Vista) na parte de ‘Memória Física’ estiver próximo do zero, isso significa que é preciso colocar mais RAM.

Quanta memória RAM é necessária?

Um usuário de Windows, em média, deve se satisfazer com 1GB de RAM. Nossos testes, que envolvem trabalhos com imagens e uso do Nero Express para gravar CDs, foram executados 1/3 mais rápidos depois que foi feito um upgrade de 512MB para 1GB de RAM.

Usuários que precisam executar vários aplicativos simultaneamente ou qualquer um que trabalhe regularmente com vídeo digital ou grandes arquivos gráficos, ficarão tranqüilos com pelo menos 2GB. Quem estiver pensando em migrar para o Vista pode continuar com 1GB, mas recomendamos 2GB para uma experiência mais confortável.

Que tipo de RAM funciona no meu PC?

A RAM pode vir em diversos tipos, incluindo DDR, DDR2 e DDR3. Quanto mais nova a tecnologia, maior é o desempenho, mas diversas placas-mãe aceitam somente um tipo de RAM.

Verifique no manual do computador qual tipo de módulos de RAM serão necessários e como eles devem ser instalados. Fornecedores de RAM como a Crucial e a Kingston oferecem práticas ferramentas online para identificar o tipo correto de RAM para muitos computadores e placas-mãe.

A maior parte dos PCs atualizados usa memória de dois canais, necessárias para se obter desempenho máximo. Assim, pode ser melhor adicionar dois módulo de 512MB em vez de um módulo de 1GB. E novamente, verifique o manual.

Pagar a mais para adquirir RAM de um fabricante confiável costuma valer a pena.

O que é preciso para colocar mais RAM?

Ferramentas: uma pulseira anti-estática para se aterrar. Costuma ser vendida em lojas de informática e custam em torno de 15 reais.

Documentação: algumas placas-mãe precisam que os pares de módulos sejam colocados em bancos de memória específicos, ou pares de saída de RAM. Consulte a documentação antes de iniciar o upgrade.

Como instalar a RAM?

1. Desparafuse o PC e abra o case (estojo). Posicione-o de forma tal que seja possível mexer no interior do case. Quando a CPU é do modelo torre, às vezes fica mais fácil instalar os módulos de RAM se o case estiver deitado. No caso de notebooks, procure pelo painel de acesso no fundo da máquina  que está preso por um ou dois parafusos e, cuidadosamente, remova-o.

2. Aterre-se apropriadamente: assim você protege os circuitos do computador da eletricidade estática. Quem não tiver a pulseira apropriada, pode pelo menos tocar os fios ou a parte exterior da CPU antes de mexer na parte de dentro ou em algum componente.

3. Verifique a documentação do computador para identificar qual é a RAM apropriada à atualização. Remova qualquer empecilho, como cabos de energia ou painéis plásticos usados para guiar o fluxo de ar até a placa mãe.

4. Caso seja preciso remover algum módulo existente, aperte as travas de cada lado do encaixe de RAM com cuidado. O módulo deverá se soltar levemente e ficar fácil para remoção.

5. Pegue os novos módulos de RAM e coloque-os na parte de cima do envelope anti-estático. Sempre segure o módulo pelas pontas; evite tocar os chips ou o circuito nas faces.

6. Para instalar o módulo, abra as travas em cada lado do encaixe de RAM (basta apertá-las levemente). Alinhe o contato na parte inferior do cartucho de memória com o bump correspondente no encaixe. Tocando a parte superior do módulo, pressione suavemente a peça no encaixe; as travas em cada extremidade devem se levantar e ficarem presas. Puxe cada trava para cima para confirmar que tudo está completamente lacrado.

Os usuários de notebook devem ficar de frente para o fundo da entrada de memória, tomando cuidado para alinhar o contato no módulo de memória com a chave do encaixe. Cuidadosamente pressione a parte superior do módulo para baixo até que as travas se firmem para segurá-lo.

7. Remonte o PC, ligue-o e veja a tela, durante o boot, confirmar que o sistema reconhece a nova RAM. Se não reconhecer, tente reiniciar o computador, entre no programa de configuração CMOS pressionando a tecla indicada no lembrete na tela (geralmente F1 ou Del) e verifique se a máquina reconhece a nova memória.

Se a nova memória não for reconhecida, saia do programa de configuração, desligue o sistema e desconecte o PC, abra o case e recoloque os módulos de RAM.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s