Softwares poderosos para um blog melhor

Por Kalpana Ettenson, PC World EUA

Testamos cinco plataformas de blogging gratuitas ou de baixo custo. O Blogger, do Google, teve o melhor desempenho

Graças aos programas gratuitos ou de baixo custo disponíveis, nunca foi tão fácil construir um blog. Avaliamos algumas destas ferramentas para escolher a de melhor utilização. Os eleitos para o teste foram Blogger, Squarespace, Tripod, TypePad e WordPress.

Nós usamos os programas para construir blogs, testando a rapidez com que os aplicativos permitiam a criação e update de posts e a facilidade com que suas ferramentas funcionavam. Foi analisada também a habilidade de realizar upload de imagens e a qualidade dos templates oferecidos e possibilidade de customizá-los.

Após observamos estes quesitos, acabamos escolhendo o Blogger, ferramenta gratuita do Google, como a melhor opção. Um update recente o tornou mais versátil, com templates facilmente modificáveis, feeds de RSS e até aplicações HTML terceirizadas, como a exibição de slide-shows.

Todas as suas funções e controles estão arranjados de forma simples, em interface bastante intuitiva. A nossa única ressalva: as galerias de fotos têm de ser hospedadas por serviços externos, como Flickr e Picasa.

Na segunda posição figura a ferramenta WordPress, que oferece 50 templates selecionáveis – número muito maior do que o disponibilizado pelos concorrentes. Ele também possui salvamento automático e a habilidade de importar conteúdo de outros softwares de blogging. No entanto, não permite anúncios e tem sua velocidade consideravelmente reduzida quando se realiza o upload de imagens ou vídeos.

Já o TypePad, uma versão da plataforma Movable Type, da Six Apart, ocupa o terceiro lugar. A interface do programa é inovadora e superior às do Blogger e do WordPress, com ícones facilmente identificáveis para HTML e adição de fotos. Porém, sua capacidade de armazenamento é baixa (5GB custam 9 dólares ao mês) e ele não cria páginas estáticas, como o Blogger e o WordPress criam.

Em quarto chega o Tripod, da Lycos, que permite ao usuário realizar o update por meio de e-mail e gerenciar grupos. Sua interface, no entanto, agrupa todos os controles em uma única página, em vez de categorizá-los, forçando você a procurar o que precisa. O programa é também muito devagar. Uma janela de um novo post pode demorar até 20 segundos para abrir.

A lanterninha é ocupada pelo Squarespace, que permite a criação de páginas estáticas e galerias de fotografia. O programa também permite a inclusão de widgets de terceiros, como a caixa de procura do Google. Seus menus confusos, no entanto, tornam difícil a manutenção do blog.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s