Descubra onde estão os problemas do Windows

Por Christopher Null, da PC World (EUA)

O aplicativo Visualizar Eventos, no Painel de Controle do Windows, pode ajudá-lo a identificar o motivo de seu computador travar

Para identificar os erros que acarretam as panes do Windows ou de um programa que trava, o aplicativo Visualizar Eventos — uma das Ferramentas Administrativas dentro do Painel de Controle — tem a função de identificar tais falhas e facilitam o diagnóstico do problema. Porém, prepare-se, porque a experi– mas pode ser apenas tão frustrante quanto o surgir da Tela Azul…

1. Comece familiarizando-se com o “Visualizar Eventos” antes de ter algum problema. Para encontrá-lo, vá em Iniciar, Configurações, Painel de Controle, Ferramentas Administrativas.

O item Sistema, situado na árvore de diretório do utilitário, registra as atividades realizadas no Windows, principalmente aquelas feitas em rede. Já o item Aplicação armazena o que está relacionado a outros softwares.

Você não deverá ver muitas atividades no item Segurança, já que, de acordo com o default, ele está desabilitado e é usado somente se você tiver de fazer auditoria (para isso, é necessário um software extra da Microsoft que, na maioria das vezes, também não tem grande utilidade). É possível que outros tipos de aplicativos criem mais itens na árvore de diretório.

2. Os eventos são razoavelmente auto-explicativos: a data e o tempo de cada evento estão registradas junto com sua fonte, mais dados variados sobre a edição. A maioria de eventos serão classificados como "Informação" e, geralmente, é seguro ignorá-los.

diagnostico_pcimg 2

As caixas de “Erro” e de “Alerta” são aquelas com as quais você deve se preocupar. Você pode acessar os canais de informação clicando duas vezes sobre o evento para abrir a página de Propriedades do Evento.

3) Na janela “Propriedades do Evento”, você irá buscar por informações detalhadas sobre o erro em questão e um link para o site de suporte da Microsoft. Ao clicar no link, será aberta uma página com a ajuda do Windows para a aplicação (não em seu browser) para o erro que você está investigando.

diagnostico_pcimg 1

Mas, às vezes, a informação que você consegue diz muito pouco sobre o problema ou não fornece mais dados do que estava disponível. Ou pior: você descobre que realmente não há nada que você possa fazer.
 
4) Para mais detalhes sobre os tipos de erros
e o que eles significam, retorne à web e entre no site EventID.net. Copie o número do evento no campo eventID ou busque por palavras-chave que vêm na mensagem de erro usando o campo “Source” para fazer a busca.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s