Pacote promete privacidade na web

Por Erik Larkin, PC World EUA

Safe Surfing Suite mantém navegação e endereços de e-mail do internauta longe de olhos criminosos, mas seu aplicativo antispyware deixa a desejar

Proteger a privacidade enquanto se navega na rede não é uma tarefa fácil, mas o pacote Safe Surfing Suite facilita bastante este serviço.

Por 24 dólares ao ano, ele consiste em quatro produtos que visam a preservação da privacidade do internauta. Porém, apesar de três deles funcionarem muito bem, a performance do pacote, desenvolvido pela Anonymizer, é prejudicada pelo aplicativo antispyware.

Disponível para download a partir do site da Anonymizer, o Safe Surfing roda paralelamente ao navegador, com um ícone na Área de Notificação do Windows. A finalidade principal do produto é manter sua privacidade a salvo durante o uso da web. O Digital Shredder apaga seu histórico de navegação e de uso (e também arquivos abertos recentemente).

Já a nova função Nyms permite que você crie rapidamente e-mails que o protegerão de spammers. Estes três elementos trabalham bem e possibilitam sua ativação ou desativação sem maiores problemas.

O mesmo não pode ser dito sobre o componente antispyware que funciona por meio de solicitação e oferece proteção limitada em tempo real para controles ActiveX. O aplicativo chegou a detectar, nos testes, softwares dignos como malware perigoso.

Ele também classificou o StumbleUpon, um seguro add-on para browser, como “ameaça de alto risco” e solicitou que ele fosse removido imediatamente do computador. Questionada sobre estes problemas, a desenvolvedora do pacote reconheceu as falhas e prometeu arrumá-las.

No entanto, com exceção do antispyware, trata-se de um bom produto. O aplicativo Anonymous Surfing protege sua privacidade mascarando seu browser por meio de um servidor proxy gerenciado pela Anonymizer. Você nem notará nada enquanto utilizar o serviço – a não ser um pequeno ícone indicativo na área de notificação que pisca quando a proxy está em uso.

Você digita a URL do site que quer acessar e é a proxy quem faz o trabalho de requisitar a entrada no mesmo. Seu IP é ocultado e a visita aparece direto da proxy. O Anonymous Surfing também bloqueia sites de phishing.

Nos testes realizados, o Anonymous Surfing respondeu bem ao ser utilizado com o Internet Explorer 7 e o Firefox 2, mas apresentou problemas com algumas ferramentas de browsers e sites específicos. A toolbar antiphishing Netcraft, por exemplo, não funciona com a proxy ainda e impossibilitou o acesso a alguns sites. Felizmente, é possível alterar com facilidade a função de navegação anônima.

Recentemente, foi adicionada ao pacote a função Nyms para envio e recebimento de e-mails com endereços temporários que protegem o seu real e-mail. È possível criar mais de 1000 contas, que podem ser utilizadas para acessar fóruns na rede e cadastros de sites.

Você pode responder a qualquer mensagem do Nyms que ele converte entre seu e-mail real e o temporário. Existe ainda uma interface virtual para criação e gerenciamento dos endereços Nyms.

O Digital Shredder também funciona bem. Algumas novas funções dos navegadores Internet Explorer e Firefox 2 são bastante parecidas com ele, mas o Shredder permite que o usuário escolha quais cookies deseja manter e quais eliminar.

Se a manutenção de sua privacidade on-line é algo importante, o pacote Safe Surfing Suíte, da Anonymizer, é uma boa opção – especialmente pelas funções Anonymous Surfing e Nyms. Mas fique esperto com o aplicativo antispyware.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s