Esqueça o sistema operacional

Por Redação da PC WORLD

Windows? Linux? Mac? Um dia você nem precisará mais se preocupar com isso

Se hoje a escolha do sistema operacional é crucial, para os proprietários de computadores no futuro ela não fará muita diferença. Tecnologias que rapidamente aperfeiçoam a virtualização permitem que vários sistemas operacionais sejam executados simultaneamente em um computador como “máquinas virtuais”, cada uma com sua própria seleção de programas.

Daqui a cinco ou dez anos, as escolhas envolvendo essa questão serão como, atualmente,  escolher o seu browser. Um fator-chave nessa tendência são as inovações de hardware que tornam a virtualização mais suave e rápida. A AMD e a Intel estão lançando CPUs com suporte de hardware para essa tecnologia. A adoção de CPUs Intel por parte da Apple também aponta para um futuro com múltiplos sistemas operacionais. O software BootCamp, por exemplo, autoriza o dual boot com o Windows.

Softwares de execução paralela permitem aos Macs trabalharem o programa da Microsoft e outro sistema operacional, da mesma forma que o VMWare e o Xen fazem com o Windows e o Linux. Um dia a virtualização nos dará a liberdade de executar qualquer aplicativo em qualquer sistema.

Seu PC em um browser

Quer evitar o trabalho de manter mesmo um sistema operacional? O YouOS.com chega com a promessa de oferecer um desktop totalmente online, executando os aplicativos do dia-a-dia sem a necessidade de instalação. É possível ir do trabalho para casa ou do notebook ao desktop e ver o mesmo layout na rede, para todos os seus programas e arquivos.

Breve, num sistema perto de você

UM OLHAR PROFUNDO: As interfaces 3D se tornarão populares, acompanhando a evolução dos recursos gráficos dos PCs. Os primeiros desktops 3D de desenvolvedores, como os listados pela NooFace (http://nooface.net/3dui.shtml), devem ser o atributopadrão do aumento de produtividade do sistema operacional, especialmente se adotados em conjunto com novos sistemas de arquivos.

ÁRVORES SÃO PARA FAZER SOMBRA: Segundo o analista Tony Iams, da Ideas International, a próxima geração de sistemas de arquivo pode finalmente deixar para trás as décadas da velha estrutura de árvore de diretório e agir mais como um banco de dados.

O HARD DRIVE NA REDE: O armazenamento online está mais barato e abundante a cada dia. Em poucos anos o seu sistema operacional será capaz de interagir conectado com os baús de storage online que você espalhar pela web.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s