:. Kurumin Linux

 

Descrição:

O Kurumin é a distribuição Linux desenvolvida pela equipe do Guia do Hardware e colaboradores, que se tornou rapidamente uma das distribuições Linux mais usadas no país. Todos os componentes do sistema são abertos, permitindo que além de usar, você possa redistribuí-lo, ver e modificar os scripts de configuração e desenvolver versões modificadas do sistema.

Facilidade de uso: O Kurumin é a distribuição Linux mais fácil de usar. Ele roda diretamente a partir do CD, detectando o hardware da máquina e pode ser instalado rapidamente. Todos os scripts, ferramentas de configuração, menus, etc. são escritos diretamente em Português do Brasil, ao invés de serem escritos em Inglês e depois traduzidos. Isso faz com que tudo seja muito mais familiar.
Muitas pessoas têm apontado o Kurumin como sendo não apenas mais fácil de usar que outras distribuições Linux, mas também mais fácil que o próprio Windows.

Ícones Mágicos: O Kurumin inclui mais de 400 scripts e ferramentas de configuração, organizados no Clica-Aki, o Painel de Controle do Kurumin. Estes scripts incluem funções para instalar novos programas, configurar servidores, configurar placas wireless e softmodems, firewall e muitas outras funções úteis. O que é "complicado" em outras distribuições, pode ser feito com poucos cliques no Kurumin.

Multimídia: O Kurumin é a distribuição Linux com melhor suporte a multimídia. Instale o Suporte a mais formatos de vídeo e suporte a DVDs protegidos através dos ícones mágicos e você conseguirá assistir até mesmo vídeos via streaming através do navegador, usando o MplayerPlugin.

Suporte a aplicativos Windows: O Kurumin é a distribuição com melhor suporte a programas Windows. Você pode rodar diretamente uma instância do Windows dentro de uma máquina virtual, usando o VMware Player (que você instala através do Kurumin-EMU, disponível no Iniciar > Escritório), ou rodar os programas diretamente usando o Wine (instalável através dos ícobes mágicos). Você pode também rodar games do Windows através do Cedega.

Interface: Ao invés de tentar imitar a interface do Windows, o Kurumin tem uma cara própria, que é ao mesmo tempo familiar e bonita.

Suporte a hardware: O Kurumin inclui um conjunto completo de drivers para modems e lacas wireless. O Kernel 2.6 atualizado faz com que estejam disponíveis versões recentes dos drivers para outros dispositivos.

Documentação e Ajuda: Os recursos disponíveis no Kurumin são explicados com detalhes no Livro "Entendendo o Linux, Guia Prático" (disponível em versão impressa) e no livro "Kurumin Desvendando seus segredos" (lançado em 2004, por isso desatualizado em alguns tópicos), que você pode ler aqui: http://www.guiadohardware.net/livros/kurumin/.

Você pode postar suas dúvidas e trocar dicas com outros usuários no Fórum, que inclui três salas específicas sobre o Kurumin, além das salas Linux Geral e Servidores Linux. Retribua ajudando outros usuários com problemas que você já conseguiu resolver, permitindo que o ciclo recomece :).

Leia também os Guias Kurumin: Instalando, Kurumin: Configurando o sistema e Programas Linux, instalação e dicas.

Desenvolvimento: O Kurumin é desenvolvido primariamente por uma única pessoa, mas existe um fórum para discussões técnicas, onde você pode postar dicas, contribuições e sugestões técnicas, o Kurumin Technical (este não é um fórum de suporte, leia as regras do fórum antes de postar). Originalmente o Kurumin foi desenvolvido com base no Knoppix. Atualmente ele utiliza também componentes do Kanotix e outros projetos, além de ser baseado nos pacotes do Debian.

O Kurumin pode ser personalizado, criando novas soluções. Você pode adicionar novos programas, remover alguns dos programas instalados, alterar o visual e configurações, usar outro gerenciador de janelas no lugar do KDE, adicionar novas funções e facilidades através de scripts e assim por diante. Como este processo exige um certo conhecimento técnico, optei por concentrar todas as informações referentes à personalização do CD no livro "Linux Ferramentas Técnicas 2ed., disponível aqui no site, ou em qualquer boa livraria. Além de falar sobre a remasterização do Kurumin, o livro inclui explicações detalhadas sobre a estrutura do sistema, os arquivos de configuração, Kernel e outros componentes, scripts de detecção de hardware e automatização de tarefas, shell script e assim por diante. Enfim, tudo o que você precisa saber para fazer um bom trabalho :).

 

3 comentários sobre “:. Kurumin Linux

  1. Olá amigo
    Agradeço a sua visita
    Volte sempre que puder
    Benditos os que possuem amigos.Os que os têm sem pedir.Porque amigo não se pede,Não se compra nem se vende.Amigo a gente sente.Benditos os que sofrem por amigos.Os que falam com o olhar.Porque amigo não se cala,Não questiona, nem se rende.Amigo a gente entende.Benditos os que guardam amigos,Os que entregam o ombro pra chorar.Porque amigo sofre e chora,Amigo não tem hora pra consolar.Benditos sejam todos os amigos que acreditam na tua verdade,ou te apontam a realidade.Porque amigo é a direção,É a base quando falta o chão.Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.Ter amigos… é a melhor cumplicidade!
     
    Tenha um final de semana iluminado
    Beijos
     

  2. FOTOBLOGANDO agradece a visitia e pede para que retorne sempre, pois retribuiremos com uma "espiadinha básica". Seu espaço esta muito legal.

  3. Obrigado pela visita Eder,
    seja sempre bem vindo no
    meu space,sim?
    Um ótimo fim de semana!
    Muita paz e luz prá ti,Cris.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s